Connect with us

Cinema

Super Mario Bros – Uma carta de amor ao legado

Avatar photo

Published

on

Super Mario Bros

Certamente um filme de Super Mario Bros já era desejado pelos fãs há muitos anos, principalmente se tivermos em conta a sua pouca representação no cinema. No ocidente, a única adaptação para os grandes ecrãs do canalizador mais adorado da Nintendo teria sido no filme live-action de 1993, que não foi muito bem-sucedido na época.

Uma versão animada em 3D era mais necessária do que aquilo que estávamos à espera, e sim, estou a falar de agradar a miúdos e graúdos. Todos sabemos que um filme de animação será mais fácil de fazer agradar uma criança, mas conseguir agradar também os adultos, principalmente os fãs de longa data de Mario, era uma tarefa complicada, mas que foi executada na perfeição.

Durante todo o filme dei por mim a encontrar referência atrás de referência, não só a vários jogos Mario, como a outras franquias e até consolas da Nintendo. Algumas eram entregues de bandeja, mas outras estavam escondidas pelo mapa ou com sugestões sonoras. As referências feitas aos títulos do universo Mario serviram quase como uma homenagem a todo o legado do canalizador. Foram desde os originais da NES, passando um pouco por todas as fazes do canalizador, e incluíam tanto títulos principais, como Super Mario Galaxy ou Super Mario 64, como títulos baseados no universo, como Donkey Kong, Mario Kart e até Super Smash. As referências feitas a diversas outras franquias Nintendo, como Kid Icarus, e até às próprias consolas, como a NES e a GameCube, envolveram ainda mais os fãs em todo o filme e conseguiram preencher os corações de cada um de nós.

Por falar em preencher corações, a banda sonora do filme preencheu todos os momentos do filme com um misto de nostalgia e novidade, que encaixou na perfeição com todos os ambientes e situações. Motivos melódicos dos diversos jogos Super Mario foram aproveitados, reimaginados e aplicados de forma a encaixar em cada situação, e era impossível não esboçar um sorriso de cada vez que reconhecíamos um determinado tema.

Claro que todo o filme oferece uma boa dose de diversão também para aqueles que não são familiares aos jogos de Super Mario, tendo em conta que conta uma história de forma divertida e faz com que mesmo aqueles que não joguem, compreendam o que é este universo da Nintendo. Este Super Mario Bros é mais um excelente exemplo daquilo que deve ser feito numa adaptação de um videojogo para o grande ou pequeno ecrã, e sinto que cada vez mais os jogadores estão a ser “mimados” nesse aspeto com esta vaga de adaptações.

Podes ler também a análise ao filme aqui!

Apaixonada pela cultura geek e principalmente pelo gaming desde pequenina, quando ficava horas seguidas a jogar consola. Jogar apenas deixou de ser suficiente para saciar o apetite por videojogos, então logo começou a fazer vídeos, a falar e a escrever sobre videojogos. Como uma paixão geek nunca vem só, adora ver animes, séries e filmes. Pelo caminho ainda vai aprimorando a sua veia musical.