fbpx
Connect with us

BD & Literatura

BD em Portugal: Concerto para Oito Infantes e Um Bastardo

Published

on

Novo lançamento de livro de BD em Portugal Concerto para Oito Infantes e Um Bastardo chega às livrarias nos próximos dias.

Lançamento Concerto para Oito Infantes e um Bastardo

Esta nova BD chega às livrarias nos próximos dias mas já se encontra disponível nas livrarias especializadas pelo preço de 13€.

Obra de culto de Fernando Relvas, Concerto para Oito Infantes e um Bastardo, nasceu a partir de um convite de Jean-Pierre Dionnet para Relvas publicar na revista Métal Hurlant (Aventure), mas acabaria por sair no jornal Se7e, a partir de Dezembro de 1982.  Quase quarenta anos depois é finalmente publicado em livro, juntamente com Niuiork, uma outra aventura protagonizada por Jaca, o futuro diplomata, ribatejano e bastardo. Um clássico incontornável da BD portuguesa, cheia do noir urbano do Bairro Alto e do Cais do Sodré como Relvas gostava dele, está finalmente disponível para uma nova geração de leitores, num livro que servirá a nossa memória coletiva, a dos fãs de BD portuguesa.

Lançamento Concerto para Oito Infantes e um Bastardo

Surgiu assim o Jaca, um suburbano decidido a vencer na vida através da carreira diplomática, que nunca seguirá, pois um destino teimoso empurra-o sistematicamente para situações onde ele, Jaca, não tem bem a certeza de querer estar. Grande, de cabelo empastelado e puxado para trás, e roupa à moda da época, Jaca teria sido um pouco como o Fred, o Coiso e o seu grupo, personagens de subúrbio, caídos direitinhos dos anos setenta, agora transformados em pimpão algo pop. 

 

Lançamento Concerto para Oito Infantes e um Bastardo

64 páginas, formato 215 x 285 cm, p/b, capa dura

PVP: 13€

 

Fernando Relvas, português nascido em 1954, autor de banda desenhada por determinação, persistência ou mesmo teimosia, iniciou-se nos anos 70, iluminou os anos 80, resistiu nos 90 e continuou no novo século. E morreu ainda novo em 2017. Lamentavelmente, ainda hoje o reconhecimento da sua importância está restringido à tribo e ninguém fora dela parece reconhecer a importância e o valor do autor para a arte portuguesa do fim e virar do século.

 

…O autor nunca se deslocou deste centro: fazer BD, portuguesa, atual como nunca antes fora, acutilante, reconhecível como retrato de uma vivência urbana, mas também ancorada na paixão pela História que sempre acalentou, com um humor corrosivo e ácido face ao mundo em que vivíamos (vivemos). A sua vida adulta foi sempre ancorada nesta ode a uma arte e ao seu poder, desvendando a sua paixão profunda por esta combinação literária de texto e desenhos…

Júlio Eme, do Prefá

 

 

A edição d’A Seita de Concerto para Oito Infantes e um Bastardo inclui as duas histórias do Jaca publicadas no Se7e em 1982 e 1983, bem como um prefácio que contextualiza a obra e a biografia de Fernando Relvas, e ainda o notável texto que Relvas escreveu sobre a obra em inícios da década de 2000, um extenso caderno de desenhos e esboços inéditos, e uma bibliografia completa de Fernando Relvas.

 

LÊ TAMBÉM

Lançamento Banda Desenhada: Os Olhos do Gato


 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.

Mais artigos