Connect with us

Destaques

Música “Barbie Girl” fora do novo filme

Avatar photo

Published

on

Todos conhecem a música “Barbie Girl” certo?

A música icónica do início dos anos 2000, do grupo pop Aqua, estará fora do novo filme da “Barbie” protagonizado por Margot Robbie . A música, cujo videoclip conta hoje com mais de 1 mil milhão de visualizações no YouTube, estará fora do filme segundo elementos da banda, contudo a Warner Bros., não se pronunciou sobre assunto.

O sucesso de  Barbie Girl, em 1997 rendeu mais de 1,4 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos, a Mattel chegou a entrar com uma ação contra a MCA Records (agora, Universal Music), responsável pela distribuição da música. O argumento da companhia de brinquedos foi que a editora de música se tinha apropriado dos direitos de uma marca registada – a Barbie.

A maior preocupação da Mattel, era de que a música pudesse prejudicar – de alguma forma – a imagem de marca da boneca. A empresa ficou descontente com o que eles consideravam ser “depreciativo” na letra, uma vez que haveria a sugestão de “uma boneca Barbie promíscua que cantava com um tom de flirt“. As reclamações também se extenderam ao video da música: “O vídeo mostra o boneco Ken desmembrando a boneca Barbie puxando o seu braço.” 

Em resposta, a MCA Records disse que a música era com uma temática paródia protegida pela Primeira Emenda e entrou com seu próprio processo por difamação sobre declarações que um porta-voz da Mattel fez durante todo o processo.

O desfecho, esse, foi o seguinte: o Tribunal Distrital dos Estados Unidos na Califórnia rejeitou as reivindicações de ambas as partes, declarando que “as declarações da Mattel eram uma hipérbole não acionável” e que a música é, de facto, uma paródia. Uma vez que a Mattel também é uma das produtoras do filme Barbie, protagonizado por Margot Robbie, as hipóteses da faixa fazer parte da banda sonora do filme são mínimas.

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.

Mais artigos