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Gaming

PayDay 3 – O regresso do quarteto de assaltantes

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O legado que PayDay 2 deixou fez com que o hype para o terceiro título da franquia fosse crescendo durante os últimos 10 anos. Infelizmente, este Payday 3 não conseguiu chegar aos calcanhares da fama que outrora o franchise alcançou.

PayDay 3 continua a manter a fórmula da restante franquia. É um co-op shooter onde 4 jogadores online organizam e realizam assaltos, as famosas “heists”. A gameplay também se mantém mais ou menos a mesma, mas com algumas novidades que melhoram toda a jogabilidade, principalmente em termos de stealth.

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O stealth é um ponto onde, de facto, o terceiro título da franquia mais investiu, tanto que somos encorajados a seguir este caminho para a nossa abordagem à grande maioria dos níveis. Temos agora a possibilidade de roubar coisas dos bolsos dos guardas, colocar tags nesses mesmos guardas para os podermos seguir, ou até utilizar elementos do ambiente para os atrair e podermos desviá-los do nosso caminho. Podemos ainda desativar câmaras e outras medidas de segurança, verificar as próprias câmaras, desbloquear portas ao recolhermos QR codes dos dispositivos dos guardas que não estejam vigiados, etc. A melhor parte é que podemos tentar fazer uma missão completamente em stealth, e vamos ter um caminho e conjunto de objetivos a seguir, que muda radicalmente se formos vistos pelo inimigo.

Se entrarmos numa acesa troca de tiros, a grande novidade é que podemos utilizar reféns como escudo e como moeda de troca para negociar com as forças de segurança. Isto cria toda uma nova mecânica de jogo. As armas são muito mais satisfatórias de se utilizar, as novas ferramentas e possibilidades de gameplay, como por exemplo fazer slide, também ajudam a todas estas melhorias. E em geral a jogabilidade está muito mais moderna, mais fluída e mais completa, não só nos tiroteios, como na gameplay em geral. E claro o novo sistema de habilidades também favorece esta sequela.

É de facto interessante a quantidade de abordagens que são possíveis com este jogo, sendo que podemos acabar por jogar múltiplas vezes os mesmos níveis sem nunca repetirmos a nossa abordagem de forma exatamente igual. É claro que isto leva a que os jogadores tenham que pensar um pouco mais nas suas estratégias e que puxem pela criatividade, ou pelo menos seria o esperado, não fosse um problema chamado co-op obrigatório.

Não é que tenhamos que forçosamente jogar com outras pessoas, mas pelo menos com uma equipa de bots temos obrigatoriamente de jogar. Isto significa que se estivermos sozinhos, apenas podemos optar entre jogar com um conjunto de pessoas aleatórias, que provavelmente não vão facilitar no que toca a escolher abordagens táticas, ou então com bots que muito menos nos irão ajudar. Ou seja, a melhor forma de jogar PayDay 3 é mesmo em co-op com amigos, algo que nem sempre é possível.

O pior da questão do co-op foi a série de problemas que os servidores apresentaram durante o lançamento. Durante dias foi quase impossível encontrar algum lobby, o que levou a tempos de espera intermináveis, e mesmo se quiséssemos jogar com amigos, estes nunca se conseguiam junta. A única solução que acabava por sobrar seria jogar com bots, que não é muito agradável.

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O jogo conta com oito missões, que quando concluídas por ordem desbloqueiam as cutscenes da história, levando à conclusão da mesma, mas é algo tão secundário, que nem os troféus do jogo incentivam a isso, focando apenas na experiência de jogo em co-op e nos desafios. Oito missões podem parecer poucas, mas cada uma delas demora algum tempo para concluir, e se quisermos cumprir todos os desafios e experimentar as diversas possibilidades de caminho, conseguimos estender ainda mais o jogo. Apesar de tudo não conseguimos deixar de sentir que o jogo podia ter muito mais missões.

Por fim, em termos visuais, PayDay 3 está bastante bem conseguido, apesar de não ser dos melhores exemplos que temos na atual geração.

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PayDay 3 é uma sequela sólida, que conseguiu trazer uma jogabilidade melhorada, mais fluída e mais completa que o seu antecessor. A curta duração do jogo, derivada do curto cardápio de missões disponíveis, é um problema que mancha todas as melhorias feitas, que só piorou com os problemas do servidor nos primeiros dias. Apesar de tudo, não deixa de ser uma experiência co-op divertida, mesmo que possa ser frustrante se não estivermos acompanhados de pessoas que conhecemos.

7/10


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Apaixonada pela cultura geek e principalmente pelo gaming desde pequenina, quando ficava horas seguidas a jogar consola. Jogar apenas deixou de ser suficiente para saciar o apetite por videojogos, então logo começou a fazer vídeos, a falar e a escrever sobre videojogos. Como uma paixão geek nunca vem só, adora ver animes, séries e filmes. Pelo caminho ainda vai aprimorando a sua veia musical.

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