Siga nossas redes sociais!

Destaques

“Ms. Marvel”: Uma mudança refrescante da Marvel

Publicado

a

O melodrama adolescente tem sido um dos subgéneros mais confiáveis da Marvel para toda a existência da empresa. O Homem-Aranha, Os X-Men, Nova, Os Novos Mutantes, Os Novos Guerreiros, e os Jovens Vingadores minam todas veias semelhantes de romance hormonal e humor, e têm provado ser populares entre os leitores de banda desenhada dos jovens adultos durante décadas. De facto, fazer do Homem-Aranha um adolescente, em primeiro lugar, numa altura em que a indústria de banda desenhada ainda considerava os adolescentes úteis apenas como ajudantes de heróis adultos era uma das principais inovações de Stan Lee e Steve Ditko no início dos anos 60.

Com exceção dos filmes do Homem-Aranha Tom Holland, o Universo Cinematográfico a Marvel nunca explorou nenhum destes conceitos. Todos os outros heróis do MCU são adultos – adultos imaturos por vezes, mas confiantes, homens e mulheres musculados. Isto faz do Kamala Khan da “Ms. Marvel” uma exceção bem-vinda. Ela é decididamente uma verdadeira estudante de liceu; tímida, incerta, idealista, preocupada com os seus pais dominadores, e ainda não tem a certeza do seu lugar no mundo. Por outras palavras, ela é uma clássica heroína adolescente da Marvel. E o seu espetáculo capta bem o sabor daqueles desenhos animados adolescentes da Marvel. É uma bem-vinda mudança de ritmo em relação aos outras séries e filmes da Disney+, que estavam a começar a sentir-se muito semelhantes e muito familiares.

Embora a série seja inspirada por uma banda desenhada recente da Sra. Marvel do escritor G. Willow Wilson, o artista Adrian Alphona, também se assemelha muito a outras séries e filmes recentes sobre raparigas adolescentes adoráveis, presas em conflitos geracionais com os seus pais, como The Mitchells vs. Machines e Turnning Red. Kamala faz vídeos no YouTube que Katie Mitchell adoraria, e tem problemas com a sua mãe protetora – além de surpreendentes poderes sobrenaturais – que são quase imagens espelhadas das vividas por Meilin Lee no filme de animação mais recente da Pixar.

Além da maravilha geral da Ms. Marvel – o que significa que Kamala se torna numa super-heroina, parece envolver-se num tipo de conspiração governamental – o que a distingue das outras séries muito semelhantes dos meios de comunicação recentes é a encantadora atuação de Iman Vellani no papel de Kamala Khan. É fácil ver como esta atriz desconhecida convenceu a Marvel a construir um programa de televisão (e em breve um filme chamado The Marvels) à sua volta: Ela é uma presença cómica natural, e ao contrário de muitos “adolescentes” de vinte e poucos anos de televisão, ela é uma criança realmente convincente. Ela faz de Kamala uma pessoa muito fácil de enraizar enquanto sonha em tornar-se uma heroína, e enfrenta os seus amados, mas rigorosos pais imigrantes (os igualmente maravilhosos Mohan Kapur e Zeonbia Shroff).

Quando WandaVision, The Falcon and the Winter Soldier, e Moon Knight terminaram, não estávamos necessariamente ansiosos por ver o próximo capítulo desta história. O primeiro programa de televisão adolescente da MCU está a ter um início promissor e já nos desperta uma curiosidade incontrolável. Tem definitivamente uma hipótese de ser a melhor série na Disney+ da Marvel até agora.

 

 

 

 

LÊ TAMBÉM

“Ms.Marvel com cosplayers reais

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.

Mais artigos