fbpx
Siga nossas redes sociais!

Destaques

Análise Sonic Superstars – Regresso às origens

Imagem do avatar

Publicado

a

Sonic

Sonic Superstars é uma verdadeira homenagem aos clássicos da franquia, sendo que traz também novidades e surpresas para os fãs do ouriço mais adorado do mundo. O jogo tenta regressar às origens, mantendo um fator novidade que pode ou não ter sido o ponto fraco deste novo título.

A narrativa decorre nas Northstar Islands, onde o Dr. Eggman transformou animais em robôs chamados Badniks. Sonic, Tails, Knuckles e Amy devem impedir os planos de Eggman para dominar o mundo com as sete Esmeraldas do Caos. A história é contada através de cutscenes em formato de anime, o que traz também uma certa nostalgia ao relembrarmos animações como Sonic X. Esta narrativa divide-se em três histórias subsequentes, espalhando-se por onze zonas no total, cada uma dividida em três atos. As zonas são  variadas no design e desafio, das mais fáceis às mais difíceis. Algumas zonas têm elementos interativos que permitem ao jogador explorar melhor o ambiente ou encontrar itens escondidos, enquanto outras têm boss fights que exigem estratégia e habilidade para serem derrotados.

Sonic

De facto os bosses são um ponto confuso neste jogo. Apesar de parecerem em geral um bom desafio, conforme vamos progredindo, atinge o pico no boss final ao torna-se absurdamente difícil. De tal forma que não se sente que acompanha de forma gradual a progressão na dificuldade e na história, são mudanças bruscas que exige inúmeras horas de repetição no mesmo nível. Isto pode ser frustrante para quem não está habituado ao estilo de gameplay ou até quem não consegue acompanhar o ritmo (o pouco que existe) dos níveis.

Alguns níveis são também extremamente confusos, com secções onde parece que existem “travões” intencionais ao fluxo e velocidade do jogo. Sonic sempre foi um jogo de velocidade, logo, qual a ideia de travar a velocidade do ouriço azul? Alguns níveis podem até ficar repetitivos ou monótonos após um certo ponto.

A jogabilidade é baseada no clássico 2D dos jogos anteriores do Sonic, mas também oferece novas mecânicas e habilidades para cada personagem. As habilidades são atribuídas com as esmeraldas do caos que vamos recolhendo e aprendendo a usar. Dentro das habilidades temos um ataque de fogo, a opção de criar diversas cópias da personagem, transformar em água, entre outros. Com a condicionante de podermos apenas ativar uma vez cada uma por boss fight, e de não ser nada prático escolher e ativar estas habilidades.

Sonic

Outro ponto negativo é a falta de polimento em alguns aspetos técnicos. Diversos bugs gráficos ou sonoros que podem prejudicar a imersão do jogador ou causar problemas na conexão online. Há ainda alguns bugs mais severos que bloqueiam completamente o jogo, e que nos fazem voltar muito atrás no progresso. Estava a jogar em co-op o boss final e por duas vezes, quando o player 1 perdeu, mas o player 2 estava no ar com o Tails, o boss e o Tails começam a cair para fora do mapa, sem haver forma de sair daquele loop ou perder. Obrigou a reiniciar todo o ato final e a perder sete minutos de progresso. Perder o progresso em si já é chato no jogo em geral, porque há imensas situações em que os níveis são longos, ou estamos presos num boss depois de 10 minutos num ato, e temos de reiniciar tudo de novo, sem haver checkpoints e save points justos para manter o progresso em geral.

Sonic

O jogo tem um modo cooperativo local e online que permite até quatro pessoas jogarem juntas. Conta ainda com um modo que permite jogar online contra outros jogadores. O modo cooperativo é divertido e desafiador ao mesmo tempo, já que exige coordenação entre os todos mas também alguma noção de ecrã, pois se estivermos em co-op local fica por vezes muito difícil acompanhar e alguém fica sempre para trás e a necessitar de respawn.

Sonic Superstars tem um estilo gráfico que mistura pixel art com 3D e um visual que é retro e ao mesmo tempo moderno. Os cenários são coloridos e variados, de florestas às cidades abandonadas. Os personagens são bem desenhados e as animações em geral são fluidas e bem sincronizadas com os movimentos dos jogadores. Por isso neste ponto não há muito a apontar, visto que combina a nostalgia com a atualidade.

A banda sonora é composta por músicas originais que combinam com cada zona e personagem, sendo que conta com músicas animadas e cativantes, com ritmos variados que vão do rock até pop.

Sonic

No geral, Sonic Superstars é um bom jogo que vale a pena para os fãs da franquia Sonic. O jogo tem uma história interessante e divertida, uma jogabilidade variada e desafiadora, um visual bonito que mistura a nostalgia com a novidade e uma banda sonora animada que encaixa com a gameplay. A dificuldade crescente e desproporcionada, a falta de polimento técnico os bugs graves, a repetição ou monotonia de alguns níveis e os save points pouco justos, mancham a qualidade geral do que podia ser um dos melhores títulos de Sonic dos últimos anos.

7/10


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Apaixonada pela cultura geek e principalmente pelo gaming desde pequenina, quando ficava horas seguidas a jogar consola. Jogar apenas deixou de ser suficiente para saciar o apetite por videojogos, então logo começou a fazer vídeos, a falar e a escrever sobre videojogos. Como uma paixão geek nunca vem só, adora ver animes, séries e filmes. Pelo caminho ainda vai aprimorando a sua veia musical.

Mais artigos