Connect with us

BD & Literatura

De Lukov, Com Amor por Mariana Zapata

Avatar photo

Published

on

A escrita de Mariana Zapata chega, pela primeira vez a Portugal, a 15 de março pela Editorial Presença.
O fenómeno das redes sociais, que foi publicado pela primeira vez em 2018, fala sobre Jasmine Santos: uma patinadora de gelo artística profissional que tem de fazer parelha com Ivan Lukov, o rei do momento, para poder voltar a competir. O grande problema? Os dois não se dão, nem de perto nem de longe.

A narrativa é lenta (muito lenta) e ao longo de 440 páginas a autora quase que vai ao ínfimo detalhe dos dias dos nossos desportistas. No entanto, apesar dos capítulos longos, a escrita de Zapata consegue prender para querermos saber como é que Ivan e Jasmine não se irão matar nos treinos intensivos. Ao longo da narrativa, vamos ganhando ansiedade para saber se eles conseguem as medalhas de ouro nas competições às quais estão a concorrer (e já agora se aquele ódio todo se transforma em algo mais).

Entre coreografias e discussões no gelo, o livro foca-se na questão familiar, que está muito presente na vida de Jasmine – a história está até feita para nos sentirmos como um deles. Jasmine tem uma família grande e quando todos se juntam… é aquele caos reconfortante de ver a mãe a fazer piadas enquanto os irmãos se picam. Além disso, a autora aborda ainda temas de representatividade – um outro ponto a favor. Ao longo da narrativa vemos o quanto a Jasmine teve dificuldades de aprendizagem quando era mais nova e isso levou a que não fosse das pessoas mais sociais (e posteriormente simpáticas). O livro evoca a importância de aceitar que nem todos somos iguais. O mais incrível neste livro está em valorizar de que está bem em ser diferente.

Como afirmado, a protagonista não é das pessoas mais simpáticas, aliás, é um osso duro de roer, um cão que ladra e morde. É interessante mostrar personagens femininas que não são de todo bem-dispostas. Existe uma tendência para que o personagem masculino fique com essa denominação de pessoa séria e nada simpática, no entanto, também existem mulheres com esse tipo de humor. Neste livro, Zapata consegue surpreender ao ter os dois protagonistas a serem maldispostos, com Jasmine Santos a bater Ivan Lukov aos pontos.

Uma narrativa do ponto de vista da protagonista dá uma profundidade sobre como é o mundo do desporto para as mulheres. Contudo, este tema já não é novidade para a própria autora, uma vez que este não é o seu primeiro romance cuja protagonista é desportista.

De Lukov, Com Amor tem tudo para ser uma leitura agradável: é engraçado, tem representatividade para temas importantes, aborda a temática do desporto e tem dois protagonistas que não se toleram. Apesar do livro ser grande, e dos capítulos serem gigantes, vale mesmo a pena. Um livro de cinco estrelas.

O que falta mais? Lerem.

 

 

 

 

LÊ TAMBÉM

“O Bestiário da ISA” de Joana Afonso

 

Tem 25 anos e veio de cultura e comunicação. Adora cultura pop, é viciada em spoilers ao ponto de ir ver as últimas páginas dos livros. Para ela, Team Marvel é que é.

Mais artigos