Connect with us

BD & Literatura

Quem é Mike Deodato Jr.?

Avatar photo

Published

on

Deodato Taumaturgo Borges, mais conhecido por Mike Deodato é um artista brasileiro de banda desenhada. Nasceu a 23 de maio de 1963, na região de Campina Grande na zona do Nordeste. Mike Deodato é um dos convidados confirmados no leque de Banda Desenhada & Literatura da Comic Con Portugal 2022, no Parque das Nações em Lisboa.

 

Foi com 15 anos de idade, que lançou a sua primeira banda desenhada – a Ninja, em parceria com José Augusto (guionista), em formato fanzine.

Mike Deodato tornou-se um artista de banda desenhada sob a influência do seu pai, Deodato Borges, que o ensinou a desenhar e o introduziu, pela primeira vez, às obras de Will Eisner, Burne Hogarth, entre muitos outros.

O artista de banda desenha tornou-se reconhecido pelo público, depois de deixar o curso de comunicação na UFPB e participar no XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, em França. A partir daí e enquanto trabalhava como designer dos jornais na Paraíba, publicou algumas obras na Europa (Bélgica, França e Portugal).

Depois disso, aventurou-se no mercado americano e ganhou uma grande notoriedade quando desenhou a famosa “Wonder Woman” em 1994. Para além disso, antes já tinha contribuído com trabalhos para a Malibu Comics.

 

Contratado pela Marvel Comics, Deodato Jr. ilustrou vários heróis bastante conhecidos como “The Avengers”, “Thor”, “Hulk”, bem como a revista mensal da “Elektra”. Para Image Comics desenhou Glory, uma personagem cuja série foi publicada no Brasil pela Editora Abril.

Deodato alcançou um dos seus objetivos até à data, a colaboração com o escritor Bruce Jones no Incrível Hulk. Atualmente Deodato dedica-se a obras como “Bruxas”, “Novos Vingadores”, “Homem-Aranha Incrível”, “Thunderbolts”. A sua última banda desenhada em curso é “Wolverine: Origens”.

Um artista muito versátil, que trabalha estilos que vão desde desenhos animados extremamente enérgicos ao fotorrealismo mal-humorado.

 

Recentemente, recebemos a notícia que o ilustrador está indicado ao Eisner Awards 2022. A sua banda desenhada ‘Nem Todo Robô’, ilustrada por Mike Deodato e escrita por Mark Russell, com cores de Lee Loughridge, concorre nas categorias de ‘Melhor Nova Série’ e ‘Melhor Série de Humor’.

 

 

 

 

 

 

 

 

LÊ TAMBÉM

Quem é a última esperança de ASGARD?

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.

Mais artigos