Siga nossas redes sociais!

Cinema

Isto Acaba Aqui Review – Do livro, ao sucesso nas redes sociais, até ao cinema

Imagem do avatar

Publicado

a

 

Isto Acaba Aqui ou em título original “It ends with us” é a estreia de Colleen Hoover com o seu primeiro livro adaptado ao cinema. No protagonismo temos Blake Lively, a Serena de Gossip Girl e Justin Baldoni, Rafael da série Jane The Virgin.

No centro da história temos Lily Bloom (Blake Lively), que após uma infância traumática, decide recomeçar de novo. Muda de cidade, agora em Boston, abre um negócio de flores. Está a viver o seu sonho. Até que conhece Ryle Kincaid (Justin Baldoni), um neurocirurgião muito charmoso que lhe promete o mundo. Mas nem tudo é um mar de rosas. Com o passar do tempo, Lily é vítima de vários comportamentos abusivos e violentos por parte de Ryle. Algo que se recorda bastante bem da sua infância e da relação complicada dos seus pais. Sempre o mesmo padrão de perdoar, mas volta tudo a repetir-se. Mas quando Lily reencontra com o seu primeiro amor, Atlas Corrigan (Brandon Sklenar) é que tudo se torna ainda mais difícil. E uma faísca ainda existe entre os dois. Lily terá de confiar na sua própria força se quiser continuar em frente.

Esta drama romântico foi criticado devido à afluência de opiniões sobre suavizar o tema. A violência doméstica é um assunto bastante sério, e este filme conseguiu contornos suaves sobre o tópico. Na primeira parte do filme é como se estivéssemos a assistir a uma rom-com típica de boys meets girl, e surge um triângulo amoroso. Quem será que a protagonista irá escolher? Mas há medida que a história avança, percebemos que o plot adensa-se. Lily começa a sofrer de violência doméstica, no mesmo padrão que a sua mãe também sofreu. Primeiro começa com uma pisadura no olho, na qual Lily disfarça com maquilhagem, inventando uma desculpa para o sucedido. Depois a segunda é um corte profundo e a terceira vez já se torna mais violento. E o filme está consciente deste momento. Uma cena necessária para a vítima perceber que a situação está mesmo muito má. Acompanhamos esta luta da protagonista, enquanto tenta libertar-se deste ciclo vicioso. O realizador Justin Baldoni que é também ator, decidiu criar mesmo esse impacto. Na primeira fase apresenta uma saga de amor, onde criamos empatia pelas personagens. Já na segunda parte os temas retratados são mais sérios e é como se levássemos um murro no estômago. Na verdade, este filme “Isto Acaba Aqui” é uma visão sobre uma realidade recorrente, infelizmente, e promete criar impacto na audiência.

Colleen Hoover é a escritora desta história, num livro que já foi traduzido em mais 43 idiomas e conseguiu estra durante 90 semanas no top do “The New York Times”. A sua popularidade só aumentou quando se tornou viral no TIK TOK com a hastag “It ends with us”, com vários comentários e opiniões dos fãs. Atualmente é das escritoras mais lidas da atualidade.

Concluindo este filme apresenta-nos várias lições de vida. Devemo-nos aceitar tal como somos, sentirmos amor próprio e preservar a nossa identidade. Além disso a principal história de amor que podemos ter é de nos amarmos a nós próprios. “Isto Acaba Aqui” já pode ser visto nos cinemas portugueses.

 

"Licenciada em Ciências da Comunicação, adoro ler e escrever. Sou lontra de sofá, amante de filmes e séries de televisão, vejo tudo o que posso. Aprendiz de geek, vivo num mundo de fantasia. Adoro a vida e ainda há tanto para descobrir."

Mais artigos