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Análise Sword Art Online Last Recollection – A reunião final

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Sword Art Online é sem dúvida um dos animes mais populares de todos os tempos, com a sua presença no mundo dos videojogos a reafirmar-se regularmente desde 2013. Sendo esta uma sequela direta de Alicization Lycoris e a grande conclusão da história da franquia.

O sucesso de Sword Art Online não me passou ao lado, sendo que enquanto fã do anime, fui uma das vítimas desta febre e também eu fiquei vidrada neste universo desde o princípio. Eventualmente acabei por acompanhar também alguns jogos da franquia e esse é um ponto que me ajuda a ter referências para esta análise.

Sword Art Online Last Recollection, tal como o título anterior, foca-se no arco War of Underworld, a parte final do anime (que me levou a mim, e certamente muitos fãs também, a desfazer em lágrimas). Todos os arcos do anime acompanham Kirito e Asuna, os protagonistas, bem como os amigos que vão formando ao longo das suas aventuras, que se passam essencialmente dentro de um jogo online, um MMORPG, por isso é natural que estas adaptações do anime para RPG assentem tão bem na franquia.
A narrativa do jogo não é uma transcrição direta dos acontecimentos do anime, e sim uma narrativa nova, com desfechos diferentes para os diversos personagens. E certamente temos uma história bem construída e interessante, que é contada principalmente através de longas cutscenes que quase parecem pedaços de anime que encaixam no jogo.

Last Recollection continua a ser um RPG de ação, onde temos um caminho e história bastante lineares, com um mapa igualmente linear (que permite backtrack), e bastante limitado em termos de exploração, tal como já acontecia com outros jogos da franquia. A sua linearidade faz-se sentir e quase parece que estamos sempre a fazer um pouco do mesmo nas quests principais: ir de ponto A a ponto B, derrotar estes inimigos, recolher estes objetos, destruir aqueles objetos, falar com o fulano, reportar a beltrano, e pouco mais além disso se sucede.

O combate, pelo menos é bem mais refrescante e melhor que os títulos anteriores. Temos agora imensas opções de combos, skill trees específicas para cada tipo de arma, novas mecânicas de combate entre os elementos da party e combinações de habilidades que nos dão inúmeras opções de combate. Temos vários personagens disponíveis para a nossa party, para os quais podemos escolher as habilidades, armas e equipamentos que carregam. Podemos a qualquer momento do jogo escolher quais os nossos personagens da party e qual destes controlamos no momento.

Tal como é habitual num RPG, temos um sistema de níveis, que neste caso são os ranks. Tanto os nossos personagens como os inimigos têm os seus próprios ranks, e sabemos o quão difícil vai ser a tarefa de lutar contra determinado inimigo consoante o rank apresentado sobre a sua cabeça. Mas dentro das batalhas contra inimigos, as boss fights são certamente aquilo que mais agrada, pelo quão frenéticas e intensas são.

Os visuais continuam o legado dos antecessores, com um estilo anime, que honestamente parece que pouco evoluiu desde os títulos anteriores, mas que mesmo assim lhe assenta muito bem. A UI e os elementos visuais em geral são bastante bonitos e bem conseguidos, mas durante os combates parece que fica tudo um tanto confuso, principalmente quando temos alertas grandes a cobrir todo o ecrã e a tapar a visão do jogo. Já em termos de banda sonora, temos aquilo que seria de esperar de um jogo da franquia, com uma música que se encaixa na perfeição num jogo RPG.

Sword Art Online Last Recollection é um RPG de ação bastante competente, que consegue estar a par do legado do anime e dos restantes jogos da franquia, mas que mantém a fórmula de jogo em geral, não inovando muito. As novas mecânicas de combate são verdadeiramente refrescantes e a história também ajuda a tornar este jogo melhor, mas não deixamos de ter a sensação de que é um pouco mais do mesmo.


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Apaixonada pela cultura geek e principalmente pelo gaming desde pequenina, quando ficava horas seguidas a jogar consola. Jogar apenas deixou de ser suficiente para saciar o apetite por videojogos, então logo começou a fazer vídeos, a falar e a escrever sobre videojogos. Como uma paixão geek nunca vem só, adora ver animes, séries e filmes. Pelo caminho ainda vai aprimorando a sua veia musical.

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