BD & Literatura
Batman na Banda Desenhada: Por onde começar
Numa altura onde comics estão por todo o lado, é normal que seja difícil de saber por onde começar. As histórias do Batman são intemporais e as suas aventuras ganham novos universos a cada ano, por isso, para comemorar o seu dia e para facilitar a introdução na leitura de comics deste anti-herói, estas são as minhas cinco recomendações.
I. Batman: The Man Who Laughs
Do escritor Ed Brubaker e do artista Doug Mahnke, chega uma história de origem de um volume, que coloca o Cavaleiro das Trevas num frente a frente com Joker.
É uma história que explora uma primeira aparição de Joker, enquanto este espalha o terror por Gotham. Batman e Jim Gordon lutam lado a lado para vencer a loucura de um vilão que não conhece limites para o macabro e o obscuro.
“BATMAN. ALWAYS. WINS.”
II. Batman: Year One
O grande Frank Miller, acompanhado pela arte de Dave Mazzucchelli, criou uma das grande histórias de origem de Batman. Foi publicada em 1987 e ao longo dos anos foram também lançados diversos reboots que seguem os acontecimentos da Crisis on Infinite Earths.
É considerada por muitos a primeira grande história canon de Batman no universo da New Earth.
“You can never escape me. Bullets don’t harm me. Nothing harms me.”
III. Batman: The Dark Knight Returns
Publicada em 1986, esta é outra das histórias de Frank Miller sobre o homem-morcego. A ficha artística conta ainda com o próprio Miller nas ilustrações, juntamente com Lynn Varley e Klaus Janson.
É uma história, situada na Earth-31, que nos apresenta um futuro possível para Bruce Wayne, que se encontra já na reforma, mas que embarca numa última aventura. É também neste volume que o famoso Robin é uma “ela”, Carrie Kelley, que te torna na ajudante de Batman ao salvar-lhe a vida. Foram os acontecimentos deste livro que levaram à criação do spin-off Year One, e à sequela The Dark Knight Strikes Again.
“The world only makes sense if you force it to.”
IV. Batman: The Killing Joke
Em 1988, Alan Moore e Brian Bolland juntaram-se para dar vida a uma das mais ousadas recriações da origem de Joker, fortemente influenciada por The Man Behind the Red Hood, escrita pelo cocriador de Batman, Bill Finger.
Através de flashbacks, o vilão foge de Arkham Asylum – onde recebe uma visita desesperada de Batman – e junta forças com a sua loucura genial para tentar arruinar a sanidade da dupla: Batman e Jim Gordon. Para quem se aventurar nesta história é a coletânea The Joker: The Clown Prince of Crime.
“How can two people hate so much without knowing each other?”
V. Batman: Long Halloween
Aproveitando a época, junto esta comic que pode ser uma óptima e divertida forma de começar a ler as aventuras do Cavaleiro das Trevas. Publicada como uma série limitada, a criação de Jeph Loeb e Tim Sale, passa-se na New Earth e segue os acontecimentos do Year One.
Leva-nos através do início da atividade de justiceiro de Bruce Wayne, enquanto este descobre que Gotham não é apenas o lar de meros criminosos, mas também de vilões capazes de cometer os crimes mais hediondos à face de qualquer terra do multiverso. Conta com a aparição de vários vilões famosos deste universo, como é o caso de Carmine Falcone, Two-Face, Gilda Dent e The Holiday Killer.
“The town isn’t big enough for two homicidal maniacs.”
Com estas recomendações, não há qualquer desculpa para não saberes por onde começar a jornada de leitura aos quadradinhos de um dos principais heróis da DC Comics.
Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Junta-te à nossa comunidade no Discord.
A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!
Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.