Siga nossas redes sociais!

Destaques

NOVO DOCUMENTÁRIO “ESCAPE FROM KABUL”

Avatar photo

Publicado

a

O novo documentário HBO Original, ESCAPE FROM KABUL, realizado por Jamie Roberts (“Four Hours at the Capitol”, da HBO) e com produção executiva de Dan Reed (“Leaving Neverland” e “Four Hours at the Capitol”, da HBO) estreia amanhã, dia 22 de setembro, na HBO Max.

ESCAPE FROM KABUL tem lugar durante 18 longos dias, em Agosto de 2021, desde a retirada das tropas americanas do Afeganistão até à subsequente evacuação de dezenas de milhares de cidadãos afegãos do aeroporto de Cabul após a tomada da cidade pelos Talibãs. Este documentário profundamente imersivo e emotivo tem imagens de arquivo nunca antes vistas de quem se encontrava no aeroporto, com entrevistas exclusivas de pessoas que lá estiveram durante todo o período, incluindo cidadãos afegãos que tentaram fugir, fuzileiros navais norte-americanos encarregados de gerir a evacuação e comandantes e combatentes talibãs que tinham tomado recentemente a cidade.

Após 20 anos de guerra entre os Talibãs, (um grupo fundamentalista Islâmico) e as forças da NATO, uma pequena força de fuzileiros navais norte-americanos foi destacada para Cabul a 13 de Agosto, com a intenção de evacuar cidadãos norte-americanos e afegãos “em risco” que tinham cooperado com os norte-americanos e as Forças Aliadas durante o conflito. A evacuação ordeira deveria ser implementada até ao prazo acordado de 31 de Agosto, mas quando os Talibãs assumiram inesperadamente o controlo da cidade dois dias após a chegada dos fuzileiros navais, os planos mudaram.

Com receio de represálias e atentados aos direitos humanos por parte dos Talibãs, milhares de homens, mulheres e crianças afegãs correram para o aeroporto, procurando uma rota de fuga. Os combatentes talibãs, incluindo tropas suicídas, cercaram o perímetro do aeroporto numa trégua difícil com as forças dos EUA e Aliados. Com pouco planeamento prévio, os fuzileiros navais norte-americanos lutaram diariamente para recuperar o local sobrecarregado, enquanto uma catástrofe humanitária se desenrolava, com cidadãos afegãos a passarem dias a fio no calor de Cabul, sem acesso a comida ou água, à espera de passar pelos portões do aeroporto. À medida que as multidões desesperavam cada vez mais para partir, uma sequência trágica de acontecimentos desenrolou-se, incluindo um devastador ataque suicida à bomba, pelo qual o ISIS reivindicou a responsabilidade, matando 13 militares norte-americanos e mais de 170 civis afegãos.

ESCAPE FROM KABUL surge do inesperado e histórico confronto que ocorreu no aeroporto de Cabul e tem lugar durante duas semanas e meia cruciais e dramáticas. Apesar do caos e sofrimento, 124.000 pessoas foram evacuadas durante o transporte aéreo de Cabul, o maior da história moderna dos EUA, marcando um fim devastador para a guerra mais prolongada da América. Uma excerto final, filmado na Primavera de 2022, confirma as restrições do governo Talibã às mulheres e raparigas e as represálias violentas, deixando um futuro incerto para os cidadãos afegãos que não puderam ser evacuados em Agosto de 2021.

A HBO Documentary Films apresenta ESCAPE FROM KABUL, em associação com a BBC, em parceria com a ARTE France e uma Produção AMOS Pictures. Realizado por Jamie Roberts, tem como produtor, Jamie Roberts, e como produtor executivo, Dan Reed. Para a HBO a coordenação de produção é de Anna Klein. As produtoras executivas são Nancy Abraham e Lisa Heller.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LÊ TAMBÉM

SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE DE COMÉDIA “AVENUE 5”

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.