Connect with us

Destaques

As melhores séries de animação de 2023, e outras batotas

Avatar photo

Published

on

animação

Este ano decidimos criar algo nunca feito no mundo editorial, lista de melhores do ano. Acredito piamente que é uma moda que pode pegar e veremos publicações por esse mundo fora a copiar-nos a ideia… Sem mais demoras, aqui a fica a lista de melhores séries de animação que vi este ano, sem fazer qualquer batota nos critérios:

Blue Eye Samurai (Netflix)

Esta é, sem sombra de dúvidas, a melhor animação do ano para mim. A qualidade da animação é fantástica, mas a série sobressai devido à história e por não cair em buracos narrativos clichés.

Scavengers Reign (HBO Max)

Vou dizer o mínimo possível sobre esta pequena pérola. Apenas que o nível de imaginação no mundo criado, só rivaliza com a habilidade em contar histórias com o mínimo de diálogo possível.

Castlevania: Noturne (Netflix)

Como grande fã da original, receio sempre quando se tenta acrescentar um ponto ao conto. A verdade é que Noturne não fica muitos atrás da série mãe. Com o regresso “daquela” personagem para a segunda temporada, só há razões para continuar em grande.

Outras séries a destacar: Rick and Morty (Season 7) continua em grande, não se nota a mudança nas vozes e tem tido alguns episódios francamente geniais. Unicorn: Warriors Eternal é uma desilusão depois daquilo que Genndy Tartakovsky nos deu anteriormente. Ponham o diálogo fora, só estraga. Invincible arrisca-se a ficar na história como uma das grandes se conseguir manter este nível de qualidade. Para já, a segunda temporada não está a dever nada à primeira.

Séries que não são deste ano, mas é como se fosse… eh pah, deslarguem-me! A lista é minha e coloco as séries que eu quiser!

Solar Opposites (Season 4 – Hulu/Disney+)

A série tem méritos próprios, mas aquilo que mais destacaria é mesmo o sub-plot que envolve os humanos encolhidos na máquina. É tão díspar do caos habitual, e tão rica a nível narrativo, que é o equivalente a ver uma série dentro de outra série.

South Park (1997) (Season 26 + Specials Comedy Central)

Agora num ritmo diferente, a criatividade não morre aqui. Em vez de temporadas, temos tido especiais de duas/três partes que se debruçam em temáticas particulares. Se menos episódios, significa a qualidade que temos tido, não me importo nada.

Love, Death & Robot (Season 3 – Netflix)

Mais uma da Netflix (e eles não apostam na animação, imaginem se o fizessem!). Cada episódio é como um dia do calendário de advento: nunca se sabe o que vai sair. Será comédia ou drama? Sci-fi ou fantasia? Certo é que podemos contar com muito talento. Uns degraus mais abaixo de qualidade, mas pelos mesmos motivos, ainda recomendo, para já, What If…? na Disney+.

Big Mouth (Season 7 – Netflix)

Devia ser obrigatório nas escolas…

Dota: Dragon’s Blood (2021) (Season 3 em 2022) – Netflix

Para quem gosta de Castlevania e quer matar algumas saudades. No entanto, não tem a mesma qualidade.

Primal (2019) (Season 2) – Adult Swim/HBO Max

A melhor série de animação de 2022. Genndy Tartakovsky no seu melhor. Esta não é uma história para crianças, nem para todos os adultos, mas é tão boa… A amizade entre um Neandertal e uma T-Rex que, juntos, tentam ultrapassar a tragédia pessoal e os perigos que o mundo primitivo lhes atira.

Arcane (2021) – Netflix

Para encerrar a lista de melhores animações de 2023, a melhor de 2021. Das vozes à animação, passando pela qualidade estonteante das cenas de ação e argumento, Arcane é praticamente perfeita.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.

Mais artigos