Destaques
QUE TIPO DE GAMER ÉS TU?
Neste mundo dos videojogos, quem tem um PC, uma Stream Deck, um Telemóvel ou uma Consola é rei e motivos não nos faltam para aceder à nossa plataforma favorita e desfrutar do melhor que se tem feito a nível de tecnologia e entretenimento nos últimos anos. Contudo, focando-nos mais naquelas que podemos considerar as duas grandes potências a este nível, PC e Consolas, uma das questões mais antigas do mundo dos jogos acaba sempre por surgir: Porque é que escolhemos o PC e não uma Nintendo? Ou uma Xbox? Ou até mesmo uma Playstation? O que une e distingue estes jogadores?
O QUE ESCOLHEMOS E PORQUÊ?
Existem grandes diferenças entre PC e consolas, dividindo algumas opiniões e começo pela minha. No meu caso específico, o PC é o meu way to go por alguns motivos: como já preciso de um computador, para trabalhar, escrever estas reviews, consultar o e-mail e tantas outras coisas, porque não investir nos seus componentes e ter tudo no mesmo local? Este é o motivo principal por preferir jogar no PC do que em consolas e também, como Streamer na Twitch, ser muito mais prático ter no meu home office tudo o que preciso para não me preocupar com mais nada do que só em carregar num botão. É prático e não preciso de ter múltiplos gadgets a ocupar espaço na secretária.
Claro que também tem os seus problemas: como grande fã da Nintendo, sofri durante algum tempo com esta escolha, não podendo acompanhar no lançamento o The Legendo d Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey ou até o Animal Crossing: New Horizons. Obviamente, como gamer que sou, com o passar do tempo e numa promoção muito vantajosa, acabei por comprar a Switch, pelos seus exclusivos obviamente, mas também pelo fator portabilidade (quem é mãe/pai sabe que com filhos pequenos, qualquer sítio é bom para termos os nossos 5 minutos de descanso).
Por outro lado, consigo entender porque é que existem pessoas que não olham para o computador como o primeiro foco de gaming. Numa situação como a que vivemos em 2020 em plena pandemia, fechados em casa em sistemas onde o home office era uma realidade, a última coisa que queríamos fazer era utilizar o mesmo espaço onde trabalhamos para jogar. Sair da rotina era tão simples como nos sentarmos confortavelmente no sofá a desfrutar de um grande videojogo. O fator conforto aqui fala mais alto, normalmente as consolas estão ligadas à TV e no sofá, deitados ou sentados na chaise longue, passamos os momentos que nos ligam a este universo de entretenimento.
Contudo, penso que neste caso, os exclusivos e o preço são os dois fatores predominantes para a escolha de uma consola em detrimento de um computador. Aqui, entramos no plano factual e efetivamente os preços são muito dispares e nem sempre existe poder de compra para investir num bom PC gaming. Na mesma ideologia, existem videojogos que nunca vão sair do plano da consola para o computador e há quem não abdique de ter o Link ao seu lado para múltiplas aventuras, ou uma Ellie para o proteger.
#TEAMPC VS #TEAMCONSOLA – O VEREDITO
PONTOS FORTES EM JOGAR NO PC:
– Atualização dos componentes que permitem maior longevidade ao investimento inicial dado;
– Vasto catálogo de videojogos que saem uma grande parte das vezes ao mesmo tempo para consolas e PC;
– Para jogos FPS E MMO o teclado e rato são a melhor opção;
– Ecossistema criado através do grupo de amigos que jogam connosco nesta plataforma e saves de jogos;
– Fazer stream/gravar conteúdos para outras plataformas sem ser necessário recurso a Placas de Captura.
PONTOS A MELHORAR EM JOGAR NO PC:
– Apesar de existir a opção de jogar com comando no computador, em termos de features, por exemplo, comparando ao Dualsense da PS5, fica muito aquém a experiência;
– Investimento inicial muito acima da média comparando à aquisição de uma consola;
– Alguns títulos chegam primeiro à consola do que ao PC.
PONTOS FORTES EM JOGAR NA CONSOLA:
– Investimento inicial francamente mais baixo, comparando com um PC gaming;
– Videojogos exclusivos;
– Ecossistema criado através do grupo de amigos que jogam connosco nesta plataforma e saves de jogos;
– Portabilidade de algumas consolas, que nos permitem jogar literalmente onde quisermos;
– Adaptabilidade e tecnologia avançada dos comandos (ex: Dualsense e comandos Switch).
PONTOS A MELHORAR EM JOGAR NA CONSOLA:
– Para fãs de FPS, jogar num comando é dar um tiro no pé (literalmente);
– Podemos necessitar de acessórios adicionais (ex: Placa de Captura) para fazer stream ou gravar conteúdos para outras plataformas.
Resumindo, penso que no fundo a maior parte dos verdadeiros gamers não escolhe lados. Todas as opções são válidas quando o propósito principal é a diversão e esquecemos as diferenças que nos separam. Claro que motivos nunca faltarão para preferir uma consola ou um PC no universo gaming, mas sendo #TEAMPC ou #TEAMCONSOLA uma coisa é sempre certa: quando um joga, todos ganhamos e isso é o que realmente importa. E tu? Que tipo de Gamer és?
LÊ TAMBÉM
Protagonizta de Horizon Forbidden West Aloy regressa ao Fortnite