Connect with us

Destaques

Os mais vistos no streaming em Portugal

Avatar photo

Published

on

Streaming

Terminado 2023, falta uma última lista: a do povo. O site Just Watch, que faz a medição das plataformas de streaming, divulgou a lista de filmes e séries mais vistas em Portugal. Não há surpresas de maior, mas há domínio de uma plataforma que talvez não seja a esperada.

Poderia pensar-se que a Netflix domina o mercado português. A verdade é que, segundo o Just Watch, no início de outubro, a Netflix lidera por muito pouco (23%). A Prime Video em segundo e a Disney+ em terceiro, estão separadas do líder por apenas quatro pontos percentuais. A HBO Max e a Apple TV+ preenchem o top 5, com 13% e 6% respectivamente.

Considerando o número de subscritores, não é tão surpreendente que na lista de filmes mais vistos haja um domínio grande do serviço do Mickey, conquistando seis dos 10 lugares. O que é surpreendente é que a Netflix não tem qualquer “nomeado” e a SkyShowtime, ainda recente no nosso país, e à boleia do sucesso estrondoso de Super Mario, figure no segundo lugar.

Apesar de um pouco longe do sucesso do original, a sequela de Avatar continua a ser o sucesso que ninguém admite gostar. Há claramente uma tendência para os filmes com target mais jovem (Elemental, Super Mario, Pequena Sereia), mas há também para os jovens adultos (Minha Culpa, Meg 2, Creed III). Apesar do Universo da Marvel estar em crise, Quantumania e o francamente bom Guardiões da Galáxia Vol. 3 também conquistaram o seu lugar. A surpresa recai sobre “O Menu”, que apesar de elogiado pela imprensa e público, está longe de ser um filme de “massas”.


Nas séries também não há surpresas de maior. A Netflix já marca presença (mas não domina) e o top 4 pertence a serviços diferentes.

Portugal não escapou à febre mundial de Wednesday. Ainda mais que nos filmes, há um domínio grande do público jovem adulto (Wednesday, Ataque dos Titãs, O Verão que Mudou a Minha Vida, One Piece).

The Mandalorian já não tem tanto hype mundial como nas temporadas iniciais, mas continua a ser um preferido em Portugal, enquanto Loki (que foi a terceira mais vista no Brasil) fica pelo fim da tabela. A última temporada de Ted Lasso foi o feel good que ninguém abdicou, mas houve também lugar para séries adultas/prezadas pela crítica. The Bear, não sendo uma série muito fácil de digerir, beneficiou de estar na Disney+ e muita gente quis ver como acabava Succession. The Last of Us, a joia da coroa da HBO em 2023, conquistou não só os piratas (foi a série com maior número de downloads nos torrents em 2023), mas dos serviços pagos (conquistou o segundo lugar também no Brasil).

Considerando que tem seis títulos nos filmes e três nas séries (os mesmos que a Netflix), a Disney+ é o serviço vencedor no que toca ao conteúdo em 2023.

Pessoalmente, estou bastante curioso em ver como será 2024 para a Disney e Netflix, no que toca ao número de subscritores e conteúdo. O próximo ano é praticamente de pausa para Marvel e Star Wars, o sangue do serviço da Disney até aos dias de hoje. Por outro lado, haverá Shogun, Kingdom of the Planet of the Apes, Inside Out 2, Mufasa e Avatar 3. Do outro lado da trincheira temos uma Netflix que volta a ter acesso a conteúdos licenciados de estúdios cujas plataformas falharam a descolagem. Há ainda a curiosidade em saber como vai lidar o público com os planos que incluem anúncios. As indicações é que não só as pessoas não se importam, como a Netflix prosperou no número de novos assinantes depois de cortar na partilha de contas.

Irá a HBO Max fundir-se com a Paramount? Irá a Warner abandonar o streaming e licenciar o seu conteúdo a outras plataformas? A Disney vai descartar a marca Star+ no resto do mundo com a aquisição da Hulu (depois dos stresses no Brasil e na India)? A Prime Video conseguirá assinantes para o plano sem publicidade, considerando que a grande maior parte tem o serviço por arrasto do Amazon Prime? Veremos no final de 2024…


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.

Mais artigos