Cinema
Evil Dead Rise, o franchise ao longo do tempo
Evil Dead é uma franquia criada por Sam Raimi e que conta com cinco filmes e uma série. Ganhou o coração dos amantes de terror devido à história, à técnica do realizador, à sua criatividade e pela combinação entre comédia e terror. Passados 42 anos da estreia de Ash nos cinemas, o franchise ainda está no ativo e apresenta diferentes propostas. Antes da estreia de Evil Dead Rise, confere tudo o que Evil Dead trouxe ao longo do tempo.
Evil Dead (1981)
Tudo começa quando cinco amigos vão de férias para uma cabana isolada num meio de uma floresta. Após encontrarem um livro intitulado “Livros dos Mortos” e um gravador, que profere estranhas palavras que invocam demónios e espíritos adormecidos nessa floresta, estranhos acontecimentos começam a surgir na vida daqueles estudantes.
Com o acordar dos “mortos”, as possessões começam: a primeira vítima do filme é a personagem “Linda”, que começa por enfrentar estranhas forças da natureza, visto que é quase aprisionado por espinhos. Após contar aos colegas o que lhe acabara de acontecer, Ash Williams (Interpretado por Bruce Campbell) tenta tirá-la daquele sítio, mas a floresta tem outros planos…
Assim começa o desastre: após o regresso à cabana, a entidade começa a possuir os estudantes um por um. Ash é o único que não é afetado e fica com a responsabilidade de parar aquela praga e salvar os amigos. Infelizmente, acabam todos por sucumbir ao livro dos mortos e Ash encontra-se sozinho, ferido contra uma entidade perigosa. Após vários confrontos, Ash decide queimar o livro e acabar com a entidade de uma vez por todas.
Tudo parece acabar bem, o mal foi vencido e Ash, apesar de sozinho, está vivo. No entanto, eis que a entidade decide atacar novamente e desta vez, atinge Ash.
Evil Dead 2 (1987)
Quando o segundo filme começa, muitas pessoas pensam estar a ver um reboot do primeiro filme, ou até o próprio primeiro filme… o que não é totalmente errado. Em vez de um grupo de amigos a viajar de carro, vemos apenas Ash e a namorada, Linda, a irem para uma cabana abandonada na floresta. O resto parece um resumo muito curto do primeiro filme. Quando chegam à cabana, Ash vê o livro dos mortos e ouve o gravador que invoca os demónios. Linda é possuída e Ash vê-se obrigado a matá-la. Este filme nem se pode chamar de sequela, visto que Ash não se lembra do que aconteceu no primeiro filme. Mas após a morte de Linda, o demónio finalmente apanha o Ash (algo que foi mostrado no primeiro filme mesmo no final). É aqui que começa o verdadeiro “Evil Dead 2”.
Possuído e atacado pelo demónio invisível, Ash consegue voltar a si com a luz da manhã. Tenta fugir, mas acaba por descobrir que a única ponte que permite a sua saída está completamente destruída pela mesma força maligna que o persegue. Com o despertar da noite, o demónio persegue Ash, que tem só uma missão: fugir o máximo que conseguir para não ser apanhado e possuído novamente. Entretanto Ash tem um estranho encontro: o corpo de Linda (possuído pelo demónio) “renasce” e tenta matá-lo, Ash consegue livrar-se “dele” mas acaba por ser mordido na mão. E o que acontece à mão? Bom, ela ganha vida própria e tenta matá-lo.
Entretanto somos apresentados à filha de um arqueólogo (Annie) e ao seu amigo (Ed) que estão a estudar as páginas do “Necronomicon”, o livro dos mortos. Estes acabam por ir para a cabana onde está Ash. A caminho deparam-se com a tal ponte destruída (que impedia a saída de Ash) e encontram a ajuda de um casal (Bobby e Jake) que os levam à cabana.
Ash, após lutar várias vezes com a própria mão, acaba por cortá-la com uma motosserra. A mão não é derrotada, e mesmo fora do corpo de Ash, ganha vida e tenta persegui-lo Durante as várias lutas destes dois, o nosso herói acaba por “vencer”, mas eis que aparece o casal e os amigos. Acidentalmente, ao ouvir um bater de porta e pensar que o mal estaria de volta, Ash atinge Bobby.
Os amigos e o casal ao testemunharem o acto, pensam que Ash é um psicopata e mandam-no para o porão, onde Ash encontra o antigo casal que habitava na cabana (mas num formato macabro e aterrador). O quatro recém chegados apercebem-se do que está a acontecer e libertam Ash.
E é aqui mais uma vez que o filme se assemelha ao original. Cinco pessoas combatem os demónios da cabana, e um por um acabam por ser possuídos. É também neste momento que Ash se apodera da tão famosa motosserra, que encaixa no braço sem mão.
A diferença desta vez é que Ash sobrevive com mais uma pessoa, Annie. Ao verem os “amigos” a ser mortos e possuídos pelo demónio, os dois fazem de tudo para acabar com aquilo. E quando pensam que finalmente derrotaram a entidade, eis que aparece uma criatura gigantesca e monstruosa que tenta matá-los novamente. Ash e Annie decidem proclamar uma página do “Necronomicon”, mas Annie é morta pela “mão de Ash”, que afinal estava viva. Annie morre, mas não sem antes proclamar as palavras finais, que matam o monstro.
O filme não tem um final feliz. Após a morte do monstro, é criado um wormhole que suga Ash. Este acaba por viajar para o passado, no início do século XIV.
Evil Dead: Army of the Darkness (1992)
O último da trilogia realizada por Sam Raimi começa com um pequeno resumo do último filme. “Army of the Darkness” também começa um pouco diferente do final de “Evil Dead 2”. Em vez de cair no deserto e “venerado” pelos cavaleiros presentes, neste terceiro filme é aprisionado pelos cavaleiros por ser considerado um espião de um reino rival.
Ash e mais alguns presos acabam por ir, um a um, para um poço onde havia mortos-vivos e armadilhas mortais. Ash é o único sobrevivente e, com a ajuda da sua motoserra, acaba por fugir. Naquele reino havia uma profecia onde alguém especial viria encontrar o “Necronomicon” e liderar a batalha dos humanos contra os mortos-vivos. Ao verem o que Ash conseguira fazer, assumiram que era o profeta. Ash fica no castelo e tem encontros com alguns mortos-vivos e ao saber da profecia, decide ir em busca do livro para conseguir voltar para o presente. No entanto, ao proferir as palavras erradas, acaba por acordar um exército de mortos-vivos, onde uma versão maligna de si mesmo é o líder.
Após vários confrontos com mortos-vivos, a sua versão maligna e até versões pequeninas de si mesmo, Ash reúne um exército e age assim como a profecia ditava. Lidera um exército de humanos contra um exército de mortos-vivos e acaba por vencer. No final, volta ao presente e começa a trabalhar como caixista num supermercado. Mas a sua vida pacata de trabalhador é interrompida pela chegada de um morto-vivo. Após tantas guerras e confrontos com esta “raça”, Ash derrota o mal sem problemas.
Evil Dead (2013)
Após 21 anos sem filmes de Evil Dead, 2013 traz mais um capítulo. Realizado por “Fede Álvarez”, este não traz Ash como protagonista. Apesar de termos “Sam Raimi” e “Bruce Campbell” na cadeira de produtores, “Evil Dead” é um reboot da história original.
O filme começa no passado, com uma jovem a ser capturada por dois homens numa floresta. Levam-na para uma cabana, onde acaba por ser queimada viva pelo próprio pai, convencido por uma idosa de que a alma da jovem devia ser purificada para ser salva. Antes de morrer a jovem muda de cara para a versão demoníaca, ameaçando e insultando o pai.
Voltando ao presente, somos apresentados a uma jovem chamada “Mia” (Jane Levy). Marcada por perdas recentes e pelo vício de drogas, decide chamar o irmão, David (Shiloh Fernandez), a namorada Natalie (Elizabeth Blackmore), e os amigos, Olivia (Jessica Lucas) e Eric (Lou Taylor) para a acompanharem a uma antiga cabana de família para ajudá-la a livrar-se dos seus vícios. Mas Olivia avisa David que Mia não vai aguentar, visto que este ciclo já se repete há muito tempo, e que a qualquer momento Mia poderá querer ir embora. Após estabelecer-se na cabana encontram o “Necronomicon”.
Mia começa a ter um ataque de vício, sai de cabana, e Eric decide abrir o Necronomicon e lê-lo. Mas o que ele não percebe é que ao recitar as palavras do livro, acaba por invocar um demónio maligno e perigoso. Com o demónio à solta, Mia é então possuída. David descobre-a e decide levá-la de volta para a cabana.
Após vários acontecimentos onde Mia tenta provocar danos a si e aos outros, David tenta sair do local para a salvar, mas descobre que a única ponte que os levava de volta, fora destruída.
É aqui que começa o que Evil Dead sempre nos trouxe. O demónio começa a possuir um por um, e o grupo agora só tem a missão de sobreviver. Eric encontra-se gravemente ferido e apenas tenta arranjar uma solução para que aquilo pare. Até que descobre que o livro tem vários métodos para parar aquele mal. Todavia, David não gosta dessas soluções pois envolvem matar Mia, a sua irmã.
A meio do processo Eric acaba por morrer. David descobre uma forma de parar com aquilo sem matar a irmã. O salvamento resulta e tudo parece acabar bem, com Mia e David juntos e vivos. Mas eis que Eric acaba por se tornar num “morto-vivo” e assassina David. Deixando Mia sozinha.
Após uma estranha chuva de sangue, Mia é confrontada com a mulher morta do início do filme, o seu último adversário. Mia não se deixa levar e após pegar numa motosserra, corta a mulher ao meio e pega fogo à cabana.
Ash vs Evil Dead (2015)
23 anos após o final da trilogia “Evil Dead” com “Army of the Darkness”, surge um novo capítulo na vida de Ash. Esta série, com apenas três temporadas, trouxe de volta antigos personagens e apresentou novos para contar mais sobre o universo de “Evil Dead”. Não tendo relação com o filme lançado em 2013, a série passa-se 30 anos depois do final do terceiro filme.
A série narra Ash nos tempos modernos, a viver num trailer, e a frequentar bares noturnos, onde se envolve com várias mulheres. Mas, após se drogar e embebedar com uma mulher, recita uma passagem do “Necronomicon” e acaba a libertar o mal mais uma vez. Um conjunto de eventos leva-o a assumir a antiga persona para salvar a humanidade mais uma vez dos demónios.
BÓNUS: Evil Dead: The Game (2022)
Apesar de não fazer parte da “lore”, é um jogo multiplayer onde é possível jogar com Ash e várias personagens famosas do universo. O jogo apresenta várias referências, mapas, armas e locais dos filmes.