fbpx
Siga nossas redes sociais!

BD & Literatura

Um Lugar Feliz: Uma nova exploração do registo de Henry

Imagem do avatar

Publicado

a

Um Lugar Feliz

A autora Emily Henry, tão associada a um estilo rom-com, apresenta agora este “Um Lugar Feliz”, numa tentativa de mudança de registo sem sair do género a que sempre nos habituou.

A história, narrada por Harriet, divide-se em dois tipos de capítulos – Happy Place (passado) e Real Life (presente) – enquanto navegamos pela história de Harriet, Wyn e o lugar onde sempre foram felizes com os amigos. Henry quis evidenciar diferentes focos e temáticas, como a amizade, o auto-crescimento, romance e saúde mental, para obter uma exploração emocional mais profunda e bem conseguida. Apresenta-nos uma escrita leve, igual aos seus outros romances, com algumas nuances atribuídas pela maturidade da história.

A vulnerabilidade de Harriet e a imperfeição de Wyn são uma vitória contra a maioria dos clichés de certos casais literários. Há lugares-comum que estão mais do que presentes, mas são apresentados com um tom de realismo diferente do habitual.

Este é um livro fan-service que reúne imensas tropes. Muitas delas são as responsáveis pelas delícias dos leitores mais jovens – uma cama (one-bed), segunda hipótese no amor (second chance), namoro falso (fake dating), amigos para namorados (friends to lovers).

Para novos leitores que se querem aventurar no trabalho de Henry, talvez seja melhor começar por outro livro (Beach Read e Book Lovers), porque este não me parece ser o melhor para uma introdução à obra da autora.

——————————————————————————————

Sinopse
Harriet e Wyn, o casal perfeito que está junto há oito anos… ou não. Na verdade, terminaram a sua relação há cinco meses, mas não contaram a ninguém. Por isso veem-se obrigados a partilhar um quarto durante uma semana, entre amigos, porque não querem destruir as últimas memórias de um lugar onde foram sempre tão felizes. Terão de enganar os amigos e talvez a si próprios. Será que tudo irá correr como planearam?

“Um Lugar Feliz” de Emily Henry, traduzido e editado pela Quinta Essência (Leya), já está à venda em todas as livrarias.

Lê outras análises literárias aqui

Mais artigos