Connect with us

Cinema

As participações do Homem-Aranha ao longo do universo cinematográfico

Avatar photo

Published

on

O Homem-Aranha é uma das personagens mais populares e acarinhadas da cultura pop, sendo que o seu mais recente filme protagonizado por Tom Holland continua na lista dos filmes mais vistos nos cinemas portugueses que caso ainda não tenham tido a oportunidade de ver, vale muito a pena!

Este ano faz 20 anos que o Homem-Aranha surgiu pela primeira vez no cinema através da visão de Sam Raimi, cujo herói foi interpretado por Tobey Maguire e com um vilão muito carismático desempenhado por Willem Dafoe, acabando por ter um sucesso imediato em 2002, sendo que a pessoa perde a noção de quantas vezes já viu este primeiro filme.

Agora com a existência do multiverso, é interessante termos uma noção de quantas vezes o nosso amigo da vizinhança favorito surgiu no universo cinematográfico ao longo de três versões distintas desempenhadas respetivamente por Tobey Maguire, Andrew Garfield e mais recentemente, Tom Holland.

Estes três atores trouxeram para a personagem criada em 1962 por Stan Lee (o criador do Homem-Aranha que teve participações especiais nos diferentes filmes) e Steve Ditko, perspetivas diferentes, mas com características bem únicas para representarem o inteligente Peter Parker de um modo bem próprio que não conseguimos imaginar mais ninguém a fazê-lo e sem dúvida, fizeram a diferença, cada um à sua maneira.

Num total, o super-herói da Marvel esteve presente em 13 filmes, nos quais 3 foram protagonizados por Tobey Maguire (2002-2006), 2 tiveram Andrew Garfield no papel principal e mais 7 por parte de Tom Holland. Além disso, temos um projeto animado designado por Homem-Aranha: No Universo Aranha que estreou em 2018.

Vamos então recordar as participações do Homem-Aranha ao longo do universo cinematográfico?

  1. Homem-Aranha (2002)

Tobey Maguire foi o primeiro ator a interpretar o Homem-Aranha numa trilogia de Sam Raimi que foi um autêntico presente para os fãs deste super-herói. Além disso, este primeiro filme teve a participação de Willem Dafoe como o vilão Duende Verde, Kristen Dunst, James Franco, J.K.Simmons, Cliff Robertson, Rosemary Harris e Joe Manganiello.

A história desenrola-se à volta de Peter Parker que ganha poderes após ter sido picado por uma aranha geneticamente modificada e enfrenta o vilão Duende Verde (Willem Dafoe). Peter é um jovem estudante que vive com os seus tios, Ben (Cliff Robertson) e May (Rosemary Harris), desde que os seus pais faleceram. Inteligente e com um grande interesse pela ciência, Peter tem dificuldades em se relacionar com os seus colegas, por ser tímido e considerado como um nerd.

Temos a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento dos poderes de Peter Parker e da paixão que ele tem por Mary Jane (Kristen Dunst). Temos ainda, uma cena mais emocionante protagonizada por Peter e pelo seu tio Ben que dá o conselho mais importante para este herói e que se transformou num lema que nunca iremos esquecer. Também é abordada a jornada do Peter a trabalhar como fotógrafo num jornal, tornando-se assim, no fotógrafo oficial do Homem-Aranha e muito mais.

  1. Homem-Aranha 2 (2004)

Tobey Maguire continua a interpretar o Homem-Aranha neste segundo filme realizado por Sam Raimi, mas desta vez o vilão é o Doutor Octopus, desempenhado por Alfred Molina que foi muito elogiado. No elenco também temos Kristen Dunst, James Franco, J.K.Simmons e Rosemary Harris, sendo que a história teve cenas de luta fantásticas, surpreendendo os fãs com a sua qualidade arrebatadora e foi considerado como um dos melhores filmes deste super-herói.

Após vencer o Duende Verde, a vida de Peter Parker está num verdadeiro caos, devido à sua vida dupla como o Homem-Aranha. Depois de falhar numa experiência científica, o cientista Otto Octavius (Alfred Molina) acaba por se tornar no vilão Doutor Octopus com os seus tentáculos de metal que tem uma sede de vingança pelo Homem-Aranha.

Peter agora está na faculdade e tem de enfrentar as dificuldades da vida adulta e o dilema sobre se deve continuar ou não a ser o Homem-Aranha que pode vir a prejudicar tanto a sua vida pessoal como a profissional. Além disso, ele vai ter de lidar com o ódio que o seu melhor amigo Harry Osborn (James Franco) tem pelo Homem-Aranha por considerá-lo como o culpado pela morte do seu pai. E ainda, Peter continua a esconder o amor que sente por Mary Jane (Kristen Dunst).

  1. Homem-Aranha 3 (2007)

Este foi o último filme que teve Tobey Maguire a interpretar o super-herói e Sam Raimi como o realizador que dividiu as opiniões dos fãs, devido a algumas falhas no argumento. Kristen Dunst, James Franco, Topher Grace, Bryce Dallas Howard, Thomas Haden Church, Rosemary Harris e J.K.Simmons também fizeram parte do elenco.

Peter Parker conseguiu equilibrar a sua vida entre os seus deveres como o Homem-Aranha e o seu relacionamento com Mary Jane (Kristen Dunst). Porém, o seu sucesso como herói faz com que Peter fique demasiado confiante e passe a ter um comportamento completamente diferente para com as pessoas que se importam com ele. Ele também vai enfrentar Flint Marko (Thomas Haden Church) mais conhecido como o Homem-Areia que está relacionado com a morte do seu tio Ben, o seu amigo Harry Osborn (James Franco), o novo Duende Verde que quer vingar-se pela morte do seu pai e por fim, Eddie Brock (Topher Grace), um jornalista rival que possui o symbiote Venom. Por fim, Peter vai ter várias mudanças na sua personalidade, devido a um symbiote que se adapta a ele e ao seu uniforme de Homem-Aranha que se transforma num fato mais negro.

  1. O Fantástico Homem-Aranha (2012)

Dez anos depois de ter estreado o primeiro filme do Homem-Aranha foi tempo de ser criada uma nova visão da personagem da Marvel totalmente independente que não foi bem aceite pela crítica. Em 2012 estreou O Fantástico Homem-Aranha com Andrew Garfield a desempenhar o papel de Peter Parker e realizado por Marc Webb. Do elenco também fez parte Emma Stone, Rhys Ifans, Sally Field, Martin Sheen, Denis Leary, Campbell Scott e Irrfan Khan.

Nesta nova versão da saga, o super-herói adolescente Peter Parker aprende a lidar com os seus recém-descobertos poderes enquanto enfrenta o temível vilão Lagarto.

Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e muito estudioso que iniciou recentemente um namoro com Gwen Stacy (Emma Stone), a sua colega de escola. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos seus pais. Um dia, Peter encontra uma mala misteriosa que pertenceu ao seu pai, sendo que este artefacto faz com que ele visite o laboratório do Dr. Curton Connors (Rhys Ifans) que é também o vilão Lagarto. Enquanto este jovem procura por respostas, relativamente ao que aconteceu com os seus pais e desenvolve as suas habilidades, ele também entra num conflito perigoso com o Lagarto.

  1. O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro (2014)

Andrew Garfield voltou mais uma vez a protagonizar esta personagem bem popular que é realizado por Marc Webb e se desenrola dois anos após os eventos do primeiro filme desta versão. No elenco fez parte Emma Stone, Sally Field, Jamie Foxx, Dane DeHaan, Paul Giamatti, Denis Leary, Marton Csokas e Felicity Jones.

O Homem-Aranha enfrenta Rhino e o poderoso Electro (Jamie Foxx) enquanto tenta cumprir a promessa de proteger Gwen Stacy (Emma Stone) dos perigos da sua vida de super-herói. Ao mesmo tempo, vários inimigos tomam conta da cidade e a formatura da escola aproxima-se. Neste contexto surge Electro que consegue manipular a eletricidade e vai desafiar as habilidades do Homem-Aranha, mas o super-herói poderá contar com a ajuda do seu velho amigo Harry Osborn (Dane DeHaan) para descobrir novos segredos sobre o seu passado.

Peter Parker adora ser o Homem-Aranha, por mais que isso o possa colocar em situações bem complicadas, principalmente com a sua namorada Gwen Stacy e a sua tia May (Sally Field), mas ele tenta equilibrar da melhor forma possível.

Aproveito para vos contar uma pequena curiosidade deste filme. Em 2014, tive a oportunidade de fazer uma viagem a Nova Iorque e acabei por assistir às filmagens deste filme, cuja cena pode ser vista nos primeiros segundos desta produção. Podem ver o vídeo que fiz dos bastidores da gravação dessa cena aqui.

  1. Capitão América: Guerra Civil (2016)

A personagem do Homem-Aranha foi introduzida no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) justamente neste filme dedicado ao Capitão América (Chris Evans) com a realização de Anthony e Joe Russo. Desta vez temos Tom Holland a assumir o papel do super-herói até aos dias de hoje, sendo que criou um impacto eficaz e imediato nos fãs do Homem-Aranha e da própria Marvel, tornando-se no ator que mais vezes interpretou Peter Parker (3 filmes a solo, 3 juntamente com os Vingadores e por último num a participar numa cena pós-crédito) e eu acredito que ainda o vamos ver por muito mais tempo no MCU.

Steve Rogers é o atual líder dos Vingadores. O ataque de Ultron fez com que o governo arranjasse alguma forma de controlar estes super-heróis, pois os seus atos podiam afetar toda a humanidade. Essa decisão vai fazer com que haja um conflito intenso entre o Capitão América e Tony Stark (Robert Downey Jr.), o famoso Homem de Ferro.

No filme, Peter Parker é recrutado por Tony Stark para se juntar à sua equipa de Vingadores para impedir Steve Rogers e companhia de se oporem aos Acordos de Sokovia.

Apesar de não aparecer muitas vezes neste filme, esta nova versão adolescente mais humilde de Peter Parker com um humor mais caricato fez toda a diferença que acabou por ser mais parecido á sua personagem na banda desenhada. Foi uma ótima surpresa sempre que a personagem surgia, principalmente quando roubou o escudo do Capitão América e onde tivemos a oportunidade de acompanhar as suas cenas de ação, criando um interesse para ver mais o Tom Holland no papel e nos seus filmes a solo.

  1. Homem-Aranha: Regresso a Casa (2017)

Este é o primeiro filme a solo com Tom Holland a desempenhar o papel de Homem-Aranha na MCU que tem a realização de Jon Watts e traz elementos novos e divertidos a esta história, sendo que esta adaptação funcionou perfeitamente, em que as cenas de ação merecem destaque e com menções à banda desenhada, ao mesmo tempo que também fez ligações com os restantes filmes do universo da Marvel, conquistando assim, os fãs. Para além do protagonista, no elenco temos Michael Keaton, Jon Favreau, Zendaya, Donald Glover, Jacob Batalon, Marisa Tomei, Robert Downey Jr., Laura Harrier e Tony Revolori.

Peter Parker regressa ao quotidiano como estudante até á chegada de um inimigo abutre, que se revela uma oportunidade para dar provas como super-herói.

A história acompanha Peter que tenta conciliar as dificuldades que tem na sua escola secundária com o seu estágio nas Indústrias Stark como super-herói, tendo iniciado cerca de dois meses depois dos acontecimentos do filme Capitão América: Guerra Civil. Ao seu lado tem o seu mentor Tony Stark (Robert Downey Jr.), o seu melhor amigo Ned (Jacob Batalon), mas também temos a oportunidade de conhecer Michelle (Zendaya), Flash (Tony Revolori) e Liz (Laura Harrier).

Peter luta contra criminosos de pouca importância nas redondezas e ele acaba por agir por conta própria quando descobre o que o Abutre (Michael Keaton) está a fazer, considerando que ele possa ter encontrado a sua verdadeira missão, mas não será tão fácil como ele imaginava. O vilão Abutre construiu a sua armadura a partir da tecnologia dos Chitauri que chegaram à Terra na altura da Batalha de Nova Iorque, no primeiro filme dos Vingadores (2012). Por isso, o jovem Peter Parker tem o apoio emocional da tia May (Marisa Tomei), a ajuda dos seus amigos e os conselhos de Tony Stark para ele enfrentar esta nova ameaça.

  1. Homem-Aranha: No Universo Aranha (2018)

Pela primeira vez é abordado o multiverso que reuniu 6 versões deste herói e teve a participação de Stan Lee, mas através de um filme de animação que venceu prémios, tais como o Óscar e o Globo de Ouro para Melhor Filme de Animação em 2019, fazendo história no cinema. Tem a realização de Bob Persichetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman, sendo que temos no elenco de vozes: Shameik Moore, Jake Johnson, Hailee Steinfeld, Mahershala Ali, Lily Tomlin, Luna Lauren Velez, Kimiko Glenn, Nicolas Cage, entre outros.

Com este filme, temos a oportunidade de conhecer 6 versões diferentes desta personagem que prometeu surpreender, cumpriu com resultados satisfatórios e criou uma dinâmica imediata com o público. A história segue Miles Morales (Shameik Moore), um adolescente de Brookyln que se aventura neste magnífico universo e descobre quem mais é um herói aranha, sendo que ganhou os seus poderes após ter sido picado por uma aranha geneticamente modificada. No seu mundo, Peter Parker morreu ao enfrentar o Rei do Crime, enquanto tentava impedir que o vilão ligasse um acelerador de partículas que poderia dar acesso a outros universos. Quando outras 5 versões do Homem-Aranha surgem no universo de Morales, eles unem-se para defrontar Wilson Fisk e os restantes vilões para que assim possam retornar aos seus mundos e destruírem o acelerador.

  1. Vingadores: Guerra do Infinito (2018)

Este é um dos últimos dois filmes dos Vingadores que tiveram um resultado épico e memorável para o público e admiradores da MCU e teve a participação de Tom Holland como o nosso amigo da vizinhança que depois iria ter uma ligação direta com o segundo filme a solo deste super-herói. Realizado por Anthony e Joe Russo, também fez parte do elenco: Robert Downey Jr., Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Chadwick Boseman, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Zoe Saldana, Josh Brolin, Chris Pratt, entre outros.

A história aborda o facto de Thanos (Josh Brolin) estar cada vez mais próximo de atingir o seu objetivo de possuir todas as Joias do Infinito para assim usá-las para eliminar metade do universo, garantindo a sobrevivência da restante.

É um evento inesquecível em que podemos ver a reunião de todos os heróis que foram apresentados nos últimos tempos pela Marvel com o objetivo de lutarem contra um inimigo em comum. É explorada a relação entre Peter e Tony Stark (Robert Downey Jr.) e vemos a interação divertida do nosso Homem-Aranha com os Guardiões da Galáxia.

  1. Vingadores: Endgame (2019)

Esta é a conclusão épica da Saga do Infinito que se tornou num fenómeno global aclamado pela crítica e pelo público, sendo realizado por Anthony e Joe Russo e manteve-se o mesmo elenco, incluindo Tom Holland.

Este confronto dramático coloca os Vingadores contra Thanos (Josh Brolin). Após eventos devastadores terem eliminado metade da população mundial e fraturado as suas fileiras, os heróis restantes lutam para avançar. Mas têm de se unir para restaurar a ordem e a harmonia no universo e reaver os seus entes queridos.

Peter Parker (Tom Holland) só surgiu lá mais para a frente do final do filme, pois ele foi uma das vítimas de Thanos quando ele utilizou as Joias do Infinito. Porém, ele conseguiu brilhar na mesma com a sua presença na batalha imperdível contra Thanos, sendo constituída por muita ação e alguma comédia à mistura e foi tão bom ver o reencontro dele com Tony Stark (Robert Downey Jr.) que traz para o público, uma mistura de emoções.

  1. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

O segundo filme a solo do super-herói tem a realização de Jon Watts com Tom Holland a regressar ao seu papel de Homem-Aranha e no elenco também tivemos Samuel L. Jackson, Jake Gyllenhaal, Marisa Tomei, Jon Favreau, Zendaya, Jacob Batalon, Cobie Smulders, Ben Mendelsohn, J.K.Simmons, entre outros. É uma história eficiente com um bom amadurecimento do protagonista que continua a cativar instantaneamente o espetador num ambiente diferente e desta vez com vistas bonitas de diferentes destinos da Europa, tais como, Veneza, Paris e Londres.

Após os eventos de Vingadores: Endgame, o Homem-Aranha vê-se obrigado a dar um passo em frente e encarar novas ameaças num mundo que mudou para sempre.

Durante o verão, Peter Parker (Tom Holland) vai com os seus amigos passar férias na Europa, porém acaba por tomar um rumo inesperado quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) aparece no seu quarto de hotel para recrutá-lo para uma missão. Com o seu uniforme espetacular de Homem-Aranha, Peter ajuda Fury e Mysterio (Jake Gyllenhall) a impedir que entidades malignas possam causar destruição pelo continente, ao mesmo tempo que ele lida com a perda do seu mentor. Porém, as coisas nem sempre são o que parecem!

  1. Venom: Tempo de Carnificina (2021)

Este é um filme realizado por Andy Serkis e protagonizado por Tom Hardy que continua a contar as aventuras de Eddie Brock e o seu parceiro Venom. O elenco também é constituído por Woody Harrelson, Michelle Williams, Reid Scott e Naomie Harris.

Neste caso temos uma participação pequena de Peter Parker na cena pós-créditos desta produção. Nesta cena, nós vemos Eddie Brock (Tom Hardy) a conversar com Venom que revela informações sobre o multiverso e é quando a criatura dá uma ligeira amostra dos universos paralelos. De repente, tudo o que está ao redor do Eddie muda e o seu quarto de hotel transforma-se, sendo que desta vez não foi culpa do Venom. Ele vê o jornal de notícias na televisão, cuja notícia é sobre a revelação da identidade de Peter Parker (Tom Holland) como o Homem-Aranha e essa foi exatamente a mesma cena que foi vista no final do filme de Homem-Aranha: Longe de Casa.

  1. Homem-Aranha: Sem Volta a Casa

Por fim, temos a participação mais recente do nosso Homem-Aranha com o seu terceiro filme a solo, protagonizado por Tom Holland com a realização de Jon Watts e com o regresso de personagens clássicas deste universo. Benedict Cumberbatch, Zendaya, Jacob Batalon, Jon Favreau, Marisa Tomei, J.K.Simmons, Willem Dafoe, Alfred Molina e Jamie Foxx são alguns dos nomes que também entraram nesta produção. Ainda pode ser visto nos cinemas portugueses e é considerado como um dos melhores filmes feitos até hoje no universo da Marvel que foi sem dúvida, épico, transformador e repleto de surpresas que abre as portas para muitas mais maravilhas ao longo do futuro da MCU.

Pela primeira vez na história cinematográfica do Homem-Aranha, a identidade do nosso herói amigo da vizinhança é revelada, colocando as suas responsabilidades de super-herói em conflito com a sua vida pessoal e colocando em risco aqueles com quem se preocupa. Quando Peter (Tom Holland) pede ajuda ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para restaurar o seu segredo, o feitiço abre um buraco no seu mundo, libertando os vilões mais poderosos que já lutaram contra o Homem-Aranha em qualquer universo. Agora, Peter terá de superar o seu maior desafio até hoje, que não alterará apenas o seu próprio futuro para sempre, mas também o futuro do Multiverso.

O Homem-Aranha é das minhas personagens favoritas na Marvel e todos os atores que interpretaram este super-herói conseguiram fazer um bom trabalho, mas a versão de Tom Holland é sem dúvida, das minhas preferidas que traz um Peter Parker bem carismático e divertido.

Qual foi a vossa participação favorita do Homem-Aranha no universo cinematográfico?

 

 

 

LÊ TAMBÉM

Disney encanta com o filme “Encanto”

 

 

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.