Cinema
10 filmes que tens de ver de Tom Cruise
A versatilidade de Tom Cruise e a sua presença no ecrã fizeram dele um ator que as audiências adoram continuamente ver no grande ecrã. Embora Cruise tenha tido o seu início estrelado em dramas de vinda da idade e alguns filmes militares únicos, rapidamente se tornou uma força central no género de ação com filmes como Top Gun e Mission Impossible que o tornaram lendário. Mesmo entrando nos seus 60 anos, Cruise continua a estrelar em novos filmes de ação originais e ainda lidera algumas das franquias que inicialmente o tornaram icónico.
O cruzeiro voltou recentemente aos teatros com a tão esperada sequela a Top Gun, Maverick, ressuscitando um dos seus papéis mais emblemáticos como Maverick a ensinar uma nova geração de pilotos de caça. Ele também está a preparar o seu tempo na série Missão Impossível com a próxima Dead Reckoning de duas partes, que se diz ser uma boa expedição para Ethan Hunt e que só recentemente deixou cair a sua primeira caravana. Ainda há uma sequela de Edge of Tomorrow nas obras. Assim, uma vez que a sua carreira está longe de estar terminada, é uma ótima altura para estabelecer os filmes essenciais da carreira de Cruise.
“Top Gun” (1986)
Ao olhar para a filmografia de Cruise, não há melhor filme para definir quem é Cruise como ator do que Top Gun, uma vez que o transformou numa estrela de cinema de pleno direito.
Como o piloto Pete “Maverick” Mitchell, Cruise mostrou todo o encanto e talento do público, num filme de ação eletrizante e surpreendentemente emocional dos anos 80, que definiu a época e foi um sucesso de bilheteira.
“Edge of Tomorrow: Live, Die, Repeat” (2014)
Outro sucesso da ação de evasão do Cruzeiro foi o Edge of Tomorrow de 2014, que o viu a fazer de oficial de comunicações preso no meio de um loop temporal durante uma guerra catastrófica com uma raça alienígena.
Cruise lidera uma história muito envolvente e cheia de ação que mistura perfeitamente géneros, mostra algumas grandes acuações de Cruise e Emily Blunt, e conta uma narrativa bem elaborada cheia de grandes ganchos e cativante ação sci-fi.
“Mission Impossible” (1996)
Juntamente com Top Gun, Cruise tornou-se um ícone de ação quando estrelou no filme de ação de Brian De Palma “Missão Impossível” de 1996.
Com a Missão Impossível, o Cruzeiro fez de Ethan Hunt um nome icónico no género ação e liderou a história explosiva e emocionante que se tornou numa das maiores franquias do género. Até hoje, Cruise continua a liderar a franquia, e o seu trabalho como Hunt é um dos seus melhores.
“Risky Business” (1983)
Antes de Cruise se tornar o ícone da ação, é agora conhecido como muitos se apaixonaram por ele pela sua atuação e por uma cena em particular onde dança nas suas gavetas em Risky Business.
Como um adolescente universitário chamado Joel, Cruise roubou o coração de todos os espectadores com o seu inegável encanto e humor cómico que fizeram da sua atuação aqui um verdadeiro momento de fuga para o ator. Além disso, a cena da dança da roupa interior tornou-se um momento fulcral na cultura pop que ainda hoje é referenciado.
“A Few Good Men” (1992)
Os dramas de tribunal são uma raridade hoje em dia, mas o Cruise terá para sempre uma das atuações mais icónicas do subgénero em Rob Reiner’s A Few Good Men.
Juntamente com o seu encanto habitual, Cruise traz confiança ardente e emoções dramáticas como advogado da Marinha a trabalhar num caso de tribunal marcial. No filme, ele faz uma das suas mais fortes atuações até à data, levando a um confronto icónico e suspense na sala de audiências.
“Interview With a Vampire” (1994)
É raro ver Cruise num filme de terror, mas ele estrelou na adaptação de Neil Jordan da entrevista de Anne Rice com um vampiro como o vampiro sanguinário e um pouco vilão Lestat.
A atuação do cruzeiro como Lestat é muito diferente das suas outras atuações. A escuridão e a presença chocante, juntamente com o toque desonesto do seu encanto habitual, fazem-nos desejar e esperar que haja uma hipótese de ele poder voltar ao horror em breve.
“Collateral” (2004)
Se estiver à procura de outro desempenho assombroso do Cruzeiro que o deixará no limite a cada segundo em que ele estiver no ecrã, não procure mais do que o Michael Mann’s Collateral.
Numa das suas atuações mais subestimadas, Cruise interpreta um assassino calculado e frio numa onda de assassinatos e mantém os espectadores e um taxista insuspeito como reféns enquanto os leva através de um destruidor de nervos escuro e excitante.
“American Made” (2017)
No filme de Doug Liman, American Made, Cruise de 2017, encontrou um papel na vida real perfeitamente adequado à energia e encanto que traz ao retratar Barry Seal, um antigo piloto da CIA que se tornou contrabandista de droga e informador da DEA.
A energia carismática da assinatura do cruzeiro acaba por impulsionar da melhor forma possível a história verdadeira e selvagem da American Made, e o encanto que traz à comédia e aos aspetos emocionantes do filme fazem dele um grande relógio.
“Mission Impossible: Ghost Protocol” (2011)
Missão Impossível: O Protocolo Fantasma pode parecer uma simples sequela na franquia Missão Impossível, mas a quarta prestação dirigida pelo Brad Bird-directed desempenhou um papel fundamental no restabelecimento da franquia e do Cruzeiro como um herói de ação.
As devoluções de grandes franquias icónicas são hoje em dia bastante normais. No entanto, o Protocolo Fantasma deu à franquia uma sensação claramente maior e mostrou que o Cruzeiro ainda o conseguiu por ser um líder de pontapé cheio de imenso carisma e proeza de ação.
“Top Gun”: Maverick”(2022)
É oficial. Os críticos e o público concordam que a Top Gun: Maverick é a sequela de Top Gun que os fãs de Top Gun querem há anos e uma das melhores de Cruise em anos.
O regresso do Cruzeiro como Maverick é um tratamento absoluto para os fãs, e a sua química e choque com uma nova geração de pilotos dão à sequela uma sensação fresca e familiar. Além disso, a ação de alto voo é um enorme avanço em relação ao original, e o Cruzeiro regressa ao papel com total facilidade.
LÊ TAMBÉM
TOM CRUISE FAZ PARAR CANNES