Siga nossas redes sociais!

Cinema

O Legado da saga Jurássica

Avatar photo

Publicado

a

dinossauro jurassico

A saga Jurássica é uma das sagas de ficção cientifica mais famosa de Hollywood.  Com o seu primeiro filme lançado a 1993, e com um total de seis filmes, se considerarmos Mundo Jurássico: Domínio, a história foi baseada no livro de Michael Crichton, a primeira trilogia conta a história da tentativa de criar um parque temático onde vivem dinossauros e que são recriados no mundo atual a partir de manipulação genética.

dinossauro jurassico

Tudo isto parecia um cenário perfeito até dar errado, porém as criaturas despertam a curiosidade e ganância para novas expedições. Os sítios onde os dinossauros estão, as ilhas Sorna e Nublar, são visitadas em dois filmes. Esta primeira etapa é composta pelos seguintes filmes:

1993 – Jurassic Park – Parque dos Dinossauros
1997 – The Lost World: Jurassic Park (O Mundo Perdido)
2001 – Jurassic Park III

Os dois primeiros filmes foram dirigidos por Steven Spielberg e mantêm uma sólida referência dos livros de Crichton. Contudo, o terceiro longa teve um outro diretor, Joe Johnston. O filme já não se baseia num livro especifico, mas trás para as telas algumas cenas que ainda não haviam sido filmadas.

Jurassic World

Quatorze anos mais tarde, a história continua. Agora o parque é aberto e é criado o filme Jurassic World. Sob o comando de Colin Trevorrow, inicia-se uma nova trilogia levando a história para um caminho onde todo espectador imaginou desde o inicio.

O parque torna-se público, contudo o custo do sucesso é a criação de dinossauros geneticamente híbridos, e por isso incontroláveis. A nova trilogia é formada pelos seguintes filmes:

Universo expandido

O universo de Jurassic World já foi expandido em várias plataformas e formatos. A maior (e mais popular de momento) é a animação Acampamento Jurássico. Com o título original de Camp Cetaceous, a série passa-se após os eventos do filme de 2015. Apesar de direcionado para o público infantil, a animação da Netflix é sim considerada parte da cronologia oficial.

Além disso, em 2019 foi lançado uma curta metragem Jurassic World: Battle at Big Rock. A aventura acontece depois dos eventos de Fallen Kingdom.

O filme de 2022 que estreará dia 9 de junho, terá a sinergia dos elencos de Jurassic Park e World e levará à conclusão desta épica saga jurássica que dura há 30 anos.

Confere aqui o Legado da saga Jurássica

 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.