Cinema
Rui Pedro Tendinha nos Globos de Ouro
Depois Rui Henriques Coimbra e Bárbara de Oliveira Pinto, há um novo jornalista português a incorporar a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), Rui Pedro Tendinha.
Rui Pedro Tendinha é crítico de cinema no “Diário de Notícias”, mas também está associado a outros meios de comunicação, como a SIC e a Antena 3. Para além de ter feito documentários, é também o criador do projeto Cinetendinha e programador nos festivais YMotion, em Famalicão e Cinema MED, em Loulé.
Após escândalos como acusações de corrupção, discriminação e outros, que têm marcado a HFPA nos últimos anos, a entidade está a reinventar-se e elegeu 103 novos membros, de forma a internacionalizar e diferenciar a organização.
No ano anterior, a cerimónia não foi transmitida na televisão, ao contrário do que se prevê este ano, segundo a revista americana “The Hollywood Reporter” que afirma que haverá uma transmissão televisiva da NBC e adiantou a data de 10 de janeiro de 2023, embora não esteja oficialmente confirmada.
Rui Tendinha acredita ter sido recomendado por estar ligado aos festivais a nível de presenças ou então por algum anjo, pois está ciente que a entidade, neste momento, têm um novo código de ética, como por exemplo, aceitar presentes de estúdios. Este também afirmou que, quando se depara com importunações ou algum tipo de problema de credibilidade será o primeiro a se afastar.
LÊ TAMBÉM
ELIZABETH II NA CULTURA POP