Connect with us

BD & Literatura

Batman Day: Daniel Henriques trata Batman por tu

Avatar photo

Published

on

Batman Day

Daniel Henriques, já deu o seu cunho a muitas personagens da DC. O seu primeiro amor foi Spawn e, ao contrário do que se possa assumir para um artista de banda desenhada, gosta de trabalhar em equipa e enaltecer o trabalho dos desenhadores. Também já passou pela Comic Con Portugal, mas foi a propósito do Batman Day que lhe pedimos para nos falar do seu trabalho com o morcego…

Como surge a oportunidade de trabalhar nesta propriedade? Era um sonho pessoal?
Acho que a maioria dos artistas de banda desenhada gostaria de trabalhar em algo relacionado com o Batman, é um dos meus personagens favoritos, e como passei a maior parte da minha carreira a trabalhar para a DC Comics, era inevitável que, eventualmente, trabalhasse com o Batman. A primeira oportunidade surgiu muito cedo quando fui abordado para um possível projeto no Batman: Arkham Knights. Infelizmente, esse projeto não se concretizou de imediato, mas rapidamente comecei a trabalhar em livros da Justice League, onde o Batman tem sempre um papel central. Neste momento, já perdi a conta dos títulos com o Batman nos quais tive a oportunidade de trabalhar.

Qual foi a maior dificuldade particular em trabalhar nestes comics?
As dificuldades neste meio são sempre as mesmas: os prazos. No entanto, quando estamos a trabalhar em histórias com personagens que adoramos, isso ajuda bastante. A maioria das histórias com o Batman passa-se em Gotham, o que implica muitos edifícios e cenários, o que torna o processo de criação mais lento. Mas a satisfação de completar uma prancha com o Batman no meio das sombras, a espalhar a sua forma de justiça contra os criminosos, faz-nos esquecer o quão difícil o trabalho pode ser por vezes.

Qual foi a curiosidade sobre o universo da personagem que mais te surpreendeu enquanto trabalhavas na banda desenhada?
Além de trabalhar na área como profissional, continuo a ler muita banda desenhada e manga. Portanto, não posso dizer que algo me surpreendeu, porque conheço muito bem o personagem. No entanto, houve certamente muitos argumentos que colocaram o Batman em situações de alta tensão que me deixaram a pensar como é que o Batman iria salvar o dia.

Qual é o teu Batman favorito?
O manto do Batman já foi usado por diversos personagens, e cada escritor dá-lhe uma voz ou abordagem diferente. Pessoalmente, gosto muito da versão de Scott Snyder, com Bruce Wayne como Batman na história que começa com o Court of Owls. A mitologia expande-se bastante, e adoro esta interpretação do Batman.


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Junta-te à nossa comunidade no Discord.
A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Batman Day | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.