Connect with us

Cinema

Conhece todos os easter eggs e referências de “NOPE”

Avatar photo

Published

on

⚠️Este conteúdo contém Spoilers⚠️

“Nope” gira em torno da indústria cinematográfica, contando com o tema do espetáculo em si como núcleo do enrendo. Fica connosco e encontra aqui  todas as referências da cultura pop presentes no terceiro filme de terror de Jordan Peele.

Um dos principais temas de “Nope” é o espetáculo do cinema, por isso faz sentido que Jordan Peele tenha incluído inúmeros easter eggs e referências à história do cinema e invasões alienígenas na cultura pop. “Nope” é a terceira longa-metragem e filme de terror de Peele, após o enorme sucesso de Get Out e “Us” . Embora não haja um universo cinematográfico compartilhado entre todos eles, cada um dos filmes de Peele tem títulos simplistas e comentários sociais explicitamente entrelaçados na narrativa. Get OutUs incluem também referências ao terror clássico, mas os temas de “Nope” proporcionam ainda mais easter eggs para o espectador observador e descobrir.

Embora as comparações com outros filmes de Jordan Peele sejam inevitáveis, a principal diferença que “Nope” tem de “Get Out” e “Us” é o subgênero de terror ao qual pertence. Enquanto “Get Out” tem uma premissa semelhante ao clássico filme de terror alienígena, “Invasion of the Body Snatchers”, não há nada de extraterrestre na trama. Da mesma forma, “Us emprestou várias narrativas de doppelgänger para criar a sua própria visão única de horror. Por outro lado, “Nope encontra inspiração nas adoradas narrativas de invasão alienígena, Peele adiciona o seu próprio toque único ao subgênero de terror.

Cada uma das inspirações de invasão alienígena é referenciada em “Nope , juntamente com easter eggs adicionais que se colam aos temas gerais do filme. Algumas dessas referências são explicitamente discutidas ou mostradas dentro da narrativa do filme, enquanto outras exigem um pouco mais de conhecimento prévio para serem reconhecidas.  Aqui estão cada uma das referências do filme e da cultura pop em “Nope” , do óbvio ao mais obscuro:

 

  1. O Cavalo em movimento

Embora tenha precedido à invenção da câmera de cinema em mais de 10 anos, uma série de fotografias sequenciais conhecidas como “O Cavalo em Movimento” foi um passo importante no desenvolvimento de filmes. Essas fotos foram tiradas por Eadweard Muybridge em 1878, encomendadas pelo ex-governador da Califórnia Leland Stanford numa tentativa de provar que todas as quatro patas de um cavalo saem simultaneamente do chão ao correr. Muybridge repetiria esse processo várias vezes após a experiência inicial, e “Nope” abre os primeiros movimentos de rodagem com a animação de uma série dessas fotografias tiradas em 1887. Começando com essas imagens de cavalos e as afirmações do personagem de Keke Palmer de que ela é descendente do jóquei nelas presente, permite a Jordan Peele uma conexão de “Nope ao género ocidental desde o início.

 

2. Poster do filme “Buck and The Preacher”

Uma vez que Daniel Kaluuya e Keke Palmer interpretam irmãos que são co-proprietários de um rancho para treinamento de cavalos para uso no cinema e na televisão, existem no filme uma série de imagens ocidentais que nos remontam ao western. Em casa de Oj e Emerald, podemos encontrar um poster do western de 1972, Buck and the Preacher, protagonizado pelo ator e ícone negro Sidney Poitier. O filme também serviu como estreia de Poitier na direção e foi a prova de que um western com uma estrela negra poderia ter sucesso, assim como a estreia na direção de Jordan Peele em “Get Out”.

 

3. Ligação ao Mágico de Oz

Jordan Peele utilizou “O Mágico de Oz” como uma inspiração para “Nope” pela semelhança dos temas dos filmes e pelo espetáculo, mas Peele também faz conexões mais diretas entre os dois filmes. A mais óbvia é uma referência ao tornado, que atinge a casa de Dorothy e esmaga a Bruxa Malvada em “O Mágico de Oz . Em “Nope”, uma manipulação de vento e poeira semelhante a um tornado é usada pelo alienígena para sugar vítimas humanas e animais. Além disso, o personagem de Keke Palmer tem o nome de Emerald, o que provavelmente é uma referência à Cidade das Esmeraldas, o destino final de Dorothy em “O Mágico de Oz” . Keke Palmer também é frequentemente vista s vertir roupas de cor verde em “Nope, conectando o figurino do personagem com este nome.

 

4. O hoodie cor de laranja de “O Rei Escorpião” de OJ

Assim como Emerald, a personagem OJ (abreviação de Otis Jr.) de Daniel Kaluuya é frequentemente visto a vestir roupas que se alinham com a cor sugerida pelo seu nome. O mais notável é um hoodie cor de  laranja que OJ  veste próximo do fim do  filme, que também é uma peça de roupa da equipa do filme “O Rei Escorpião “. Se bem nos lembramos, “O Rei Escorpião” era protagonizado por Dwayne “The Rock” Johnson – primeiro papel principal do ator, como um spin-off e prequela da franquia “A Múmia”. OJ explica que “O Rei Escorpião” foi o primeiro filme em que OJ trabalhou, embora minimize a experiência reclamando que a produção acabou por usar camelos em vez de cavalos.

 

5. As tesouras do filme “Us”

Com os negócios estagnados, OJ é forçado a vender alguns dos seus cavalos para um parque temático nas proximidades chamado Jupiter’s Claim, que pertence à ex-estrela infantil Ricky “Jupe” Park (Steven Yeun). Quando OJ traz o seu último cavalo para Jupe, podemos ver uma tesoura na sua mesa no escritório. Essas tesouras têm uma notável semelhança com as que são utilizadas pelo Tethered em Us e também visto no poster do segundo filme de Peele.

 

6. Versículo da Bíblia NAUM 3:6

 

 

 

 

Nope abre com uma citação bíblica do livro de Naum do Antigo Testamento que faz referência ao espetáculo, o tema principal do filme de Jordan Peele. A citação diz: “Vou cobrir-te de imundícies para te aviltar, e te exporei como espetáculo“, prenunciando os perigos que As personagens enfrentam ao tentar fazer parte do espetáculo em Nope . Isso é visto ao longo do filme, já que quase todos as personagens que capitalizam espetáculos violentos são punidos com eventos que OJ se refere como “maus milagres ”.

7. Conexões ao espetáculo de King Kong

O primeiro espetáculo violento retratado em Nope é um trágico incidente no set que ocorre durante as filmagens de uma sitcom que Jupe participou em criança chamada Gordy’s Home , que também pode ser uma referência a um momento icônico filme original de King Kong de 1933 . O uso de um chimpanzé no elenco resulta num ataque sangrento de animais, cujo espetáculo, é capitalizado por Jupe, anos mais tarde numa sala secreta no seu parque temático contendo recordações do set e do acidente. Não só o uso do chimpanzé como espetáculo por Gordy’s Home é paralelo à tentativa de lucrar, como podemos ver em King Kong um show da Broadway no filme de 1933, com ambos a terminar em pura violência. Mas Jupe também tenta fazer do corpo alienígena um espetáculo no seu parque temático. Tal como em Gordy’s Home e King Kong, isso termina mal quando o corpo alienígena mostra-se relutante em ser domado para uma audiência.

 

8. Referências ao programa de Oprah Winfrey

Quando OJ e Emerald tentam capturar imagens da existência do alien com a esperança de que isso leve a uma entrevista no programa da Oprah Winfrey, eles parecem ignorar o fato de que The Oprah Winfrey Show ter saído do ar em 2011. Oprah entrevistou o príncipe Harry e Meghan Markle em 2021, e talvez OJ e Emerald esperassem que a sua descoberta fosse suficiente para inspirar um evento especial semelhante com a ex-apresentada do talk show. As referências a Oprah combinadas com o ataque do chimpanzé no set de Gordy’s Home faz-nos relembrar um segmento de The Oprah Winfrey Show sobre Charla Nash, uma mulher que foi atacada e desfigurada pelo seu próprio chimpanzé – Travis. Quando a colega de set de Jupe, Mary Jo (Sophia Coto), visita Jupiter’s Claim, ela está usar um chapéu e um véu para esconder as suas cicatrizes do ataque do chimpanzé. Tanto as cicatrizes quanto a roupa também se assemelham a Nash durante sua entrevista com Oprah.

 

9. Semelhanças ao sketch do SNL 

Ao relembrar o incidente de Gordy’s Home para OJ e Emerald, Jupe descreve um Sketch do Saturday Night Live com base no incidente. Explicou que Chris Kattan interpretou o chimpanzé para o programa. O SNL baseia-se regularmente em piadas da cultura pop , mas Nope inverte isso fazendo referência a uma série clássica de sketchs do programa. Embora o sketch que Jupe descreve no filme não exista realmente, Chris Kattan fazia regularmente um papel de macaco / humano chamado Mr. Peepers, que foi introduzido pela primeira vez em uma paródia dos segmentos de animais frequentemente vistos no The Tonight Show, em 1996 (ano em que aconteceu o incidente de Gordy’s Home no filme Nope).

 

10. Fry Eletronics

OJ e Emerald visitam uma loja Fry Eletronics para comprar o equipamento de vigilância que esperam usar nos seus esforços para capturar o alienígena. É lá que conhecem o funcionário e entusiasta de aliens Angel (Brandon Perea). A localização de cada Fry Eletronics apresentava uma identidade muito única antes de falir em 2021. Embora o uso desta cadeia de lojas levante algumas questões sobre a linha temporal do filme, o tema alienígena teve a Fry Eletronics como cenário perfeito para as compras em Nope.

 

11. A moto e o movimento de Akira

Referências ao anime cyberpunk Akira geralmente aparecem na cultura pop, incluindo o uso da moto de Akira emReady Player One. Quando o repórter do TMZ aparece na propriedade dos irmão Haywood para cobrir os eventos inexplicáveis, ele está a andar numa moto que Emerald mais tarde usa num momento chave do filme, onde apressa-se a libertar um gigante boneco insuflável de Jupiter’s Claim. Antes de libertar o insuflavel, Emerald desliza com a moto pelo pavimento de areia, tal e qual como na imagem acima. A este movimento, visto em Akira, é muitas vezes referido como o movimento Kaneda, em homenagem ao protagonista Shōtarō Kaneda.

 

12. Referências à série Ancient Aliens

Nope inclui várias referências a filmes de invasão alienígena, mas é a série Ancient Aliens do Canal História que é mencionada diretamente. Como um ávido fã do programa, Angel menciona isso quando descobre que OJ e Emerald planeiam usar o equipamento de vigilância para fazer um ‘filme’ do evento. O conhecimento que Angel recebeu da série juntamente ao raciocínio rápido contribuirá para a sua sobrevivência ao predador alienígena em Nope. Parte do que tornou Get Out ótimo foi o alívio cômico no filme de terror, e Angel é uma lufada de ar fresco nesse sentido.

 

 

13. Semelhanças a Arrival 

Um dos filmes onde Jordan Peele encontrou inspiração foi no filme “Arrival”, que apresenta alienígenas que se assemelham a criaturas oceânicas, assim como o grande predador extraterrestre de Nope . Enquanto os alienígenas de Arrival são altamente inteligentes e benevolentes, Nope tem um invasor violento com atributos predatórios e sem meios ou desejo de se comunicar com humanos. A nave alienígena vertical suspensa em Arrival também parece ser referenciada no momento em que a sapatilha no set de Gordy’s Home fica suspensa (misteriosamente em pé) durante o ataque do chimpanzé. É também assim que o sapato está exibido na sala secreta de recordações de Jupe na Jupiter’s Claim.

 

14. E.T. – A Inspiração Extraterreste

Antes de Steven Spielberg fazer qualquer alteração, o roteiro original de ET era um filme de terror , o que torna as conexões em Nope ainda mais significativas. No final do ataque do chimpanzé no set de Gordy’s Home, o jovem Jupe é abordado pelo animal enquanto ele se esconde debaixo de uma mesa no set. Embora coberto de sangue, o animal parece ter saído do seu episódio de fúria e estende a mão para Jupe para um cumprimento. A cena faz-nos lembrar o toque icônico do dedo entre Elliott e ET no blockbuster de Spielberg. Também houve especulações iniciais de que a escolha do título de Jordan Peele era um acrônimo para “ Not Of Planet Earth ”. O cineasta desde então refutou a teoria de que o título de Nope é um acrônimo.

 

15. Ligação a Close Encounters of The Third Kind

Quando o alienígena está próximo em Nope , ele desliga todos os dispositivos elétricos por razões inexplicáveis. Embora o filme de Peele não explique o porquê de isso acontecer, ele influencia fortemente as tentativas de captura pela câmera. Este fenómeno também tem uma conexão com os alienígenas no primeiro filme extraterrestre de Steven Spielberg, Close Encounters of The Third Kind. Não só as naves alienígenas no filme de Spielberg influenciam a eletricidade e o clima, como o predador alienígena de Nope , mas ambos usam nuvens para esconder a sua existência dos humanos.

 

16. Guerra dos Mundos

Como Jordan Peele pretendia que Nope fosse um espetáculo cinematográfico que incentivasse o público a voltar aos cinemas, faz sentido que ele se tenha inspirado tanto em Steven Spielberg, o cineasta que foi pioneiro no conceito de blockbuster. Como os alienígenas em Arrival, as naves alienígenas em formato tripé em Guerra dos Mundos assemelham-se a criaturas semelhantes a lulas. Isso é semelhante ao alienígena de Nope , cujo design e comportamento foram inspirados por várias criaturas marinhas. Os alienígenas em Guerra dos Mundos também colhem humanos para alimentação, assim como o predador espacial em Nope .

 

17. Canção “The Purple People Eater”

Uma das referências obscuras em Nope vem de um diretor de fotografia e filmagens chamado Antlers Holst (Michael Wincott), que é contratado para capturar o alienígena em vídeo. Holst traz uma câmera manual para a tarefa e esconde-se sob uma cobertura camuflada durante o clímax do filme. Durante uma decisão imprudente de deixar a cobertura para uma gravação em vídeo mais próxima, o diretor de fotografia pode ser ouvido a cantar parte da música de 1958 de Sheb Wooley, “The Purple People Eater”. Esta música fala sobre um alienígena que chega à Terra para se tornar uma estrela do rock. Descreve a criatura como um “comedor de pessoas roxas de um olho, um chifre, voador “, que é surpreendentemente semelhante ao alienígena de Nope.

 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.