Connect with us

Cinema

Análise: The Boy and The Heron

Avatar photo

Published

on

The Boy and The Heron

The Boy and The Heron, ou conhecido nacionalmente como “O Rapaz e a Garça”, conta-nos a história de Mahito que está a tentar superar a morte da mãe, enquanto se aventura num mundo partilhado por mortos e vivos. O menino começa a ter pesadelos  e uma estranha mas coincidente Garça aparece, que o leva para um mundo surrealista cheio de estranhas criaturas e estranhos acontecimentos.

Realizado por Hayao Miyazaki, o famoso realizador que nos entregou obras como “A Viagem de Chihiro”, “Totoro”e “Princesa Mononoke”, entrega um filme muito autobiográfico que coloca o ponto final (de vez?!*) na filmografia do realizador de 82 anos.

Miyazaki apresenta-nos um filme muito mais sombrio do que estamos habituados, com animações exuberantes, personagens estranhas e um mundo complexo e misterioso. No entanto, não é uma história complicada de se entender, pelo contrário. O filme aborda bastante a questão do humanismo do protagonista, e o título original “How do you live?” é a melhor escolha para definir este filme visto que cabe perfeitamente nesta questão de: Como é que superas o luto de uma mãe e, como é que sobrevives neste mundo cheio de perigos, mistérios e desconhecidos?

Falando da arte do filme, não há muito mais a dizer do que apenas admirar e contemplar o que a imaginação de Miyazaki faz. É simplesmente linda, com novas e inovadoras formas de animação, provando que o visto em outros filmes do realizador eram nada, comparado com o que vemos nesta nova produção, com novas “pinturas” espetaculares a cada frame. “The Boy and the Heron” é mesmo um excelente filme, que deixa qualquer fã do Studio Ghibli contente do início ao fim.

Apesar de não sabermos se realmente é um término na relação entre o realizador e os filmes, é com certeza um fim incrível numa carreira com quase 40 anos. Um muito obrigado ao Studio Ghibli, e especialmente ao realizador que nos proporcionou bastantes filmes incríveis, que alegraram muitas crianças, jovens e adultos.

* Apesar de mencionar que este poderá ser o último filme de Miyazaki, rumores sugerem que já anda a preparar mais um filme. Este filme, originalmente intitulado de “How Do You Live?”, apresenta-se ao espectador como sendo realmente a obra final do realizador.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um jovem rapaz que adora o mundo do Cinema e da Televisão. É técnico de som e por isso o seu amor reside nas bandas sonoras. A sua inspiração é o Hans Zimmer e o John Williams. Adora ficção científica e super-heróis, mas não descarta as outras áreas.