Destaques
5 MOTIVOS PARA JOGAR ANIMAL CROSSING: NEW HORIZONS
Sejam todos muito bem-vindos ao maior jogo de conforto da história. É tão quente como uma lareira acesa numa noite gélida de inverno, tão acolhedor como um copo da tua bebida preferida enquanto chove lá fora e tão fofinho que não o vais querer largar nunca. Estou obviamente a falar do título que atraiu milhões de utilizadores para a Nintendo Switch durante a pandemia, o Animal Crossing: New Horizons (ACNH).
Cansados do nosso lar e das rotinas do dia-a-dia, acabamos por encontrar a vida pacata que procuramos numa ilha à beira-mar plantada, com frutas únicas e vizinhos, mais conhecidos por Villagers, que nos vão fazer companhia nesta nova aventura que tem tudo para correr maravilhosamente bem. Este jogo com mecânicas muito simples e uma narrativa nada complexa, atraí-nos pela possibilidade de viver o que sempre sonhámos e teletransporta-nos exatamente para esse local. Contudo, o Tom Nook está constantemente a despertar-nos para o quotidiano, ou não fosse ele um banco ambulante. Com os seus bolsos “bellionários” (bells são as moedas utilizadas), sempre que precisamos de melhorar a nossa tenda que irá a longo prazo, transformar-se numa casa com múltiplas divisões ou queremos alterar aspetos estéticos da arquitetura do nosso pequeno paraíso, lá vem ele ansiosamente à nossa espera para nos prometer o melhor empréstimo, que vamos pagando com os trabalhos que vamos realizando, seja na pesca desportiva, no snorkeling, a vender insetos ou até mesmo a apostar na banca ou melhor dizendo, comprando Turnips ao melhor preço e vendendo-os conforme a inflação, o céu é o limite. Mas se ainda não estás convencido sobre se deves ou não experimentar este maravilhoso e fofinho jogo, deixo-te aqui os cinco motivos para dares uma oportunidade a Animal Crossing: New Horizons.
- PREPARA-TE PARA FICARES COMPLETAMENTE IMERSO NESTE UNIVERSO
Confesso que inicialmente pensava que não me ia identificar com o gameplay de ACNH, principalmente por não ser de todo o meu género favorito (estão a falar com a maior fã de videojogos de terror que possam conhecer) e por isso mesmo, este foi sem dúvida um tiro no escuro, motivado por uma grande promoção que foi impossível de resistir. Afinal, tantos amigos meus já tinham experimentado e ficado completamente imersos neste universo que eu tinha mesmo que dar uma hipótese e assim o fiz. Uma das primeiras coisas que me prendeu é exatamente isso: o tempo que é necessário para fazermos certas tarefas. Passo a explicar, enquanto noutros títulos estamos habituados a um gameplay fluído e sem paragens, podendo chegar ao fim num dia ou dois se assim o quisermos, aqui essa tática não funciona por muito que queiramos, porque somos mesmo obrigados a esperar para completar certas tarefas. A paciência de nós, gamers, que gostamos de tudo acabado para hoje é posta totalmente à prova para tudo o que seja relacionado com a vida nesta nova ilha, sejam construções, a chegada de novos Villagers ou até mesmo upgrades, que só ficam, literalmente, finalizados no dia seguinte. A dica é mesmo essa, relaxar e desfrutar deste ambiente permanente de férias que o jogo nos traz.
- O JOGO NUNCA ACABA!
Após mais de 200h e muito tempo depois de ter terminado o último objetivo, acho que é seguro afirmar que uma vez dentro deste universo, só não ficas sem nada para fazer se assim desejares. Aliás, costumo até dizer que o verdadeiro ACNH, ou seja, a melhor parte deste título começa exatamente aqui. Embelezar cada canto da nossa ilha com objetos que podemos fabricar por nós próprios com milhões de DIY disponíveis, visitar os nossos amigos para copiar designs que queremos para a nossa casa, partir em busca dos nossos Villagers favoritos para os convencer a viver connosco, remodelar caminhos, montanhas, cascatas, pontes, celebrar as datas importantes do calendário como Halloween, Natal ou até mesmo o nosso aniversário são muito do que te podes divertir a fazer durante as horas seguintes ao desfecho do jogo. Adicionalmente, com o novo DLC, Happy Home Paradise, podemos trabalhar para uma espécie de empresa imobiliária que vende terrenos em locais remotos para as quais fazemos o design das casas conforme o pedido de cada cliente. Horas de diversão não te vão faltar e muitos momentos que podes compartilhar com os teus amigos nesta aventura.
- OS VILLAGERS: AMA-OS OU ODEIA-OS
Como se costuma dizer: o que os olhos não vêm o coração não sente e tenho a certeza de que vais amar os teus primeiros dois Villagers, sejam eles como forem. Contudo, ao longo do tempo vais percebendo que existe uma vasta lista de animais, com as mais distintas personalidades e vontades próprias, bem como visuais arrojados ou casas mais ou menos temáticas, que podes tentar encontrar para convencer a viver na tua ilha. Entre os mais amigáveis aos introvertidos, uma coisa é certa: irás sentir maior afinidade com uns do que outros e para ter o grupo perfeito de Villagers, vão ser precisas muitas Nook Miles (que consegues através dos achievements que vais desbloqueando ao longo do jogo) para viajares para outros locais remotos, onde os poderás encontrar, ou não. É um verdadeiro tiro ao alvo, ou tens sorte, ou podes mesmo passar uma vida inteira à procura daquele animal especial. Neste ponto, a componente cooperativa pode ajudar e se conheceres alguém que tenha o teu favorito em caixas (o que significa que vai partir no dia seguinte) podes sempre pedir para o visitar e tentar convencê-lo a mudar-se para sempre para o teu paraíso virtual.
- A COMUNIDADE DE ACNH
As comunidades de videojogos nem sempre têm os melhores ambientes, mas neste caso, as pessoas que vais encontrar nos grupos de ACNH vão certamente ajudar-te em tudo aquilo que precisares. Existem vários grupos no Facebook onde os jogadores mais experientes dão um contributo precioso às novas pessoas que entram neste universo, seja com os empréstimos por pagar ao Tom Nook, com a promoção de Giveaways recorrentes de itens ou bells, a divulgação dos Villagers que têm de momento a sair das suas ilhas, até aos valores das Turnips para conseguirmos vender ao melhor preço e ficarmos “bellionários” num instante. Mais do que isso, quando começas de novo podes pedir ajuda com materiais ou visitas que são bem-vindas. Sempre pronta para te dar uma mão no que precisares, assim é a comunidade deste que é considerado um dos títulos mais queridos da última geração, que combina exatamente com o espírito de quem o joga.
- A NOVA ATUALIZAÇÃO TROUXE MUITAS COISAS NOVAS E SÃO PROMETIDAS MAIS…
Apesar de até agora não terem existido atualizações de maior para o ACNH parece que isso está a mudar e vai mesmo começar a ser uma constante. Neste novo upgrade podemos construir o nosso próprio café para conviver com os nossos Villagers, com outros amiibos ou convidarmos os nossos amigos para uma xícara desta bebida mágica. Também foi adicionado o Kapp’n, o novo barqueiro que nos leva a viajar por outros locais que não conseguiríamos ir pelo Dodo Airlines (a empresa de aviação de ACNH) com recursos diferentes e até mesmo estações do ano distintas da que temos na ilha principal, o que faz com que consigamos colecionar outros itens. Também é possível cozinhar, algo que até então não tinha sido explorado e tem-se revelado uma verdadeira aventura, podendo inclusive cultivar os nossos próprios vegetais e ter a quinta dos nossos sonhos para confecionar pratos deliciosos, abatendo as calorias depois na avenida principal onde temos agora um rádio que faz com que o nosso NPC e todos os Villagers façam uma sessão de exercício através dos sensores do Joy-Con. Se isto ainda não são coisas novas suficientes para fazer, na ilha do Harvv que pode ser acedida através do Dodo Airlines, vamos ter alguns vendedores que poderão customizar o aspeto de alguns itens ou até ler a nossa sina e criar novos penteados.
Como podem ver, não existem limites para a imaginação e para a criatividade em Animal Crossing: New Horizons, disponível em exclusivo na Nintento Switch. Vemo-nos por lá!
LÊ TAMBÉM
5 motivos para jogar Visage 2020