Connect with us

Destaques

O que não sabes sobre SpongeBob

Avatar photo

Published

on

Quem é que se lembra dos primeiros episódios de SpongeBob?
A personagem infantil SpongeBob tem já 23 anos de existência e por isso vamos mergulhar em Bikini Bottom e conhecer 22 factos sobre este universo divertido que provavelmente não conheces!

1º FACTO

Stephen Hillenburg, o criador de SpongeBob, estudou oceanologia, foi biólogo marinho, professor de ciências e também trabalhou numa marisqueira, antes de entrar no mundo da animação!

2º FACTO

Spongeboy era o nome original da personagem infantil. Para o criador, era essencial ter esponja (“Sponge”) no nome, pois poderiam confundi-lo com um pedaço de queijo devido à sua imagem.

3º FACTO

Bikini Bottom, o lugar onde vive o SpongeBob, é inspirado no atol de Bikini, situado no Oceano Pacífico e onde, em 1946, ocorreu uma explosão nuclear. Este facto poderá explicar todas as loucuras das personagens!

4º FACTO

O SpongeBob vive num ananás, porque o criador achou que “ele gostaria do cheiro.” Caricato, não achas?

5º FACTO

personagem foi criada como se tratasse de uma caricatura de Stephen Hillenburg (o criador do desenho animado), tanto nos dentes e nos olhos muito abertos.

6º FACTO

O desenho animado conquistou tanta fama, que foram muitas as celebridades a participar na série, como é o caso de David Bowie, Keanu Reeves e Kristen Wiig.

7º FACTO

É a série com mais longevidade no canal Nickelodeon. Atualmente na 13ª temporada, já ultrapassou os 270 episódios. Viste-os a todos?

8º FACTO

A série já recebeu 24 nomeações para os Emmy Awards e 5 galardões. Para os Annie Awards, 18 nomeações e 6 galardões.

9º FACTO

O SpongeBob foi protagonista de três longas-metragens lançadas pela Nickelodeon Movies e pela Paramount Pictures: SpongeBob SquarePants: O Filme; SpongeBob: Um Herói fora d’Água e SpongeBob: O Incrível Resgate.

10º FACTO

SpongeBob SquarePants: O Musical da Broadway estreou no final de 2017 e recebeu muitos elogios dos críticos. O musical foi nomeado para 12 prémios Tony e esteve em cena até setembro de 2018.

11º FACTO

Sabias que a cada 4 segundos, alguém faz uma referência ao SpongeBob na Internet? Contam-se 120 milhões de fãs!

12º FACTO

Marcas como Moschino, Vans, Marc Jacobs, Pharrel Williams, Nike e outras inspiraram-se na série para criar as suas coleções.

13º FACTO

SpongeBob foi a primeira personagem fictícia a ter destaque no Museu de Cera Madame Tussauds.

 

14º FACTO

Na Holanda, uma nova espécie de tulipa amarela recebeu o nome de SpongeBob.

 

15º FACTO

Universidade de São Francisco descobriu uma nova espécie de cogumelo do mar e chamou-lhe Spongiforma SquarePantsii, pois parece uma esponja.

 

16º FACTO

Na realidade, a personagem Patrick e SpongeBob, nunca poderiam ter uma amizade no “mundo real”, uma vez que as estrelas-do-mar comem esponjas!

17º FACTO

Uma réplica do restaurante Krusty Krab foi construída na Palestina, em 2014.

18º FACTO

SpongeBob SquarePants já ajudou a salvar vidas! Uma rapariga de Long Island salvou a amiga de asfixia, porque aprendeu a manobra de Heimlich com o SpongeBob (2012).

19º FACTO

O Instituto Pantone Color criou as cores oficiais do SpongeBob (SpongeBob Yellow) e do Patrick (Patrick Star Pink).

20º FACTO

Em 2019, o famoso elétrico amarelo de Lisboa vestiu-se de SpongeBob e encantou mais de 1 milhão de pessoas nas ruas da capital.

21º FACTO

formato quadrado do SpongeBob está associado a uma esponja de cozinha. De outra forma, se a personagem fosse uma esponja do mar, seria mais oval e não era possível usar os famosos calções que o nosso herói esponjoso usa!

22º FACTO

Digressão da Grande Exposição de Arte do SpongeBob celebrou em 2021 os 22 anos da esponja amarela, por 6 cidades portuguesas!

 

De 8 de abril a 8 de junho estará patente no Centro Comercial Nova Arcada (Braga) a Grande Exposição de Pintura do SpongeBob criada em parceria com o Nickelodeon e a EPOPCULTURE.

Pela mão do SpongeBob, uma das personagens mais adoradas em todo o mundo, as famílias do Porto (mais concretamente Vila Nova de Gaia) e arredores vão poder mergulhar numa mostra de obras icónicas da história da arte, até dia 5 de outubro. Passem pelo Gaiashopping e vivam a magia deste Universo.

 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.