Connect with us

Cinema

Missão: Impossível – Ajuste de Contas Parte 1 – Voar sobre carris

Avatar photo

Published

on

Missão Impossível

[sem spoilers] Estreia hoje um dos filmes do ano. É daquelas frases que se ouve várias vezes, mas quando falamos de Missão Impossível e Tom Cruise, faz todo sentido. O que podemos esperar então do sétimo capítulo da saga?

Já não basta ser uma das maiores estrelas do cinema, mas Tom Cruise ainda está sob a graça do sucesso de Top Gun, “o filme que salvou o cinema”. A isto somamos uma campanha de marketing intensiva, uma manobra arriscada que só ele se propõe fazer e um franchise que não costuma desiludir, e é muito fácil ficar em pulgas. Após ver “Ajuste de Contas – Parte 1” o sentimento é mesmo esse: sabemos de antemão que será um bom espetáculo e só nos resta seguir o conselho de Cruise, “relaxar e desfrutar”.

A nível de história temos um inimigo do passado e uma ameaça do futuro, com o primeiro vilão de Hunt a atormentá-lo enquanto combate uma “Entidade” de Inteligência Artificial que pretende dominar o mundo, claro está.

Missão Impossível

Este é o Missão Impossível o menos focado em Ethan até ao momento, fruto de um vasto elenco que precisa de tempo de antena. Mas nunca se sente que a atenção foge ao protagonista, que agarra toda ação e emoção. O peso emocional do filme é cai mais sobre as decisões que tem de fazer, o que tem de sacrificar e de que maneira se relaciona com todos os peões do tabuleiro.

A mencionar aspectos menos positivos, talvez o vilão humano, cujas motivações e história são um pouco negligenciadas, uma teimosia narrativa com a personagem de Hayley Atwell o facto de Velocidade Furiosa ter estreado uns meses antes e conter também uma cena alargada nas escadarias da Praça da Espanha, em Roma.

Missão Impossível

Qualquer pessoa que tenha visto a Mona Lisa sabe que o quadro nem é nada de especial, é pequeno e só se tornou famoso por manobras de marketing… e que a grande obra de arte está à sua frente, o “Casamento em Caná”. O mesmo acontece aqui. O foco foi tão grande no salto de mota, que as verdadeiras obras de arte são a perseguição em Roma e, principalmente, o comboio.

Missão: Impossível – Ajuste de Contas Parte 1 é exatamente o filme que o público espera que seja. Claro que ficamos pendurados por um final em aberto (até 27 de junho de 2024), mas que não tira o prazer da visualização, afinal de contas, pelo ar ou sobre carris, estamos aqui pela viagem… e quem melhor que Tom Cruise para a tornar excitante?!


Subscreve o nosso canal do EPOPCULTURE no Youtube e segue-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Junta-te à nossa comunidade no Discord.
A Comic Con Portugal, o maior festival ibérico de Cultura Pop, já tem os bilhetes à venda para a edição de 2024 aqui!

Consulta a nossa agenda de programação | Mais artigos de cinema | Mais artigos de TV & Streaming | Mais artigos de Gaming | Mais artigos de BD & Literatura | Visita ainda a nossa store com produtos exclusivos.

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.

Mais artigos