Connect with us

Cinema

Morbius: Easter Eggs

Avatar photo

Published

on

Morbius, da Sony Pictures, continua o universo do Homem-Aranha da Sony e, como tal, está repleto de easter eggs e referências ao universo mais amplo.

[⚠️este conteúdo contém spoilers]

O novo filme da Marvel mostra Jared Leto a interpretar Dr. Michael Morbius, que, enquanto tenta encontrar uma cura para sua rara doença no sangue, transforma-se num vampiro vivo, o que ameaça a vida de todos ao seu redor.

Existem referências no filme de Morbius que nos “levantam o véu” sobre o que está por vir num possível segundo filme. Portanto, se já viste o filme e perdeste algum detalhe, estamos aqui para te ajudar com um resumo dos melhores easter eggs e referências encontradas em Morbius.

1. O Jornal Bugle Daily

O fato de The Daily Bugle estar em Morbius não é um easter egg em si, mas tens de prestar muita atenção às notícias sempre que elas aparecerem na tela.

Em várias passagens, recebemos acenos para vilões do Homem-Aranha, como Chameleon e Rhino, bem como aliados do Homem-Aranha, como a Black Cat. Os vilões podem marcar a sua presença em filmes futuros, já que nas cenas de pós crédito aparecem os Sinister Six (sim sim, já lá vamos!).

A nossa notícia favorita é uma referência ao Venom, pois afirmam que “um chocolate por dia é a chave para a felicidade”. Uma boa lição de vida, mas também um “hi” para o facto de que a personagem Venom consegue alimentar-se não só de cérebro mas também de chocolate.

2. LCV Murnau

morbius easter eggs marnau

Para testar a sua cura, Morbius entra em águas internacionais para o experimento ilegal e tens de prestar muita atenção ao nome do navio ( easter eggs): LCV Murnau. Murnau é uma homenagem a FW Murnau, o realizador de cinema alemão que fez Nosferatu, que é considerado um dos filmes mais influentes de todos os tempos. Definiu  não só a tradição de vampiros que vemos até hoje, mas também influenciou inúmeros filmes de terror.

3. Aquela “coisa” em São Francisco

 easter eggs mrobius venom

Depois de investigar o massacre a bordo do navio LCV Murnau, o agente do FBI Alberto Rodriguez confirma que: só aconteceram coisas más desde “aquela coisa em São Francisco”.

São Francisco é cenário dos dois filmes de Venom e por isso leva-nos a pensar que o agente Rodriguez esteve em segundo plano durante os acontecimentos desses filmes. Não ficou claro se se está a referir especificamente ao primeiro filme ou ao segundo, mas os easter eggs com Venom já têm tomado uma posição desde o último filme do Homem-Aranha.

4. Horizons Labs

morbius easter eggs horizon labs

Tanto antes quanto depois da sua transformação, Morbius trabalha no seu próprio laboratório, situado no Horizon Labs. Nos livros de banda desenhada, o Horizon Labs cria a tecnologia mais avançada do universo da Marvel e abriga sete cientistas, incluindo o Dr. Michael Morbius. Está encarregue do Laboratório 6 onde, tal como no filme, luta na busca da cura para a sua condição de vampiro vivo.

Como bem sabemos ele não foi bem sucedido nessa cura, mas cria o soro do vírus Anti-Spider que pode remover os poderes de aranha de qualquer indivíduo que os tenha, como Peter Parker.

Será que isto culminará num filme futuro ? Talvez, mas não ficou claro se Morbius pode retomar ao laboratório depois de, como bem sabemos, matar um monte de pessoas.

5. A famosa citação de Hulk

morbius easter eggs michael morbius

Não é apenas ao universo do Homem-Aranha que Morbius faz referência, pois no filme assistimos também a referências ao O Incrível Hulk.

Quando Morbius está a ser questionado pelo FBI sobre a morte de uma enfermeira que trabalhava com ele, Morbius luta com uma vontade imensa de sugar sangue e aí ele diz “Não queiras ver-me quando estou com fome”, brinca.

Claro que essa é uma citação (e bem conhecida) da personagem Hulk “Não gostarias de mim quando estou com raiva”, mas também não faz muito sentido lógico.

6. O futuro sombrio de Martine

morbius easter eggs martine

Antes da grande batalha final entre Morbius e Milo, despedimos de Martine Bancroft (Adria Arjona) uma vez que foi fatalmente atacada por Milo. Morbius bebe o sangue dela antes, pois era da vontade dela que Morbius o fizesse caso ela morresse. No entanto, este desejo tem muito que se lhe diga. Morbius ao morder Martine vai transformá-la numa vampira.

Os fãs do livros de Morbius de banda desenhada saberão que no filme Martine passará por uma transformação vampírica semelhante  ao que acontece nos livros. Eventualmente estamos perante um fim trágico para ela e para Morbius, pois (nos livros) ele é forçado a matá-la para impedi-la de matar o Homem-Aranha.

Será que um possível segundo filme seguirá esse caminho mais sombrio? Talvez.
Mas sentimos que, se um segundo filme acontecer, não seguirá à risca a banda desenhada pois neste primeiro filme também não aconteceu.  os quadrinhos, como o primeiro filme também não.

7. Sinister Six

morbius easter eggs abutre

 Pelos trailers de Morbius já sabiamos que Adrian Toomes, também conhecido como Abutre, iria aparecer no filme, mas acontece que apenas o vemos nas duas cenas de créditos.

Primeiro, podemos vê-lo a ser transportado para este universo e sai da prisão, já que tecnicamente não cometeu nenhum crime. Então vemo-lo (no seu traje de Abutre) a conhecer Morbius e sugerir que deviam criar um grupo e pessoas como eles [vilões].

Todos sabemos que esta cena deixa uma porta aberta para um possível filme de Sinister Six, algo que a Sony tentou anteriormente com O Espetacular Homem-Aranha 2 . Venom e Kraven the Hunter, que tem a sua estreia marcada para 2023, poderão ser membros integrantes desta nova versão de equipa.

LÊ TAMBÉM

Morbius: Análise

 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.

Mais artigos