Connect with us

TV & Streaming

The Serpent Queen conta a história da enigmática Catarina de Medici

Avatar photo

Published

on

The Serpent Queen

Para quem gosta de séries históricas, o TVCine Emotion estreou recentemente The Serpent Queen, cujos seis episódios ficam depois disponíveis no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

Já renovada para uma segunda temporada a série é protagonizada por Samantha Morton e é baseada no livro Catherine de Medici: Renaissance Queen of France de Leonie Frieda, The Serpent Queen é da autoria do escritor e produtor executivo Justin Haythe. É originalmente produzida para a STARZ pela Lionsgate Television e pela 3 Arts Entertainment.

Catarina de Medici foi uma mulher à frente do seu tempo que, contra todas as probabilidades, se tornou numa das mais poderosas rainhas da História. E tornou-se numa das maiores estrategas da Europa do século XVI.

The Serpent Queen dá um toque contemporâneo ao drama de época para contar a história da ascensão desta mulher ao poder. No início, a história de Catarina desenrola-se através de flashbacks, que vão surgindo à medida que revisita as suas ações e transmite as lições que aprendeu à sua nova criada e confidente, Rahima (Sennia Nanua).

Aos 14 anos, a jovem e órfã Catarina (Liv Hill) casa-se com um destacado membro da corte francesa do século XVI. Apesar do seu estatuto de plebeia, o seu tio, o Papa Clemente (Charles Dance) negociou um grande dote e uma aliança geopolítica em troca da união, que traz consigo a expetativa de muitos herdeiros. No entanto, na noite de núpcias, Catarina descobre que o seu novo marido está apaixonado por Diane de Poitiers (Ludivine Sagnier), uma bela dama de companhia com o dobro da sua idade. Com um futuro subitamente incerto e poucas esperanças de conceber, Catarina tem de aprender rapidamente em quem pode confiar, tanto entre o seu séquito pessoal de cortesãos como entre os membros da corte real, enquanto se desenvencilha de todos os que subestimam a sua determinação de sobreviver a qualquer custo.

Catarina de Medici é daquelas monarcas que desde que foi abordada na série Reign me criou uma grande curiosidade, em saber mais sobre a sua vida. Por isso, quando foi anunciada uma produção totalmente dedicada a ela, o meu interesse surgiu de imediato. Mas atenção, não esperem que seja uma história completamente fidedigna à figura real.
Serpent Queen é um drama histórico repleto de irreverência e com um toque de magia negra que explora com muita atitude a história do poder feminino.

Sempre se ouviu dizer que Catarina de Medici tinha um talento único para a magia negra. E quem se colocasse no seu caminho, iria sofrer consequências devastadoras. Mas inicialmente, ela não era assim. Ela era uma jovem bem ingénua, empática e frágil que, devido às circunstâncias teve de sofrer uma grande transformação para sobreviver e se tornar na mulher que muitos temem. Mas será que foi mesmo assim que aconteceu?

Catarina é uma mulher muito inteligente, perigosa e ambiciosa a nível do poder. Ela possui uma personalidade complexa e determinada que basta um simples olhar para não sabermos que plano estaria ela a planear no momento. E até poderia atacar a qualquer altura que ninguém daria conta até ser tarde demais.

Serpent Queen apresenta-nos um ambiente mais obscuro e sinistro que traz diálogos sarcásticos e uma dose de humor negro. Também nos dá a oportunidade de saber mais sobre a vida desta monarca que trouxe inúmeras inovações a França e prosperou, enquanto uma das Rainhas mais poderosas de sempre. Além disso, esta história muito bem escrita também nos apresenta como era a vida na corte francesa e todas as intrigas e conspirações que faziam parte da mesma.

Catarina de Medici foi sem dúvida, uma figura feminina que deixou a sua marca na história como uma lutadora nata e uma ótima líder. E ainda, ultrapassou com distinção todos os obstáculos que foram colocados na sua jornada bem difícil. Agora que venha a segunda temporada para conhecermos ainda mais detalhes sobre esta Rainha!

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Mais artigos