Destaques
Minecraft Legends – Aventura e estratégia ao cubo
O mundo dos blocos está de regresso com Minecraft Legends, uma aventura inspirada no universo Minecraft produzida pelos estúdios Mojang Studios e Blackbird Interactive, sendo que foi publicado pela Xbox Game Studios. A chave para esta análise foi gentilmente cedida pela Microsoft/Xbox, de forma a podermos trazer este conteúdo para todos os leitores.
A gameplay de Minecraft Legends conta com uma fusão única de elementos de ação e estratégia, sendo que mantém a base da exploração, sobrevivência e construção que nos são tão familiares no título original. A história do jogo segue um herói, controlado pelo jogador, que comanda um batalhão de criaturas no combate contra os Piglins, que surgiram dos diversos portais para o Nether, e se espalharam ao longo de todo o mapa. O objetivo é salvar o Overworld destas malvadas criaturas e destruir todos os portais e postos avançados.
Começamos a nossa jornada por escolher o nosso herói. Depois de escolhermos com quem nos identificamos para nos acompanhar durante esta jornada e temos um tutorial que nos explica todas as mecânicas dentro de pequenas missões e objetivos. Foi durante esse tutorial que surgiu a primeira grande surpresa: todo o jogo está em português de Portugal, até mesmo as vozes das personagens! O suporte para a nossa língua estava até agora talhado para as legendas e menus, pelo menos no que toca a grande parte dos jogos da Xbox Games Studios. É muito bom podermos ver o suporte para a nossa língua, principalmente tendo em conta o quanto o jogo está feito para a agradar também aos mais pequenos.
Andamos o jogo todo a cavalo, tal como um verdadeiro general de guerra, onde além de comandarmos a nossa tropa podemos também atacar utilizando a espada. Vemos toda a ação de uma perspetiva top down, onde o mundo em redor da nossa personagem é feito à medida do universo de Minecraft. A parte mais curiosa do gameplay será possivelmente o alaúde. O herói pode tocar melodias que vai aprendendo conforme progride na campanha, que permitem ordenar a construção de estruturas, recolha de suprimentos e até ordens para as tropas. Podemos recolher materiais como madeira, pedra e ferro, para construir estruturas como pontes e barreiras, ou então construir geradores de soldados ou até fontes. As fontes neste caso servem como save point, onde regressamos sempre que caímos em batalha.
Por falar em batalha, estas também são bastante divertidas. Ordenamos as nossas tropas para fazer ataques, onde podemos selecionar quais tropas vão atacar o quê; selecionar todas as criaturas, apenas um tipo de criatura, ou criaturas que estão dentro de uma zona específica; durante as batalhas temos que derrotar os piglins, destruir as estruturas e os portais para o Nether, que são dos pontos mais importantes destas batalhas. Claro que podemos querer agarrar este desafio sozinhos e sermos corajosos o suficiente para enfrentar todos os piglins sem qualquer mão amiga, mas o que é certo, é que com a possibilidade de jogar a campanha em co-op com os vossos amigos, torna a experiência de Minecraft Legends em algo ainda mais divertido. O PVP é também um modo de jogo bastante divertido, onde cada equipa tem de defender a sua base e atacar a base inimiga. Cada equipa controla as suas tropas e temos de derrotar tanto os inimigos como as suas tropas, sendo que podem jogar até 4v4 jogadores.
E não poderíamos deixar de mencionar os gráficos e visuais deste jogo, que estão bastante brilhantes e bonitos, dentro do típico cubismo que é o clássico estilo e imagem de marca de Minecraft. É notável o trabalho que foi feito, porque cheguei a ter dias em que só me apetecia jogar o jogo pelo quão satisfatório é estar dentro do universo e rodeada daqueles visuais. Claro que a própria jogabilidade ser em parte relaxante e divertida também ajuda.
Concluindo, Minecraft Legends é uma excelente aposta de jogo dentro do universo de Minecraft. Sendo uma franquia com tanto peso e importância no mundo dos videojogos, a fasquia estava alta e o nível mínimo de qualidade esperado, originando muita pressão por parte dos jogadores. O que é certo é que a Xbox Game Studios conseguiu surpreender e estar acima das expectativas.