Connect with us

Destaques

“Why Women Kill”: uma série antológica a não perder

Avatar photo

Published

on

“Why Women Kill” é a mais recente criação de Marc Cherry, conta com duas temporadas, várias mulheres com sede de vingança e inúmeros homicídios cometidos.

analise

Quem não gosta de uma boa série de crime e mistério, com uma pitada de comédia a acompanhar? Pois bem, “Why Women Kill” é uma boa opção para quem já esgotou toda a sua lista de séries pendentes e está à procura de algo novo para devorar em poucos dias.

Os fãs de “Donas de Casa Desesperadas”, a série que conquistou o público feminino por todo o globo entre 2004 e 2012, num total de 8 temporadas, poderão encontrar algumas semelhanças entre as duas obras. E com razão, uma vez que Marc Cherry é o criador de ambas. E como já é usual do autor, esta sua nova criação acompanha um grupo de mulheres que vai dar muito que falar. Pois se em Wisteria Lane seguíamos quatro donas de casa, com vidas aparentemente idílicas, mas a esconder segredos obscuros, aqui acompanhamos, num tom idêntico de drama e comédia, novamente com ares novelescos (mais pelo conteúdo, e não tanto pela forma), um novo grupo de protagonistas, também elas com muitos segredos e segundas intenções à mistura.

 

Duas temporadas para encher a barriga

E se vos dissesse que esta é uma série “2 em 1”, que ao pagar por uma, têm a oportunidade de ver duas? É que, para além de já poderem assistir às duas temporadas, no final vão ficar com a sensação de terem assistido a duas séries diferentes. Ficaram confusos? Não há problema, eu explico. Cherry decidiu seguir uma tendência que tem vindo a surgir cada vez mais na televisão e no streaming nesta última década, ao criar uma série antológica, ou seja, em que as diversas temporadas não têm praticamente nenhuma ligação entre elas. Neste caso específico partilham apenas o narrador, os irmãos Daddario – Alexandra Daddario aparece na primeira e o irmão Matthew na segunda – e são ambas protagonizadas por duas atrizes de “Era Uma Vez”, Ginnifer Goodwin na personagem de Beth Ann Stanton, e Lana Parrilla que desempenha o papel de Rita Castillo.

Têm, portanto, toda a liberdade do mundo para saltar diretamente para a segunda temporada, sem nunca ter visto um único episódio da primeira, caso apreciem certos atores que apenas entram numa das temporadas. No entanto, eu desaconselho a que o façam e a que assistam a série na sua ordem original. Não só a primeira temporada é muito bem concretizada, como é contada de uma maneira totalmente diferente.

analise

Porque é que as mulheres matam?

Na primeira temporada, encabeçada pelas fantásticas Ginnifer Goodwin, Lucy Liu e Kirby Howell-Baptiste, seguimos as personagens ao longo de dez episódios, em três tempos narrativos diferentes – 1963, 1984 e 2019. Todas estas mulheres sofrem com as infidelidades dos seus maridos e sonham com a sua vingança. Sem nunca adivinhar que elas alguma vez se iriam cruzar, de repente somos confrontados com um homicídio no episódio final e, finalmente, tudo faz sentido. A temporada fica bem fechada e a casa onde todas vivem, ainda que em décadas distintas, faz a ligação entre todas as linhas temporais.

A segunda temporada, que decorre na Califórnia e, desta vez, apenas na década de 40, apresenta-nos um leque de personagens completamente diferentes: Alma Ficcot (Allison Tolman), uma mulher invisível para o mundo que a rodeia, almeja entrar num clube feminino exclusivo da vizinhança, liderado pela charmosa Rita Castillo (Lana Parrilla). Um pouco também devido ao facto de nos termos habituado aos três tempos narrativos da primeira temporada, esta é mais parada e não nos prende logo com o seu primeiro episódio. Na reta final da temporada, a vingança de Rita ainda ganha algum ritmo, mas sabe a pouco e não é o suficiente para se sobressair em relação ao final apoteótico das três linhas narrativas da primeira temporada. O tom cómico e os belíssimos guarda-roupa e cenários são um dos pontos altos da segunda temporada.

“E então, Joana, porque é que as mulheres matam?”, perguntam vocês. E eu respondo-vos: para nos entreter! Com duas temporadas já produzidas e exibidas, paira no ar a promessa de uma terceira, que com certeza será muito bem recebida da nossa parte.

Os episódios das duas temporadas de “Why Women Kill” estão disponíveis na HBO Portugal. E uma das atrizes principais, Lana Parrilla, vai estar presente na Comic Con Portugal 2021. 

 

 

LÊ TAMBÉM

Lana Parrilla de “Once Upon a Time” confirmada na Comic Con Portugal 2021

 

 

 

 

Os Especialistas da Cultura Pop!