Destaques
Música “Barbie Girl” fora do novo filme
Todos conhecem a música “Barbie Girl” certo?
A música icónica do início dos anos 2000, do grupo pop Aqua, estará fora do novo filme da “Barbie” protagonizado por Margot Robbie . A música, cujo videoclip conta hoje com mais de 1 mil milhão de visualizações no YouTube, estará fora do filme segundo elementos da banda, contudo a Warner Bros., não se pronunciou sobre assunto.
#BARBIE Julho de 2023, somente nos cinemas. pic.twitter.com/sWMZxZtFGb
— Warner Bros. Pictures Brasil (@wbpictures_br) April 27, 2022
O sucesso de Barbie Girl, em 1997 rendeu mais de 1,4 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos, a Mattel chegou a entrar com uma ação contra a MCA Records (agora, Universal Music), responsável pela distribuição da música. O argumento da companhia de brinquedos foi que a editora de música se tinha apropriado dos direitos de uma marca registada – a Barbie.
A maior preocupação da Mattel, era de que a música pudesse prejudicar – de alguma forma – a imagem de marca da boneca. A empresa ficou descontente com o que eles consideravam ser “depreciativo” na letra, uma vez que haveria a sugestão de “uma boneca Barbie promíscua que cantava com um tom de flirt“. As reclamações também se extenderam ao video da música: “O vídeo mostra o boneco Ken desmembrando a boneca Barbie puxando o seu braço.”
Em resposta, a MCA Records disse que a música era com uma temática paródia protegida pela Primeira Emenda e entrou com seu próprio processo por difamação sobre declarações que um porta-voz da Mattel fez durante todo o processo.
O desfecho, esse, foi o seguinte: o Tribunal Distrital dos Estados Unidos na Califórnia rejeitou as reivindicações de ambas as partes, declarando que “as declarações da Mattel eram uma hipérbole não acionável” e que a música é, de facto, uma paródia. Uma vez que a Mattel também é uma das produtoras do filme Barbie, protagonizado por Margot Robbie, as hipóteses da faixa fazer parte da banda sonora do filme são mínimas.
LÊ TAMBÉM