Connect with us

Comic Con Portugal

Convidados de BD na Comic Con Portugal 2022

Avatar photo

Published

on

bd ccpt22

Durante os quatro dias de evento, a Comic Con Portugal irá receber vários convidados da área da Banda Desenhada. Fica a conhecer as caras que podes ver no Altice Arena:

bd ccpt22

MIGUELANXO PRADO

O agora argumentista e desenhador, estudou arquitetura e dedicou-se à pintura e escrita. Revelação da BD espanhola em 1988 com o seu primeiro álbum “Mundo Cão”, a sua carreira tem sido recheada de sucessos. Em 1993 publica “Traço de Gi”z, que recebeu o prémio dos livreiros BD 93, o Alph-art de melhor álbum estrangeiro de Angoulême e o prémio especial do Festival de Sierre em 1994. No ano seguinte estreia-se na BD infantil com a adaptação da célebre obra de Prokofiev (1936) “Pedro e o Lobo”. Da sua versátil carreira fazem parte outras obras notáveis como “Fragmentos da Enciclopédia Délfica”, “Stratos”, “Crónicas Incongruentes” e “Quotidiano Delirante” (3 volumes), e “Tangências”.

MIKE DEODATO JR.

Fã de banda desenhada americana, o artista é um dos talentos mais requisitados e esteve presente em títulos da DC Comics como “Mulher Maravilha” e da Marvel com “Vingadores”, “Elektra”, “Incrível Hulk”, “Spider-man” e “Thor”.
Atualmente trabalha com a Marvel em “Witches”, “New Avengers”, “Amazing Spider-Man”, “Thunderbolts”, “Infinity Wars” e no mais recente “Berserker Unbound”.
Mike Deodato Jr. estará na Comic Con Portugal 2022 durante os 4 dias de evento, para conversar sobre a sua carreira e a sua obra “O Gelo Sob os seus pés” e para conhecer os seus fãs em sessões de autógrafos. um

JOSEP HOMS

Nascido em 1975, em Barcelona, estudou desenho na Escola Joso e esteve emigrado nos Estados Unidos, onde trabalhou, entre outros, para a Marvel. Homs desenhou assim “Red Sonja”, com argumento de Frank Cho e Doug Murray, ou “Blade” do argumentista Christopher Hinz. Mas após dois anos de trabalho intenso, dececionado com o ritmo e os constrangimentos do mercado americano, decidiu regressar à Europa e às inclinações mais franco-belgas.
Em 2010, e para a Dupuis, desenha “L’Angélus”, um díptico escrito por Frank Giroud para a sua famosa colecção “Secrets”, seguindo-se depois, para a mesma editora, a adaptação em banda desenhada de “Millennium”, a trilogia do escritor sueco Stieg Larsson que obteve grande sucesso mundial e cujo argumento contou com a assinatura de Sylvain Runberg. Homs produziu os dois primeiros dípticos, deixando ao seu compatriota Man a tarefa de desenhar os dois seguintes antes de assumir o desenho de “A Rainha no Palácio das Correntes de Ar”.
Em 2017 Josep assina o desenho de uma nova série escrita por Zidrou, “Shi”, com a qual ganhou, em outubro do mesmo ano, o prêmio Saint-Michel de melhor desenho. Estará na Comic Con Portugal durante os 4 dias do evento para conhecer todos os seus fãs e dar a conhecer a sua carreira e obras, também com sessão de autógrafos.

ANTÓNIO JORGE GONÇALVES

Banda Desenhada, Cartoon Editorial, Teatro e desenho digital ao vivo, estas são algumas das facetas de António Jorge Gonçalves. Com histórias publicadas em Portugal, Austrália, Coreia do Sul, Espanha, França e Itália, desenha todas as semanas para o “O Inimigro Público” e “Como Fazer Coisas Com Palavras” (Ricardo Araújo Pereira). Recentemente lançou o livro “Estás tão Crescida”.

GENE HA

Gene Ha é o artista da próxima banda desenhada “Wonder Woman: The Amazons Volume 2” com a escrita de Kelly Sue DeConnick. Ele ganhou quatro prémios Eisner pelo seu trabalho em “Top 10” e diversas bandas desenhadas de super-heróis da Marvel & DC. Gene escreveu e desenhou a obra “Mae” da Oni Press. Retrata a história de Mae Fortell, uma rapariga que segue a sua irmã Abbie há muito tempo desaparecida para um mundo de ciência louca e mistério.

PACO ROCA

Paco Roca, é considerado um dos maiores ilustradores, cartoonistas e guionistas espanhol. As suas obras são largamente premiadas, entre elas “A Casa”, “O Inverno do Desenhador”, “O Tesouro do Cisne Negro”, “Os Trilhos do Acaso”, “Andanças” e “Confissões de um Homem em Pijama”. “Rugas” foi adaptado ao cinema em 2012, e o filme foi galardoado com 2 prémios Goya.

O convidado de Banda Desenhada estará na Comic Con Portugal 2022 para conversar sobre a sua carreira e a sua obra “Rugas”.

JEAN BASTIDE

Nascido em 1982, Jean Bastide é um camaleão da banda desenhada! Conseguindo adaptar-se a estilos tão diferentes como os de Yslaire (com quem colaborou nos tomos 1, 2 e 3 de “La Guerre des Sambre”, a sequela da célebre série “Sambre”), de Roba (assumiu a série “Boule e Bill” a partir de 2016) ou de Albert Uderzo, destaca-se também no tratamento da cor, tendo trabalhado com Juanjo Guarnido na obra “O Burlão nas Índias” ou ainda na série “Katanga”.

Um talento extraordinário para este novo universo luteciano.

WES CRAIG

Wes Craig é o co-criador de “Deadly Class”. “The Gravediggers Union” e “Kaya”, publicado pela Image Comics na América do Norte.

Trabalha em Montreal, Canadá, trabalha como desenhador há 18 anos, esteve ligado a projectos como Guardiões da Galáxia, Batman, Superman e Flash.

CARY NORD

Cary Nord é o premiado artista de banda desenhada e romances gráficos como Daredevil, X-Men e Conan, The Barbarian. Ao longo da sua carreira, Cary desenhou praticamente todas as personagens importantes da banda desenhada, tendo trabalhado em Superman, Wolverine, Mutant X, Ghost Rider, Spider-Man, Thor e Star Wars.

Em 2004, Cary foi premiado com a maior honra da indústria pelo seu trabalho em Conan, o Bárbaro, levando para casa o Will Eisner Comic Industry Award para Melhor Edição Única.

PHILIPPE FENECH

Nascido em 1976, Philippe Fenech parece ter sido predestinado a desenhar animais. Para além do seu apelido (Fenech significa Coelho), desenhou também a série “Tuff et Koala”, a qual Albert Uderzo acedeu prefaciar em 2004, sublinhando a “flexibilidade do seu desenho, […] enaltecido pelo talento deste jovem desenhador de quem ouviremoscertamente falar com frequência.”

Não é, portanto, de surpreender, que 17 anos depois o encontremos a desenhar “Ideiafix”.

Um dinossauro no mundo das séries. Coleciona Blu-Rays, adora Legos, completa jogos a 100%, devora podcasts e ama tudo que envolva não sair de casa.

Mais artigos