Destaques
O Bando: uma nova versão do mundo de Sherlock Holmes

Quem gosta das histórias das aventuras de Sherlock Holmes e companhia? Então preparem-se para mais uma visão deste universo com um pouco de mistério, investigação e terror à mistura!

O Bando ou The Irregulars (nome original) é a nova série original da Netflix, baseada nas personagens dos livros do Sir Arthur Conan Doyle. Constituída por uma temporada com oito episódios, a sértie estreou no passado dia 26 de Março.
Durante a era Vitoriana (No século XIX), Bea (Thaddea Graham), Jessie (Darci Shaw), Billy (Jojo Macari) e Spike (McKell David) são um grupo de jovens que vivem nas zonas mais desonrosas, obscuras e sujas da cidade de Londres. Um dia, Bea recebe a visita inesperada do Dr. John Watson (Royce Pierreson), parceiro do misterioso, Sherlock Holmes (Henry Lloyd-Hughes) que quer recrutá-la, juntamente com os seus amigos, para recolherem informações úteis que podem fazer a diferença para a resolução de casos estranhos e macabros relacionados com o sobrenatural. A eles junta-se Leopold (Harrison Osterfiel), que, apesar de ter uma vivência diferente dos outros, vai ajudá-los a desvendar os enigmas e pistas que vão surgindo em cada investigação. Será que Bea, Jessie, Billy, Spike e Leo vão conseguir resolver os crimes que estão a aterrorizar a população desta cidade britânica?
Esta não será uma tarefa nada fácil para este bando, pois forças obscuras aproximam-se de Londres com objetivo de trazer ataques horríveis, caos e destruição, criando uma imensa ameaça para todos.
Quando eram mais novos e já como órfãos, Bea, Jessie, Billy e Spike viveram num reformatório que não tinha as melhores condições, nem as melhores pessoas a cuidarem deles e, por isso, tiveram de sobreviver o melhor que conseguissem até que acabaram por crescer nas ruas e passaram a viver numa cave húmida. Mas, apesar de todas as adversidades que se atravessaram no caminho de cada um, este quarteto corajoso e ousado continua a lutar uns pelos outros aconteça o que acontecer. Para além disso, eles aceitaram Leo, que se juntou ao grupo e que acabou por criar uma ligação próxima com todos os elementos – principalmente com Bea.
Tudo muda na vida deste bando quando são contratados pelo médico John Watson e o seu parceiro, Sherlock Holmes, para investigarem casos relacionados com o sobrenatural em que não faltam violência e sangue. Estes adolescentes podem chegar a locais que os adultos, principalmente alguém que faça parte de uma classe social alta não consegue. Por isso, nada mais será como era dantes! Bea, Jessie, Billy, Spike e Leo vão ter uma jornada de aventuras e desafios, que inclui desvendar mistérios, enigmas, lutar contra monstros, investigar fenómenos paranormais e mortes violentas, ao mesmo tempo que têm de lidar com os seus próprios problemas, traumas e consequências dos seus atos. Eles terão de fazer o que for preciso para salvarem não só Londres, mas também o resto do mundo. Até quem sabe um dia, eles se tornam especialistas em resolver crimes sobrenaturais.
As personagens que se destacaram
Beatrice ou Bea é uma pessoa muito inteligente e responsável, com um bom coração, apesar de ter o seu lado mais frio, impulsivo e autoritário. Ela é a líder deste bando e passou por situações muito difíceis na vida, mas nunca desistiu. Principalmente no que toca à sua irmã mais nova, Jessie, pois quer que ela esteja sempre bem e segura. A relação entre estas duas irmãs é, sem dúvida, bonita de se acompanhar. Será que Bea vai conseguir proteger a sua irmã?
Jessie tem um feito que é diferente da sua irmã mais velha. Ela é muito simpática e sensível, mas tem dificuldades em dormir descansada, pois tem constantemente pesadelos que são assustadores e que, para ela, parecem demasiado reais. Ela tem mesmo muitas dificuldades em lidar e estes sonhos ao longo dos episódios. Será que estes pesadelos têm um propósito?
Esta é das personagens que tem um melhor amadurecimento ao longo da história, porque começamos a chegar à conclusão que Jessie é especial e tem uma mediunidade poderosa, um tipo de do: ela consegue ver coisas peculiares que os outros não conseguem. Inicialmente, ela sempre achou que a tratavam de uma forma diferente e que até era louca, mas aos poucos temos a oportunidade de saber mais sobre o significado dos seus pesadelos, conhecer suas extraordinárias habilidades e ver sua transformação na pessoa que precisa de se. Será que esta rapariga pode ter um papel fundamental para lutar contra a escuridão que está prestes a chegar a Londres e os monstros que vão surgindo?
Por fim, temos Leopold ou Leo, que é um rapaz perspicaz que tem um bom conhecimento geral, principalmente em tudo o que esteja relacionado com livros. Ao contrário dos outros membros do grupo, ele não cresceu nas ruas e teve uma vida luxuosa e uma educação ao mais alto nível, sendo que isso não evitou que ele se sentisse sozinho e isolado e se considerasse como uma pessoa quebrada, pois nunca teve amigos e as pessoas ao seu redor só estavam presentes para servi-lo.
Pois é, Leo é o filho da rainha de Inglaterra e como tem uma saúde debilitada, ele sempre foi impedido de sair do palácio. Leo tem o desejo de viver uma vida normal e simples com liberdade e independência, conhecendo todos os cantos da cidade de Londres e por isso, ele esconde segredos sobre a sua verdadeira identidade aos restantes membros do grupo. O que será que irá acontecer quando os seus novos amigos souberem quem Leo é na realidade?
Uma versão com elementos sobrenaturais que prende a atenção
O Bando é uma série policial que tem mistério, terror, suspense, romance e muitas aventuras pelo caminho, sendo constituída por crimes que assumem um aspeto assustador e revelações que até vão surpreendendo e também abordando assuntos relacionados com o paranormal, o preconceito, a magia, o oculto ou o efeito que o poder pode ter nas pessoas que nem sempre o utilizam com boas intenções.
Tem uma boa reconstrução da época do século XIX, a nível de cenários e figurinos mesmo que a história tenha partes mais modernas que vão sendo apresentadas, como foi o caso da banda sonora escolhida, mas também mostra a diferença entre classes sociais, seja uma vida com mais luxo ou uma vida repleta de pobreza. A história é feita num modo que seja bem compreendida pelo público, com uma boa fotografia, edição e efeitos especiais, fazendo com que cative e crie interesse em acompanhar cada um dos seus episódios.
Não foi pensada para os fãs mais tradicionais deste universo do Sherlock Holmes, mas é sempre curioso ver o que ainda pode vir a ser criado mesmo que sejam versões diferentes com cenas misteriosas a surgirem e neste caso por ter uma vertente mais sobrenatural, eu estava curiosa para ver. Infelizmente, eu não consegui identificar-me com a perspetiva utilizada para as personagens do Sherlock Holmes e do John Watson, sendo que aquelas que são desempenhadas na série Sherlock continuam a ser as minhas favoritas.
O Bando é uma visão diferente daquilo que estamos habituados a ver no mundo de Sherlock Holmes e companhia que tem a participação de personagens icónicas, com uma mensagem importante sobre lutar contra os nossos medos e até pode não ser totalmente fiel à época inserida, mas não importa, sendo que tem um tom que me espantou pela forma como tudo foi produzido, em que se destacaram este grupo de jovens que se tornaram grandes aliados de John Watson e Sherlock Holmes na investigação de crimes, mesmo que não tivessem os respetivos créditos. Este grupo não foi escolhido por acaso, pois cada um dos seus membros tem uma função a desempenhar que acabou por fazer toda a diferença e para além disso, eles vão tentar chegar à solução necessária para resolverem tanto o aparecimento de eventos inexplicáveis como de crimes sobrenaturais.
Será que vamos voltar a ver Bea, Jessie, Billy, Spike e Leo a investigarem mais casos sobrenaturais? Eu gostaria de ver, mas para isso suceder, nós teremos de aguardar para saber se esta série será ou não renovada para uma segunda temporada. Até isso acontecer, eu aconselho-vos a verem esta maratona divertida de oito episódios que vale mesmo a pena, em que contém momentos bem interessantes e assim, aproveitem para mergulhar no mundo das investigações que neste caso tem pelo meio, o seu lado mais paranormal.
