BD & Literatura
A Vida, o Universo e Tudo o Resto – A paródia da vida
O terceiro livro da saga “À Boleia Pela Galáxia”, “A Vida o Universo e Tudo o Resto”, ganha uma nova edição e mantém o tom: a loucura dentro do humor, dentro da aventura. Depois do segundo volume da saga, “O Restaurante no Fim do Universo”, que deixou um pouco a desejar, não se podia ir numa direção mais acertada.
AVISO: esta crítica não é uma verdade absoluta, ou talvez é?
Como é que se lê este livro?
Não há forma certa nem errada. Deve ler-se este livro de mente aberta e espírito flexível. A saga é um clássico da ficção científica humorística que, ao terceiro livro, mantém um dos seus melhores detalhes: uma narração gloriosa, onde a perceção da ação aos olhos do narrador chega a ser melhor do que a ação por si só.
Nesta paródia da vida com um conteúdo crítico e atual, tudo o que é sério parece piada e vice-versa. Não faltam questões profundas sobre o ser e piadas que se repetem sem se tornarem repetidas (se procuram sentido, já devem ter percebido que não é neste livro que o encontram).
Há aliens estranhos, robots mortais, naves espaciais, viagens no tempo e só fica a faltar mais tempo de antena ao Zaphod Beeblebrox. O enredo é interessante e imersivo, sem nunca sabermos com o que contar, pela quantidade de absurdo utilizada. Se procuram um livro, ou saga, cheio de ação, divertido e que, quem sabe, vos possa colocar a pensar em questões fundamentais da vida, este é para vocês.
Querem mesmo saber a verdade?
SINOPSE
Arthur Dent, encontra-se abandonado há cinco anos na Terra Pré-Histórica e continua aterrorizado pela rotina monótona e assustadora, onde permanece preso. Mas o que será melhor? Uma rotina monótona ou uma nova aventura com Ford Perfect para salvar o universo. Nesta nova aventura, os nossos heróis juntam-se a Slartibasfast, Trillian e Beeblebrox e seguem uma base humorística de inimigos e situações peculiares.
“A Vida, o Universo e Tudo o Resto” de Douglas Adams, traduzido e editado pela Saída de Emergência, já está à venda em todas as livrarias.
Podes ler outras análises a livros aqui.