Comic Con Portugal
Cosplay Celebration – Entrevista com Dorothy_Dare2
A Comic-Con Portugal 2024 já passou mas ainda há muito que contar!
No último dia do evento houve o concurso Cosplay Celebration para celebrar os 10 anos do evento. Os dois vencedores foram Leo Workstation (Prémio Zurich Pop Con), e dorothy_dare2 (1º Prémio Cosplay Celebration) e hoje estamos à conversa com a Dorothy.
A Dora apresentou um skit de outro mundo com um vestido extravagante e incrivelmente detalhado, asas impressionantes e um adereço fenomenal, um cão de três cabeças enorme que foi decapitado de forma muito artística em palco. Foi assim que com muita paixão arrebatou o primeiro prémio do concurso Cosplay Celebration.
Vamos então conversar com a Dora.
Ok, desde já muito obrigada pela disponibilidade.
Para começar- queres usar o teu nome verdadeiro ou ficamos por Dorothy?
“Sem problema! O meu nome é Dora, mas sou mais conhecida na comunidade por Dorothy ou Doritus.”
O que achaste desta Comic-Con?
“Esta edição foi sem dúvida muito melhor do que as restantes, na minha opinião.
A minha primeira Comic-Con foi a última edição no Porto, em 2017. Apesar das edições em Lisboa terem sido diferentes no bom sentido, acho que a essência da Comic-Con está no Porto, traz-me sempre aquela Nostalgia. Este ano foi sem dúvida memorável. O espaço estava super organizado, muitas atrações, imensas atividades quer de Cosplay quer das restantes áreas, foi top!”
Fala um pouco sobre a personagem que escolheste para o concurso.
“Era uma personagem que já desejava fazer antes mesmo de fazer Cosplay. Sempre foi uma daquelas imagens que levava comigo nas pastas e um dia decidi que estava na altura de a fazer. É a Seraphim da ilustradora Japonesa Sakizo.”
Quanto tempo demoraste a fazer o fato?
“Este fato foi um longo projeto de 6 anos, com muitas vivências e muitas experiências à mistura.”
Que materiais foram mais usados?
“Sem dúvida que foram tecidos, a minha área favorita! Mas não esquecendo a EVA e todos os componentes eletrónicos que utilizei para criar as asas.”
Onde foste buscar a ideia para o skit?
“A parte boa de fazer personagens da Sakizo é que a própria ilustradora nos dá espaço de manobra para que possamos criar a nossa própria história, tendo em conta o Background da personagem. Sempre fui muito interessada em criaturas míticas e pensei: por que não?”
Gostaste de participar no concurso?
“Adorei. é sempre uma sensação incrível,e voltar ao palco com este fato que era tão desejado foi simplesmente mágico.”
O que achaste da organização?
“O pessoal era 5 estrelas, super simpático e ajudaram em tudo o que foi possível. O evento decorreu de forma muito organizada e planeada.”
E do backstage? Como foi o ambiente entre os participantes? O que achaste deles?
“O backstage foi TOP! Todos nós éramos concorrentes incríveis com Cosplays de outro mundo! Há mesmo muito muito tempo que não estava num backstage tão chill como o do Herois do Cosplay. Toda a gente se entreajudou, apoiamo-nos uns aos outros, conversamos, rimos, choramos, foi muito bom mesmo.”
O que sentiste quando anunciaram a tua vitória?
“Nem acreditei!! Fiquei perplexa ali por uns breves momentos e a minha única vontade foi chorar.
Mas chorar de alegria, porque este fato foi muito sentido, tem tanta, mas tanta história para contar (desde o início da construção à entrada no backstage) que ouvir o meu nome trouxe-me à mente todas as minhas vivências em flash. Aprendi tanto, conheci tantas coisas, vivi tantas experiências só para produzir o fato que foi uma sensação quase indescritível para mim! sem palavras mesmo!”
Já sabes o que vais fazer a seguir em termos de cosplay? Mais algum concurso em mente?
“Sem dúvida que tenho alguns Cosplans em mente e alguns já em andamento, mas relativamente aos concursos penso que vai ficar em TOP SECRET!”
Queres falar de mais algum projeto de cosplay que estejas a planear?
“Tenho dois projetos de Cosplay que estou quase quase a terminar, um deles é a Barbie e o Quebran-Nozes, que iniciei durante a pandemia mas acabei por deixar on-hold. Outro é a Serenity de Sailor Moon, que está a fios de terminar!”
Voltarás à Comic Con Portugal para o ano?
“Claramente!”
Há mais alguma coisa que queiras dizer?
“Penso que por agora seja tudo!”
Muito obrigada por tudo. E mais uma vez parabéns pela vitória!
Termina assim a nossa entrevista, ficamos ansiosos para ver o que a Dora irá fazer a seguir para nos impressionar com o seu talento fantástico, mas com toda a certeza que será algo de que nos iremos orgulhar.