fbpx
Siga nossas redes sociais!

Cinema

Rui Pedro Tendinha nos Globos de Ouro

Publicado

a

Depois Rui Henriques Coimbra e Bárbara de Oliveira Pinto, há um novo jornalista português a incorporar a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), Rui Pedro Tendinha.

Rui Pedro Tendinha é crítico de cinema no “Diário de Notícias”, mas também está associado a outros meios de comunicação, como a SIC e a Antena 3. Para além de ter feito documentários, é também o criador do projeto Cinetendinha e programador nos festivais YMotion, em Famalicão e Cinema MED, em Loulé.

Após escândalos como acusações de corrupção, discriminação e outros, que têm marcado a HFPA nos últimos anos, a entidade está a reinventar-se e elegeu 103 novos membros, de forma a internacionalizar e diferenciar a organização.

No ano anterior, a cerimónia não foi transmitida na televisão, ao contrário do que se prevê este ano, segundo a revista americana “The Hollywood Reporter” que afirma que haverá uma transmissão televisiva da NBC e adiantou a data de 10 de janeiro de 2023, embora não esteja oficialmente confirmada.

Rui Tendinha, afirma que a sua participação nos Globos de Ouro foi uma oportunidade inesperada e como jornalista e fã, ao longo dos tempos, deparou-se com algumas coisas que não eram corretas, como corrupção e abuso de poder dos membros da Hollywood Foreign Press Association. Numa live no Instagram, Rui convidou o Rui Henriques Coimbra, um dos membros da HFPA em Los Angeles e foi numa conversa que descobriu que a entidade era gerida por novas pessoas e acabou então por ser convidado a participar na próxima cerimónia como votante na parte do cinema.
Nesta oportunidade, que se iniciou à cerca de dois meses, existiu um processo de recrutamento em que Rui foi investigado – caso tenha estado envolvido em algum tipo de escândalo –  teve de mostrar que tinha um código de conduta e idoneidade, quase uma espécie de juramento assim como não é corruptível.
Na opinião de Rui Tendinha, a entidade é agora uma empresa mais séria, cujo dono é Todd Boehly, devido a toda a comunicação no processo de recrutamento e também a diversos elementos terem sido afastados da mesma.
Agora aliado a  Rui Henriques Coimbra, ambos esperam que os Globos de Ouro ganhem a respeitabilidade e credibilidade que outrora já tiveram. O processo de votação, ainda desconhecido, Rui crê que conseguirá estar a maior parte do tempo em Lisboa.

 

Rui Tendinha acredita ter sido recomendado por estar ligado aos festivais a nível de presenças ou então por algum anjo, pois está ciente que a entidade, neste momento, têm um novo código de ética, como por exemplo, aceitar presentes de estúdios. Este também afirmou que, quando se depara com importunações ou algum tipo de problema de credibilidade será o primeiro a se afastar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LÊ TAMBÉM

ELIZABETH II NA CULTURA POP

 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.

Mais artigos