fbpx
Connect with us

Destaques

Saint X 1×01 – Suspense numa ilha dita paradisíaca

Imagem do avatar

Published

on

Saint X

A série criada por Leila Gerstein, baseada no livro homónimo de Alexis Schaitkin, faz-nos pensar, e a verdade é que no final deste piloto começamos a pegar no nosso cachimbo e chapéu de Sherlock Holmes para desvendar o mistério de Saint X.

Este primeiro episódio coloca-nos num suspense do início até ao fim. Os primeiros minutos é como se de um flashback se tratasse. Ficamos a saber várias coisas: uma família vai de férias, a filha mais velha tem um trágico fim e tudo indica que não foi um acidente.

No meio daquele frame de minutos, entendemos que o caso de Alison (West Duchovny) foi uma grande cobertura dos media, em que parecia que toda a gente sabia mais do que quem estava na ilha.

Bem-vindos a Saint X

O episódio começa e somos levados logo para um momento que parece importante. Está a chover, parece haver buscas e pessoas a fugir. É o nosso primeiro contacto com a ilha Saint X e digamos que, depois de como começou a série, já estamos a tentar entender o que se está a passar. Mas é cedo para tirar conclusões. Seria rebuscado se já soubéssemos tudo.

A história é dividida em três momentos: o que está a acontecer no presente, o passado ocorrido na ilha que leva ao mistério da Alison e ainda a história de um dos funcionários. O passado começa no momento em que a família Thomas entra na ilha: Bill e Mia Thomas, com as filhas Claire e Alison. Já no presente, seguimos a história de Emily (protagonizado por Alycia Debnam-Carey), que está interligada com a ilha e com a Alison, mas ainda não sabemos de que forma.

Quem é a Emily?

Com o avançar da trama é um tanto notório quem Emily é. Começamos a somar dois mais dois. Penso que, acima de tudo, a forma como a própria Emily reage levanta muito mais suspeitas para quem ela é. Compreendemos o suspense instalado na sua vida, especialmente devido a um trauma passado, que nos ajuda a compreender e a dar mais uma pista sobre quem ela é. É importante focar na cena do táxi em que claramente fica perturbada quando identifica o motorista. Vejam com atenção o final do episódio. Existe mesmo uma pista que nos diz de caras quem ela é realmente, só não sabemos o porquê.

Quem matou a Alison?

Tudo aponta para o desenvolver de uma relação de irmãs que terminou cedo demais, mas a premissa é exatamente descobrir quem matou a Alison. Este episódio ajudou para termos uns quantos suspeitos, mas não sem nada que fundamente as suspeitas. Descobrir quem é o verdadeiro assassino vai manter este suspense em brasa, esperando que haja respostas concretas no final dos 8 episódios.

Tem 26 anos e veio de cultura e comunicação. Adora cultura pop, é viciada em spoilers ao ponto de ir ver as últimas páginas dos livros. Para ela, Team Marvel é que é.

Mais artigos