Connect with us

Cinema

Saw X – Easter Eggs relembram franquia

Avatar photo

Published

on

Saw X

Ao longo de 20 anos experienciamos novas fórmulas e métodos que a franquia “Saw” nos foi entregando. Armadilhas, violência, sangue, mortes e muito Jigsaw. É claro que no 10° filme da franquia não faltariam referências aos filmes anteriores e muitas coisas interessantes escondidas do universo do “Saw”. Confere alguns easter eggs de Saw X:

CIRURGIA AO CÉREBRO
Em duas cenas do filme é possível ver este tipo de operação: a primeira é durante a suposta cirurgia em que John Kramer (Tobin Bell) remove o tumor do lobo frontal que era a causa do seu cancro terminal. Kramer conseguiu observar o que os médicos “faziam” por meio de uma câmara suspensa. O segundo momento é a vingança de Kramer ao cirurgião que o “operou”. Enquanto Mateo (Octavio Hinojosa), claramente não fez a cirurgia, Kramer obrigou Mateo a retirar um bocado do próprio cérebro para provar que dava valor à vida.

Estas duas cenas podem ser encontradas no filme Saw III, quando a Dra. Lynn Denlon (Bahar Soomekh) foi forçada a operar a cabeça de John Kramer para aliviar a pressão. Podemos dizer que estas cenas em Saw X foram um bom prenúncio para o que estava para vir.

JOGO SAW II: FLESH & BLOOD

Em Saw X, fomos apresentados a um personagem de nome “Diego” (Joshua Okamoto), responsável por levar John Kramer à clínica onde receberia o seu tratamento. Diego acaba com duas bombas nos braços e com duas serras coladas às mãos. Para se livrar daquilo, teria de arrancar as bombas da pior e mais dolorosa forma possível.

Esta cena é uma referência ao jogo de 2010 intitulado de “Saw II: Flesh & Blood”, onde o protagonista do jogo, Michael, teve duas serras coladas às mãos da mesma forma.

ASSASSINOS REAIS
Assim que o Projeto Pederson foi revelado, numa cena é possível ver a foto de Kramer juntamente com mais duas pessoas, onde a condição e a quantidade de dinheiro que pagaram esta referenciada. Shawn Humphries e J. Clark, que apareciam nos post-its, são nomes de assassinos reais que foram executados pelos seus crimes.

ARMADILHAS DO SAW III
Assim que o tratamento de Kramer é “realizado”, e o mesmo acredita que vai viver mais tempo, começa a desenhar mais armadilhas para continuar o seu legado. Uma das armadilhas é conhecida pelos fãs como “The Rack”, que chegou realmente a aparecer no filme “Saw III”.

The Rack foi desenhada e usada lentamente da em Timothy Young (Mpho Koaho), de apelido “Twisty Tim”, no 3° filme da franquia. A armadilha lentamente torcia os membros de Timothy até ao ponto de ruptura, originando a sua morte.

PROJETO PEDERSON EM SAW VI
O Projeto Pederson foi o ponto focal em Saw X, mas estes testes já tinham sido comentados em Saw VI (2009). Nessa altura, Kramer comenta com William Easton sobre um tratamento experimental de terapia genética na Noruega. Easton acabou por rejeitar o conselho e acabou numa das armadilhas. Kramer menciona que a terapia era dirigida por um homem (Dr. Pederson), mas, apesar do projeto ter sido iniciado por ele, é na verdade a filha que acaba por assumir toda a responsabilidade dos testes.

CASA DE BANHO DE SAW I
Por último, o easter egg mais satisfatório e querido pelos fãs: na cena pós-créditos, John Kramer decide aplicar uma última vingança a um dos traidores. Henry Kessler (Michael Beach), responsável por ter dito a Kramer que o Projecto era verdadeiro. A sua punição então foi ter uma armadilha agarrada à barriga que o iria perfurar todo.

Mas durante essa cena, o que os fãs mais observaram foi o cenário, um velho conhecido: a mesma casa de banho do primeiro filme, onde Kramer colocou Adam (Leigh Whannell) e o Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes) à prova, e é provável um dos lugares mais conhecidos de toda a franquia.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Mais artigos sobre a LEGO | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um jovem rapaz que adora o mundo do Cinema e da Televisão. É técnico de som e por isso o seu amor reside nas bandas sonoras. A sua inspiração é o Hans Zimmer e o John Williams. Adora ficção científica e super-heróis, mas não descarta as outras áreas.