Connect with us

Cinema

Easter Eggs Mundo Jurássico: Domínio

Avatar photo

Published

on

O sexto filme da saga jurássica encerra o ciclo da história com o último filme – Mundo Jurássico: Domínio.

Aviso: Este conteúdo contém spoilers!

Com Colin Trevorrow como diretor, o sexto filme do universo de Jurassic Park completa o fim da história, incluindo a visita dos nossos velhos amigos de Jurassic Park. É o mundo dos dinossauros agora e os humanos estão a coexistir com estes animais assustadores, então vamos quebrar todas as amarras sobre o final de Mundo Jurássico: Domínio… e também chocar todos os Easter Eggs do tamanho de dinossauros que pudermos encontrar.

Mundo Jurássico: Domínio – Final Explicado
Este parece ser o final de toda esta história até agora. O filme termina com um vilão a ser destronado, três dinossauros no ápice em confronto e, pela primeira vez, os humanos literalmente salvam o mundo inteir. ah! e temos também alguns beijos! Não, não estamos a falar do Owen Grady de Chris Pratt e Claire Dearing de Bryce Dallas Howard – estamos a falar sim de Alan Grant de Sam Neill e Ellie Sattler de Laura Dern, do primeiro filme.

Recapitulando, o mundo, como visto no filme anterior, Reino Caído , é muito diferente agora. Os dinossauros estão por toda parte em todos os continentes, competindo por recursos e fornecendo mais do que uma quantidade moderada de perigo. A Biosyn, concorrente da InGen, está a dominar os negócios globais até agora, trabalhando com ADN de dinossauros e controlando o suprimento mundial de alimentos. Enquanto isso, Claire está no salvamento de dinossauros, Owen é um quase como um “cowboy” de dinossauro (ele até diz “yee haw” em alguns momentos), e estão a morar juntos ao mesmo tempo que cuidam de Maisie (Isabella Sermon), o clone humano do último filme. Mas Maisie e Beta, a bebé do dinossauro Blue , são sequestrados por traficantes da Biosyn.

Ellie Sattler é chamada para investigar enxames aterrorizantes e robustos de enormes gafanhotos, que estão acabando com todas as culturas alimentares que estão a ser produzidas com sementes Biosyn.  Ellie acha que os gafanhotos foram projetados com ADN pré-histórico e se une-se ao amor Alan Grant para desenterrar evidências na sede da Biosyn, onde – surpresa – Ian Malcolm de Jeff Goldblum trabalha (não te preocupe:  ele é um agente duplo).

Eventualmente, todos os personagens principais convergem para Biosyn, onde encontramos DEO Lewis Dodgson (Campbell Scott), que obviamente é mau, e o Dr. Henry Wu (BD Wong), que se sente culpado pelo que sua biomanipulação fez ao mundo. Wu precisa do ADN de Maisie porque pode impedir que os gafanhotos comam a subsistência do mundo inteiro.

No final, o vilão CEO da Biosyn morre, um Giganotosaurus, T-rex e Therizinosaurus entram em confronto, com o Giga perdendo como os outros dois dinossauros. Ellie e Alan finalmente beijam-se! Além disso, Ramsay Cole de Malcolm e Mamoudou Athie expõe os crimes de Biosyn aos media, o vale de Biosyn se torna um santuário de dinossauros e os humanos continuam a coexistir. Owen devolve o bebé de Blue e, presumivelmente, vive feliz para sempre com Claire e Maisie. E Henry Wu salva o mundo de ser comido por gafanhotos!

Perdi alguma cena pós-créditos no cinema?

Boas (ou não) Notícias malta! Não há cena pós-créditos. Se pensarmos bem até faz sentido.  Esta história está basicamente embrulhada e, portanto, a falta de tais cenas serve para sublinhar esse ponto. Há uma narração final sobre como todos somos parte de um ecossistema frágil que depende de todos os seres vivos e como temos de coexistir. Mas isso é apenas o fim normal dos filmes!

E Easter Eggs?

Claro, que os maiores easter eggs neste filme é nada mais nada menos do que o elenco original do clássico Jurassic Park de 1993. Mesmo não sendo apelidado de Easter Egg na sua totalidade (pois já tinhamos levado spoilers em trailers, posters e afins), podemos encontrar no nosso – e último – filme: Dr. Grant, que carrega a tocha da paleontologia “real”, Dr. Ellie Sattler, que anuncia sem motivo aparente que ela e seu marido de Jurassic Park III não estão mais juntos e o Dr. Ian Malcolm, que continua a ser personagem com quem mais concordamos em no que diz respeito à má ideia que foi ressuscitar e colocar dinossauros pelo planeta inteiro. Isto marca a primeira vez que todos os três atores de Jurassic Park  dão vida às suas personagens filme.

Outros Easter Eggs:

1.Esta não é a primeira vez que a personagem “Lewis Dodgson” aparece nesta saga. Ele é o mesmo homem que se encontrou com Dennis Nedry (interpretado por Wayne Knight) no restaurante no filme primeiro filme da saga Jurássica para negociar o roubo de Biosyn. Nesse primeiro filme Lewis Dogson foi interpretado pelo ator Cameron Thor. Atualmente, esta personagem é do ator Campbell Scott.

2. O T-rex tem sido um personagem sem fim nesta saga e é mais uma vez vitorioso no confronto final. No entanto, logo antes dessa vitória, o T-rex caminha atrás de uma fonte de água circular, fazendo uma silhueta exatamente como o logotipo do Jurassic Park.

3. Algumas das personagens da InGen de filmes anteriores de Jurassic World têm o seu retorno aqui, embora não estejam a prestar servilos para a InGen, mas estão agora na parte de serviços secretos e inteligência. Isso inclui Barry Sembène, de Omar Sy, que anteriormente treinou raptores com Owen, e uma foto rápida de Lauren Lapkus como Vivian Krill, que rejeitou uma vez um beijo de Jake Johnson.

4. Alan ainda tem o seu famoso chapéu de tantos anos atrás. Num momento de crise e stress, Ellie grita: “Deixa o chapéu!” mas ele não o deixa para trás! Ellie também tem o hábito de amarrar camisas à cintura, assim como em Jurassic Park. E Ian ainda usa todo um outfit preto. A moda fica para sempre.

5. Lembram-se de como Ian distraiu o T-rex das crianças, no filme original, acenando com um sinalizador? Ian faz precisamente a mesma coisa para desviar o assustador Giganotossauro dos seus amigos, exceto que desta vez Ian faz isso com um gafanhoto em chamas. Neste último filme também conseguimos ver como ele aprimora a sua técnica arremessando uma lança de fogo na boca do dinossauro. Corajoso!

6. O vilão CEO Dogson também aparece com uma lata velha e enferrujada de creme de barbear Barbasol. Se bem se lembram dos primeiros filmes,  isto é, claramente, o chamariz que Nedry (Jurassic Park) tentou esgueirar-se no Jurassic Park original. Nesse filme, Nedry estava a trabalhar num plano de sabotagem para a Biosyn, roubando um pouco de ADN de dinossauro. A morte de Nedry em Jurassic Park está relacionada ao veneno de dinossauro que o próprio criou (que é exatamente como Dodgson também morreu). Ups, parece-nos que esta lata de creme de barbear não tem um bom Karma!

7. O prólogo do filme – em jeito de contextualização – que foi lançada online como parte da campanha de marketing nem aparece no resultado final. Coisas à Hollywood! Mas não te preocupes, deixamos-te aqui o vídeo com esse momento:

Quem já assistiu ao filme Mundo Jurássico: Domínio?

 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.