Connect with us

BD & Literatura

Recomendações Literárias de Maio

Avatar photo

Published

on

Recomendações Literárias

Esta é uma rubrica mensal que vos traz agora as melhores recomendações literárias de Maio, onde podem encontrar títulos diversificados, com um foco maioritariamente direcionado para traduções ou títulos portugueses, mas também com alguns dos lançamentos internacionais que não podem deixar passar ao lado.

Para o Dia da Mãe

Recomendações Literárias

A Mamã e Eu e a Mamã – Maya Angelou

O duro relato de uma relação real e crua, onde são exploradas diferentes perspetivas.

Filha de uma relação fortuita, infeliz e violenta, Maya Angelou tinha apenas três anos quando a mãe se separou. Vivia então na Califórnia e foi enviada, juntamente com o irmão, para o remoto estado de Arkansas. Perante uma ausência materna, com uma ligação esporádica e, por vezes, dolorosa, a autora traz-nos uma história de abandono e de trauma. Uma obra-prima das letras afro-americanas.
Lua de Papel – Já em pré-venda. Lançamento: 23-05

Recomendações Literárias

Viradas do Avesso – Joana Kabuki

Viver no passado é uma boa maneira de evitar seguir em frente.

Mas, até quando? Este é um livro sobre sentimentos universais que nos leva a refletir sobre como, muitas vezes, vivemos presos ao tempo. As jovens Berta, Alice e Carlota são inseparáveis e vão bater de frente com a desconhecida e ilimitada força do passado. Após um acidente, Berta desaparece e tudo muda. Vinte anos depois, torna a aparecer de uma forma igualmente enigmática.
Um romance sobre a relatividade das memórias e a derradeira escolha sobre quem queremos ser.
Clube do Autor – Já em pré-venda. Lançamento:10-05

Autora portuguesa

Bairro das Cruzes – Susana Amaro-Velho

Estamos de regresso ao Bairro das Cruzes, com esta nova edição, de cara lavada.

Vamos reviver este conto das cruzes, da Luísa e da Rosa. O Bairro das Cruzes mistura comunistas e PIDE e sobrevive às cheias de Lisboa. Numa história que pode ser de qualquer um de nós, este romance cheio de personalidade e alguns detalhes humorísticos, explora as raízes, a família e os laços que criamos durante a vida.
Aurora (Grupo Infinito Particular) – Já em pré-venda. Lançamento:18-05

Prequela & Sequela

O Primeiro a Morrer no Final – Adam Silvera

A história que deu origem ao famoso bestseller No Final, Morrem os Dois. Adam Silvera, o senhor do YA, traz-nos este livro que celebra o impacto profundo que temos nas vidas uns dos outros.

É a noite de estreia da Previsão-de-Morte, e Orion esperou a vida toda para lhe dizerem quando vai morrer. Já Valentino, não pensa na morte, mas sim em começar uma nova vida. Tudo muda no Último Dia, quando só um recebe a chamada.
TopSeller (Penguin Random House Portugal) – Já disponível

Recomendações Literárias

Lore Olympus. Contos do Olimpo Vol.1 (Parte 2) – Rachel Smythe

É um dos maiores êxitos da Webtoon e chegou finalmente a Portugal.

Mitologia grega transportada até à atualidade, que nos leva numa viagem entre o Olimpo e o Submundo pelas mãos de Hades e Perséfone, cuja vida muda radicalmente assim que se conhecem. Esta é a Parte 2, do primeiro volume — a primeira parte foi lançada em Abril. Iguana (Penguin Random House Portugal) – Já em disponível

Uma viagem à Síria

Onde Crescem os Limoeiros – Zoulfa Katouh

Uma história de amor e perda.

Viajamos até a uma Síria mais recente, onde os gritos pela liberdade se começam a fazer ouvir. Salama, de 18 anos, está a estudar Farmácia e após o começo da guerra civil, vê-se como voluntária numa situação onde cada vez mais pessoas precisam de ajuda. Com a morte dos pais e irmão, só lhe resta Layla, a sua cunhada grávida. Será que vale a pena lutar ou deverá ela fugir do seu lar? Porque a esperança é como os limoeiros em Homs: há-os em cada casa, em flor, e por mais que os tentem destruir, continuarão sempre a crescer.
Editorial Presença – Já em pré-venda. Lançamento: 03-05

Do thriller à cozinha de Emoni

Recomendações Literárias

No Sítio Errado, à Hora Errada – Gillian McAllister

Um thriller envolvente e viciante, com um enredo original e misterioso.

A pergunta: E se conseguisses impedir um crime depois de ele já ter acontecido? Jen assiste ao assassinato de um estranho pelas mãos do filho de 18 anos, um jovem feliz e equilibrado, sem perceber o que aconteceu. Exausta, Jen adormece, completamente chocada com os eventos que podem alterar a sua vida. Mas quando acorda no dia seguinte… ainda está no dia anterior.
Porto Editora – Já em pré-venda. Lançamento: 04-05

Com Uma Pitada de Canela – Elizabeth Acevedo

Uma viagem pelas receitas mágicas e saborosas de uma promissora chef afro-porto-riquenha.

Desde que engravidou aos 14 anos, a vida de Emoni Santiago tem sido baseada em tomar decisões difíceis, onde tudo vai fazer pela qualidade de vida da sua filha e abuela. O seu escape? A cozinha. É onde se sente livre a criar sabores únicos, alimentando o sonho de um dia ser uma chef de renome. Da vencedora do National Book Award, chega um livro emocionante de uma rapariga com talento, orgulho e com uma voz que não ficará silenciada.

Cultura (Grupo Infinito Particular) – Já em pré-venda. Lançamento: 04-05

Cinco lançamentos internacionais

Meet Me at the Lake – Carley Fortune

Dez anos depois, Will Baxter e Fern Brookbanks tornam a encontrar-se.

Uma conexão sem igual, entre dois estranhos que fazem uma promessa entre si: um mantém e o outro não. Será que desta vez os papéis se vão inverter? Será que o tempo alterou aquilo que os unia?
Lançamento: 02-05*

The Covenant of Water – Abraham Verghese

Do famoso autor de Cutting for Stone, chega agora esta épica história de amor, fé e medicina, situada em Kerala – entre 1900 e 1977 – e que segue a vida de três gerações de uma família que procura respostas para um estranho segredo. Um romance histórico de uma Índia perdida.
Lançamento: 02-04*

Recomendações Literárias

The Collected Regrets of Clover – Mikki Brammer

Arrependimentos. Confissões. Conselhos.
Clover, uma doula da morte, vive segundo os arrependimentos daqueles que ajuda a atravessar um dos momentos mais difíceis das suas vidas. Este é o romance de estreia da autora que nos fala da solidão, da morte e da forma errada de como, por vezes, nos vemos perante o mundo.
Lançamento: 09-04*

Recomendações Literárias

Someone Else’s Bucket List – Amy T. Matthews

Este é para os amantes dos livros de Rebecca Serle e promete não deixar ninguém indiferente.
Após a morte da sua irmã, uma famosa influencer, Jodie Boyd decide completar a sua louca bucket list enquanto o mundo a observa, na esperança de ajudar a família a ultrapassar este evento trágico.
Lançamento: 23-05*

Recomendações Literárias

Yellowface – R. F. Kuang

Da autora de Babel, um dos melhores livros de 2022, chega agora este Yellowface.
Neste misterioso thriller, Kuang navega pelo mundo do pseudónimo Juniper Song, que não é bem quem diz ser e certamente não escreveu o livro tão aclamado que diz ter escrito. Uma boa exploração de temas como a apropriação cultural, racismo e a indústria literária.
Lançamento: 25-05*

*datas de acordo com o Goodreads; podem ser diferentes de acordo com a tipologia da capa e região de lançamento.

Recomendações Literária de abril aqui!