Comic Con Portugal
Cosplay Celebration – Entrevista com Leo Workstation
A Comic-Con Portugal 2024 já passou mas ainda há muito que contar!
No último dia do evento houve o concurso Cosplay Celebration para celebrar os 10 anos do evento. Os dois vencedores foram Leo Workstation (Prémio Zurich Pop Con), e dorothy_dare2 (1º Prémio Cosplay Celebration) e hoje estamos à conversa com Leo Workstation.
Leo apresentou um skit fantástico com uma armadura de outro mundo e conseguiu arrebatar o prémio Pop Con para representar Portugal no evento de Zurique.
Para começar – queres usar o teu nome verdadeiro ou ficamos por Leo?
“Leo é apenas o diminutivo do meu nome, Leonardo, por isso é igual, não tenho preferência.”
Fala um pouco sobre a personagem que escolheste para o concurso.
“É uma armadura de um jogo chamado Monster Hunter: Frontier G, chamasse Varusaburosu. É basicamente uma armadura feita de partes de um dragão com esse mesmo nome. Escolhi este projeto porque adorei o design e achei que fosse ser um ótimo desafio.”
Quanto tempo demoraste a fazer o fato?
“Demorei cerca de 4 meses se não estou em erro. Se tivesse que dar uma estimativa, diria que uma média de 3 horas diárias.”
Que materiais foram mais usados?
“O material que mais usei foi sem dúvida Eva foam, que na verdade é o material que uso na grande maioria de todos os meus projectos. É leve, flexível e relativamente acessível em termos de custo.”
Onde foste buscar a ideia para o skit?
“Estava um pouco farto de ver as mesmas ideias serem utilizadas em skits de Monster Hunter e então quis-me focar em algo que ainda não tivesse sido visto em palco alguma concentração e brainstorm e as ideias foram surgindo.”
Gostaste de participar no concurso?
“Participar em concursos é algo que adoro, é o ponto final de uma longa aventura que começa quando me decido a iniciar um cosplay. Esta experiência não foi diferente.”
O que achaste da organização?
“A Angélica, o Patrick e todos os ajudantes fizeram um trabalho incrível. Foram extremamente organizados, profissionais, comunicativos e atenderam a todos os nossos pedidos.”
E do backstage? Como foi o ambiente entre os participantes? O que achaste deles?
“Os bastidores eram espaçosos e tínhamos água à descrição, o que é sempre ótimo.
Por um lado dava para sentir a tensão e nervosismo, mas por outro muitos de nós já nos conhecíamos, o que fez com que houvesse muito diálogo e entreajuda entre todos. Nos bastidores destes concursos é normal amizades serem forjadas, óbvio que todos reagem de forma diferente ao stress, alguns fecham-se, enquanto outros como eu, andamos de lado para lada a falar com toda a gente.”
O que sentiste quando anunciaram a tua vitória?
“Muito orgulho e satisfação. É fantástico ser reconhecido e premiado por algo que colocamos tanto empenho e carinho em fazer.”
Já sabes o que vais fazer em Zurique? Estás ansioso ou excitado?
“Ainda não sei ao certo, mas sei que vai ser fantástico! Vou poder rever amigos e experienciar um evento de uma perspectiva bem diferente.”
Queres falar de mais algum projecto de cosplay que estejas a planear?
“Para já estou a fazer uma pequena pausa e a tratar de encomendas e da vida normal em geral. Ainda não decidi qual vai ser o próximo projeto.”
Voltarás á Comic-con para o ano?
“É bem provável, é uma ótima oportunidade de rever amigos de todo o país e de matar saudades de um evento que me é muito especial.”
Há mais alguma coisa que queiras dizer?
“O cosplay é um hobby fantástico, ajuda-nos a aprender a criar algo com as nossas próprias mãos e se formos dedicados o suficiente, pode levar-nos muito longe. Eu aprendi muito com este hobby e pude trazer muitos desses ensinamentos para o meu dia a dia. Após 8 anos neste hobby continuo a aprender coisas novas e a divertir-me imenso, por isso caso vocês que estão a ler isto estiverem a pensar em começar, força… Vale a pena.”
Muito obrigada por tudo. E mais uma vez parabéns pela vitória!
Termina assim a nossa entrevista, ficamos em pulgas para ver o que Leo Workstation nos irá trazer para Zurique, mas com toda a certeza que irá trazer orgulho a Portugal.