fbpx
Siga nossas redes sociais!

Cinema

Fato Macaco: Análise ao Documentário

Imagem do avatar

Publicado

a

Fato de Macaco

Realizado por André Costa e protagonizado por Rui Paixão, Fato de Macaco é um documentário ambientado na cidade de Setúbal, reflete sobre a vida de alguns bairros da cidade, como “Pescadores” e “Grito do Povo”, e das lutas passadas que marcaram as condições laborais das gerações presentes e futuras. Nestes dois bairros, vivem apenas 1500 pessoas, a maior parte com conexões à pesca e à indústria das conservas. Esta não é uma história normal, é uma história com lutas, contra a ditadura, pelos direitos sociais e laborais e pela agitação criativa do pós-25 de abril.

O documentário apenas apresenta um personagem com um fato-macaco, o de Rui Paixão, que recolhe o lixo e dispõem-se a ouvir os testemunhos dos habitantes locais. Sem existir uma explicação para a sua presença, este misterioso personagem ouve histórias destes locais, as suas lutas e os lamentos das más condições de trabalho que este povo passa em vários sectores de actividade da zona. Apesar de não apresentar uma resposta sonora ou gestual, este personagem comunica com a dança e com todas as suas expressões corporais. O coração dos habitantes do bairro expande-se ao torná-lo um deles, e apenas aceitar que este “ser” é como se fosse família.

Outro tema que podemos retirar do documentário, é a precariedade dos artistas de rua, que vão sobrevivendo de esmolas e enquanto habitam em condições horríveis. Assim como o realizador afirma “… faltam mais artistas de bairro, mais artistas que saiam das grandes cidades, que saiam dos seus egos de entregar produtos que acabam em três dias.”.

Tecnicamente, o documentário exerce bem o seu formato e apresenta um estilo caseiro, com uma iluminação bem natural e no estilo do “guião” improvisado, assim como o próprio Rui Paixão descrever: “Sem guião, uma equipa de filmagens e uma personagem invadem os bairros para, em conjunto com a comunidade, gravarem um filme. Em conquista do inútil dando voz ao que importa, houve histórias partilhadas a “falar para o boneco” e “a equipa regressou a casa com um arrepio de um projeto honesto e belo cumprido”; que conecta bastante o espectador e esta comunidade de Setúbal, fazendo no final, após risos e lágrimas, aproximarmo-nos demasiado de um povo que 48 minutos antes não sabíamos que existia.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um jovem rapaz que adora o mundo do Cinema e da Televisão. É técnico de som e por isso o seu amor reside nas bandas sonoras. A sua inspiração é o Hans Zimmer e o John Williams. Adora ficção científica e super-heróis, mas não descarta as outras áreas.

Mais artigos