Destaques
Gran Turismo 7 | Análise
Gran Turismo é uma franquia que acompanho desde o seu primeiro título lançado para a PlayStation 1. Na época lembro-me de ficar presa ao jogo pela vontade que tinha de terminar todas as corridas em primeiro, de conseguir o ouro em todas as cartas de condução e de conseguir comprar os carros que mais queria, e sem dúvida que não descansei até conseguir o Dodge Viper GTS, que continua a ser o meu carro favorito até aos dias de hoje. Muitos foram os títulos de Gran Turismo que foram lançados, mas nenhum criou em mim o mesmo sentimento que o primeiro título criou. Mas agora com Gran Turismo 7 tudo isso mudou, e voltei a sentir toda a emoção que é jogar o rei dos simuladores de corridas. Gran Turismo 7 chegou à PlayStation 4 e PlayStation 5 com gráficos e jogabilidade de nova geração, um sentimento nostálgico, e muitas novidades e modos de jogo novos.
Mapa Mundial
O Mapa Mundial vai ser a grande central de todo o nosso jogo. Aqui podemos escolher o que queremos fazer no jogo. Se é ir ao Café, às missões, ao centro de condução, às lojas, etc.
O Café é como se fosse a nossa campanha principal no jogo. Aqui recebemos ementas que funcionam como quests, em que precisamos de cumprir os objetivos para as concluir. A grande maioria das ementas tem como objetivo desbloquear coleções de 3 carros. Para conseguirmos estes carros são desbloqueadas corridas, que se as conseguirmos terminar entre os 3 primeiros lugares recebemos um desses carros no final. Conseguindo os 3 carros da ementa, o dono do Café, Luca, conta a história daquela coleção de carros. Outros tipos de ementas incluem visitar certas zonas do Mapa Mundial, competir em campeonatos ou personalizar partes específicas dos carros. Ao concluirmos as ementas recebemos também prémios, que podem ser pistas novas, novas localizações no mapa mundial, créditos ou bilhetes de roleta. Estes bilhetes de roleta servem para tentar a nossa sorte numa roleta, que apresenta logo as nossas possibilidades de prémio ao começar, e que anda à roda até parar no nosso prémio. Os prémios da roleta variam entre créditos, carros, convites de marcas e até peças para o carro. Sempre que desbloqueamos um carro, seja ganho ou comprado, subimos também o nosso nível de colecionador, que é necessário para aceder a certas zonas e realizar algumas atividades no jogo. Ao total temos 39 ementas para concluir, sendo que a última é focada no grande campeonato. Ao concluirmos esta última ementa podemos ver os créditos finais do jogo, indicando que terminámos a campanha do mesmo, mas isso não significa que podemos encostar à box depois disso!
O Centro de Condução é um clássico que vem desde o primeiro jogo. Aqui temos de superar vários testes para conseguirmos a nossa carta de condução. Podemos desbloquear vários níveis da carta de condução, neste caso começamos com a Carta Nacional B, depois podemos avançar para a Carta Nacional A, Carta Internacional B, Carta Internacional A e, por fim, Super Carta. Para recebermos estas cartas temos que concluir os testes que cada uma das cartas pede. Os testes vão desde desafios de travagem, desafios de curvas, desafios de ultrapassagem, contrarrelógio, entre outros, e devem ser terminados de forma a cumprir os requisitos para alcançar troféu de bronze, prata ou ouro. Se concluirmos todos os desafios em bronze recebemos um carro, se cumprirmos em ouro recebemos um outro carro. Estas cartas de condução são necessárias para podermos correr em alguns campeonatos, e para concluir algumas ementas também.
As Missões são outro ponto importante do mapa. Nas missões temos de concluir desafios específicos, de uma forma muito semelhante às cartas de condução, como por exemplo fazer um desafio para ultrapassar o máximo de carros sem tocar em nenhum deles até chegar à meta, ou percorrer um pedaço de estrada o mais rápido possível. Estas missões estão divididas em secções, sendo que cada secção tem um conjunto de desafios. Estes desafios devem ser terminados de forma a cumprir os requisitos para alcançar troféu de bronze, prata ou ouro. Se concluirmos todos os desafios em bronze recebemos um carro, se cumprirmos em ouro recebemos um outro carro.
As corridas e campeonatos que desbloqueamos com as ementas podem ser todas jogadas novamente, sendo que ganhamos créditos por cada corrida concluída, além disso temos ainda mais opções de corridas que vão sendo desbloqueadas para podermos jogar. Se preferirmos podemos ainda fazer testes dos vários percursos disponíveis, corridas personalizadas e corridas arcade.
Em Gran Turismo 7 temos uma vasta variedade de localizações e pistas disponíveis. Na região da América temos 10 localizações, na Europa 15 e na Ásia-Oceânia 9. Alguns destes locais têm apenas uma opção de percurso, mas outros podem ter diversas formas de experimentar o circuito, como é o caso da localização Tokyo Expressway que tem 6 possibilidades diferentes para podermos jogar.
Cada uma destas localizações tem variações de clima e horários, que podem ser escolhidos manualmente no caso de estarmos a criar uma corrida, ou pré-definido no caso das corridas já disponíveis. Apesar de as escolhermos, ou já estarem escolhidas, estas variações não são estáticas, pois podemos ter situações em que estamos a fazer uma corrida ao pôr-do-sol, mas o tempo continua a passar e acaba por anoitecer, ou que o tempo está nublado, mas eventualmente começa a chover. Estes climas e horários dinâmicos dão toda uma outra vida às pistas, e acabam por dar uma certa individualidade a cada corrida.
Gran Turismo 7 tem uma grande variedade de carros disponíveis, ao total são 424 veículos, que vão desde karts até supercarros topo de gama. Podem ser adquiridos ao concluir ementas, concluir tudo em bronze e também em ouro nas missões e cartas de condução, ou até mesmo sendo comprados com os créditos que vamos recebendo durante o jogo. Para estas compras temos algumas opções diferentes. A Brand Central é o stand principal, onde temos uma vasta gama de carros disponíveis, geralmente dos mais atuais, entre diversas marcas de vários países. Ao todo são 62 marcas disponíveis, incluindo as mais apreciadas entre os fãs de automobilismo. Alguns carros neste stand apenas podem ser adquiridos se recebermos um convite da marca, convites estes que expiram ao fim de algum tempo. Para carros mais clássicos temos o stand de carros usados. Aqui a lista vai sendo atualizada conforme a disponibilidade, onde vão surgindo carros mais antigos que não estão disponíveis na Brand Central, e que podemos adquirir aqui, mas também alguns carros mais atuais com um preço mais acessível, mas claro que neste caso não vai ter 0Km’s. Por fim o stand de carros lendários permite-nos adquirir raridades lendárias do mundo automobilístico.
Os nossos carros ficam armazenados na garagem. Aqui podemos ver toda a nossa coleção de carros, ler as descrições de cada um, trocar de carro, fazer algumas alterações técnicas ao mesmo, ver montagens em vídeo dos Scapes, recolher ofertas e temos ainda uma apresentação do modelo do carro que temos selecionado onde podemos ver todos os detalhes interiores e exteriores.
Tal como em outros jogos da franquia temos a Loja de Afinação. Aqui podemos comprar e montar modificações para os nossos carros, de forma a melhorá-los ou a prepará-los para as corridas. Podemos aumentar a potência do carro, podemos melhorar a travagem, a direção, o peso, etc. Além da loja de afinação temos ainda o GT Auto, que permite mudar a estética do carro através de novas pinturas, jantes, instalação de spoilers (que não é apenas uma questão estética), entre outros. Podemos fazer também a manutenção do carro, ou seja, lavar o carro, trocar o óleo, fazer revisão do motor, recuperar a rigidez da carroçaria e modificar a largura da carroçaria. Podemos também alterar a aparência do nosso piloto, podendo mudar as cores do fato e do capacete, mas também trocando esse mesmo equipamento. Neste caso apenas podemos trocar se tivermos desbloqueado novos capacetes e fatos, que podem ser adquiridos enquanto jogamos e concluímos objetivos.
O modo Scapes é o nosso modo fotografia. Ao contrário de outros jogos, apenas neste “estúdio de fotografia” temos acesso ao modo de fotografia, sendo que não está disponível dentro de outras partes do jogo. Aqui podemos escolher entre 2571 locais do mundo real para tirar fotografias, entre eles 26 localizados em Portugal, que vão de norte a sul do país.
Para tirarmos a fotografia escolhemos uma localização, depois escolhemos um dos nossos carros e posicionamo-lo dentro do cenário. Se quisermos podemos adicionar mais carros, e até o nosso piloto à fotografia. As possibilidades e definições disponíveis são imensas, e podem levar a fotografias que se tornam difíceis de distinguir se fazem parte do jogo ou se são reais.
As fotografias que tirarmos podem ser partilhadas no Showcase, para que todos os jogadores as possam consultar. Aqui podemos ver também todas as partilhas de outros jogadores.
O modo Multiplayer permite-nos jogar contra outros jogadores online ou local. Localmente podem jogar dois jogadores em ecrã dividido. Já online podemos ter corridas com até 16 participantes, que podem ser corridas amigáveis, corridas de volta livre, corridas de drift e corridas competitivas. O anfitrião pode definir os limites para os carros que correm nas pistas, ou pode ser completamente livre. Podem também ser escolhidos todos os fatores relacionados com a pista onde se vai realizar a corrida.
Já o Modo Sport é o modo mais competitivo a nível profissional do jogo. Neste caso podemos competir em corridas de contrarrelógio e corridas oficiais online. Podemos realizar as corridas diárias e campeonatos que nos dão pontos para tentarmos chegar ao cimo da tabela de classificação. Os jogadores competem sempre com outros jogadores de nível semelhante ao seu, sendo que os níveis são progressivos. Este modo afeta a nossa Classificação de Piloto, que vai de E a S. Pilotos de nível S podem participar em campeonatos. A nossa Classificação de Desportivismo é também afetada e mede o quanto a nossa condução é limpa.
Tudo isto que existe no Mapa Mundial enche o jogo ao ponto de termos dezenas de horas de jogo para podemos concluir tudo o que está disponível para fazer.
Rally Musical
O Rally Musical é um novo modo de jogo que surge fora do Mapa Mundial. Neste modo de jogo fazemos corridas ao som de uma música, num desafio que funciona de forma semelhante a um contrarrelógio, mas que em vez de descontar tempo desconta BPM. Os BPM estão diretamente ligados aos batimentos da música e é dessa forma são descontados. Temos que tentar apanhar mais BPM na estrada para evitar que acabem antes do fim da música, e temos de conseguir chegar o mais longe possível dentro do tempo da música. Quanto mais longe chegarmos, maior o nosso troféu, que pode ser bronze, prata ou ouro. Inicialmente temos apenas uma música disponível, mas sempre que concluímos uma música desbloqueamos a seguinte.
Gameplay
A jogabilidade de Gran Turismo 7 está muito realista e polida. Sendo um simulador, oferece uma experiência de condução que é o mais realista possível. Este realismo torna o jogo mais difícil, mas este tem diversas opções para ajudar jogadores mais inexperientes e até ajudar a tornar o jogo um pouco mais casual. Neste caso temos vários tutoriais onde nos explicam como funciona tudo dentro do jogo, as missões e as cartas de condução ensinam efetivamente aspetos essenciais do jogo que são mais difíceis de dominar, e o próprio jogo tem diversas opções de acessibilidade. Neste caso temos 3 níveis de dificuldade, iniciante, intermédio e expert, que adaptam a dificuldade dos adversários, e temos ainda ajudas que podemos selecionar para facilitarem a nossa própria condução, como colocar a travagem e o virar em automático, ou expor as linhas de curva e zonas de travagem para as podermos seguir e nos orientarmos.
O realismo do jogo é surpreendente, sendo que tudo o que fazemos no nosso carro afeta a nossa condução. Carros que não estejam devidamente modificados os preparados para corridas com várias curvas irão sempre ter dificuldade, tal como carros que têm pneus de pistas com pouca aderência não vão conseguir andar bem em pistas molhadas, ou carros que não tenham pneus de terra não conseguem andar em pistas de terra. O peso do carro, a potência do carro, a velocidade de aceleração do carro, tudo afeta a forma como o carro percorre as pistas e faz as curvas, e tudo isso afeta o desempenho na corrida. A inteligência artificial dos inimigos está também bem trabalhada, pois estes nas dificuldades mais altas criam bastante desafio e até por vezes podem fazer jogo sujo e empurrar o jogador para fora da pista. Um ponto curioso é que todos os pilotos da inteligência artificial são pilotos reais, que acabamos por poder conhecer um pouco do trabalho deles também através de alguns diálogos, como é o caso do piloto brasileiro Igor Fraga. Apesar disso por vezes a IA fica um pouco a desejar quando tem alguns pequenos problemas.
Durante as corridas podemos alternar entre três perspetivas de câmara. Podemos jogar com uma câmara apontada para a traseira do nosso carro, com a câmara em cima do capô, ou então com uma visão na primeira pessoa onde vemos o interior do nosso veículo como se fossem os olhos do piloto. Esta última torna a experiência extremamente realista, pelo contrário, a sensação de velocidade perde-se muito na visão em terceira pessoa, sendo que por vezes pode parecer que o carro está parado e é a pista que se está a mover.
Algumas corridas têm ligada a opção de gastar os pneus, gasóleo e outros aspetos do carro. Durante esse tipo de corridas podemos para nas Pit Stop e repor esses elementos do carro. Além disso, ter acidentes provoca danos nos carros, apesar de que apenas se tornam visíveis em acidentes mais graves e que envolvam a traseira, pois é a única parte exterior do carro que podemos ver na terceira pessoa.
A utilização do Dualsense foi muito bem trabalhada. Podemos sentir cada tipo de terreno, cada tipo de pneu, cada curva, as zonas quando saímos da pista, as batidas, as mudanças a serem postas, tudo é representado de forma realista com o Feedback Háptico do Dualsense, já os Gatilhos Adaptativos mudam a pressão necessária para acelerar e travar conforme o tipo de carro, por exemplo sentimos muito mais pressão a acelerar num carro de rally numa pista de terra, do que num carro de corrida numa pista, estas variações são também afetadas pelos tipos de pneus. Além disso os gatilhos “saltam” e tremem junto com o comando sempre saímos fora da pista ou que alguma coisa corre mal, para criar uma sensação realista de quando o carro começa a escapar.
Visuais e gráficos
Os visuais de Gran Turismo 7 estão muito realistas. Os modelos dos carros foram feitos ao detalhe, tanto no exterior como no interior. As pistas foram também elas feitas ao detalhe. Colocando as pistas do jogo lado a lado com as pistas da vida real, tal como foi feito num dos vídeos publicados pela PlayStation, podemos verificar que de facto as pistas são fidedignas à realidade. Muitos jogos tentam deixar o jogo tão bonito que ultrapassa a barreira da realidade, Gran Turismo 7 tenta não ultrapassar essa barreira, mas sim deixar o jogo o mais realista possível, sendo que a sua beleza vem da proximidade com a realidade. Algo que sempre falhou em termos visuais no jogo e que volta a falhar é o público. Apesar de não conseguirmos ver o público de forma detalhada, este mais uma vez está muito simplificado e não muito realista. Apesar de tudo, é justificável por ser um elemento de pouca importância no jogo.
Design de áudio e banda sonora
O áudio do jogo está trabalhado de forma a ser realista. Neste caso, o jogo tenta que todos os sons dos carros e de tudo o que acontece no jogo sejam o mais realistas possíveis, para trazer a melhor experiência possível. Já a banda sonora do jogo é bastante variada, trazendo desde remixes de música erudita, com compositores como Erik Satie, covers de temas clássicos da franquia, como o caso de Moon Over the Castle, que teve um remix da banda Bring Me The Horizon, e até músicas feitas para o jogo por artistas populares da atualidade como o caso de Rosalía e Nothing But Thieves. A banda sonora vários géneros musicais, adequados para os vários momentos de jogo.
Excelente | 10/10
O melhor simulador de corridas da atualidade
Gran Turismo 7 não falhou com as expectativas, o rei dos simuladores de corridas conseguiu estar à altura do seu próprio título e elevar ainda mais a fasquia. Gráficos e visuais realistas, uma gameplay polida, imensas horas de conteúdo, um equilíbrio perfeito entre jogabilidade pronta para os mais experts e para os mais novatos, e é também um autêntico hino à história do automobilismo, com tudo aquilo que se podia esperar de um simulador de corridas.
LÊ TAMBÉM
Gran Turismo 7 chega hoje em exclusivo à Playstation 4 e a Playstation 5