Connect with us

Destaques

Batman: O morcego favorito dos videojogos

Avatar photo

Published

on

Batman

Os videojogos relacionados com filmes ou heróis de banda desenhada, sempre estiveram presentes na história. Alguns menos bons (sim E.T. estou a falar para ti) e outros que marcaram a história dos videojogos de tal maneira, que transcendem a mera adaptação com o herói ou filme favorito. Batman conseguiu isso com diversos dos seus títulos, que apesar de contar com algumas maçãs podres na biblioteca, continua a ser um conjunto de videojogos incríveis.

Batman
Os clássicos
O primeiro título de Batman surgiu em 1986, para os computadores Amstrad, ZX Spectrum e MSX, precisamente com o nome “Batman”. Era basicamente um jogo de ação isométrico, onde temos de completar puzzles e recolher as peças do Batcraft para salvar Robin. Claro que este primeiro título foi um ponto de partida, mas foi moldando os jogos com o avançar dos anos.

Batman

Em 1988 Batman: The Caped Crusader chegava aos computadores Amstrad CPC, Apple-II, Amiga, Commodore 64, MS-Dos e ZX Spectrum, sendo um 2D sidescroller com uma jogabilidade centrada no estilo beat em’ up. O mais curioso deste título é mesmo o facto de contar com uma arte feita para nos fazer sentir que estamos dentro de uma banda desenhada.

Esta jogabilidade de 2D sidescroller beat em’ up continuou até 1994, com os títulos Batman The Movie, Batman (1990), Batman: Return of the Joker, Batman Returns, Batman: The Animated Series, The Adventures of Batman & Robin, Batman Forever e Batman Forever: The Arcade Game, sendo que o último já adota o estilo de gameplay beat em’ up de jogos como Streets of Rage, onde podemos andar de forma diagonal pelo corredor “2D”. Todos estes jogos acompanharam as consolas e computadores mais populares de cada época, portáteis e caseiros, passando pelas consolas da Nintendo, PlayStation, Sega e Atari. Apesar de chegar ao 3D em 1998 alguns jogos em 2D, principalmente para portáteis.

Batman

Batman em 3D
Foi em 1998 que começaram a surgir os jogos Batman de ação e aventura em 3D. Sim, os primeiros títulos são definitivamente para esquecer, como Batman & Robin da PlayStation 1. Este foi considerado um dos piores jogos de sempre, sendo que a sua gameplay é considerada de baixa qualidade em todos os aspetos. Batman Beyond: Return of the Joker, foi lançado para a PlayStation 1 e Nintendo 64 no ano 2000, e tentou manter os gráficos 3D mas com o estilo de jogabilidade dos antecessores 2D, algo que mais uma vez não correu bem.

Durante a época da PS2, GameCube e Xbox, os jogos 3D de Batman começaram a tomar forma e a chegar perto do que conhecemos nos dias de hoje. Jogos como Vengeance, Dark Tomorrow e Begins, marcaram o ponto de viragem para o futuro dos jogos do morcego.

Batman

Batman Arkham
A franquia Batman Arkham surgiu em 2009, na geração de PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii, com Arkham Asylum. A franquia conta com mais três títulos, Arkham City, Arkham Origins e Arkham Knight, sendo que teve um subtítulo para PSVita chamado Batman Arkham Origins Black Gate. Foram com estes jogos que se formou um legado que ultrapassa o culto pelo herói. Surgiram cada vez mais fãs da franquia devido à qualidade dos jogos e não à ligação com a personagem, devido ao gameplay que nenhum outro jogo antes proporcionou, e ao facto dos jogos fugirem à clássica tentativa de adaptação de filmes para jogo. Foi uma revolução no mundo dos videojogos e na própria história da personagem.

Gotham Knights
Foi o último título relacionado com este universo a ser lançado. Chegou em 2022, onde os pupilos do morcego passam a ser os novos justiceiros de Arkham após a sua morte. Este é um RPG de ação, que pode ser ou não jogado em co-op, com mundo aberto e uma história bastante interessante. E claro, o Cavaleiro das Trevas não podia deixar de estar presente no jogo, pelo menos de certa forma.

Lego Batman
Claro que não podíamos deixar de falar dos três títulos Lego , que conseguem criar todo um novo estilo de gameplay para o universo do herói da DC. A jogabilidade é tão cativante, que agrada miúdos e graúdos, colocando o heroi, os seus amigos e todo o cenário em seu redor, dentro dos bloquinhos de plástico da Lego.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Junta-te à nossa comunidade no Discord.
A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Apaixonada pela cultura geek e principalmente pelo gaming desde pequenina, quando ficava horas seguidas a jogar consola. Jogar apenas deixou de ser suficiente para saciar o apetite por videojogos, então logo começou a fazer vídeos, a falar e a escrever sobre videojogos. Como uma paixão geek nunca vem só, adora ver animes, séries e filmes. Pelo caminho ainda vai aprimorando a sua veia musical.

Mais artigos