Cinema
Super Mario: O Level-Up dos Easter Eggs
Num filme que por si só é um gigante easter egg, cheio de nostalgia e gatilhos da infância de muitas pessoas. Pode ser difícil escolher apenas cinco momentos de Super Mario Bros., por isso mesmo, tal e qual como num bónus de Level-Up, estes cinco são agora oito. Here we go!
64
Há um momento que, além de ser um easter egg, foi também o gesto mais efetuado pelos donos de uma Nintendo 64: a cena onde um Toad sopra a cassete de jogo, porque a esta parecia não estar a funcionar. É a harmónica dos gamers dos anos 90 que passa despercebida, mas é tão bem colocada.
No Super Mario 64, chegamos ao nível submarino e batemos de frente com a feroz enguia vermelha que se move lentamente em gráficos quase jurássicos – movimento esse que é ameaçador. Neste filme, a temida criatura, agora desenhada num formato mais moderno, aparece para aterrorizar Mario e Donkey Kong Jr., que caem nas profundezas do oceano.
As consolas também estão presentes
Num momento de frustração, Mario vai para o quarto e, como qualquer bom apreciador de um jogo mais melancólico, aparece a jogar na NES. O sistema lançado nos anos oitenta, que fez as delícias dos jogadores, faz ainda as delícias do Mario.
Outra das consolas que tem o seu momento neste filme é a GameCube, o centro de entretenimento da Nintendo de 6ª geração. Na cena da pizzaria, o telemóvel de Luigi toca e o toque é o som de início do sistema da GameCube.
Salão de jogos
Temos referência a diferentes jogos que não são exclusivos do Mario ou Luigi. Na cena de abertura é possível ver um homem a jogar “Jumpman” numa máquina de salão de jogos, que é muito parecido com o famoso jogo de 1981, Donkey Kong – que marca a estreia da personagem do Super Mario, na altura nomeado de Jumpman.
E agora um egg que facilmente passará despercebido para muita gente: quando Mario e Luigi, na sua corrida para salvar a canalização de Brooklyn, passam por um bar chamado “Chasse au Canard”, que em francês significa “Caça ao Pato” – esta é uma referência ao famoso jogo de 84 lançado para a NES, “Duck Hunt”.
Mario no Super Mario
Com tanto Easter Egg da Nintendo, obviamente que os jogos que deram o nome a este filme tinham de ser apresentados da melhor maneira possível – como quando Mario e Luigi passam por um local de construção que se parece imenso com o layout do nível 1-1 do jogo Super Mario Bros. original. A cena acaba com o Mario a terminar num movimento que lembra o ele a descer pelo poste da bandeira.
A pista arco-íris do Mario Kart. Numa luta com as tropas do Bowser, Mario, Peach, Toad, Donkey Kong Jr e o seu exército atravessam a famosa pista e lidam com carapaças, bombas, cascas de banana e todos os elementos que fazem do Mario Kart um jogo tão viciante e imprevisível.
E…
Num movimento à jogo bónus, um minijogo do Super Mario World, aqui está mais um Easter Egg que merece toda a relevância: Charles Martinet, a voz do Mario nos jogos desde 1991, faz um cameo como Giuseppe, o homem italiano que está a jogar “Jumpman” na cena de abertura. Uma homenagem mais do que merecida.
Mama mia!
Podes ler a análise ao filme aqui.