Connect with us

Destaques

10 jogos Old School que ainda são um sucesso

Avatar photo

Published

on

Com o passar dos anos a tecnologia vai-se tornando cada vez melhor, levando essa evolução também para o campo dos videojogos. Consolas e jogos atuais vão se superando ano após ano com feitos nunca antes vistos, realismo visual cada vez mais desenvolvido, mecânicas de gameplay completamente inovadoras, e os dedos dos jogadores anseiam por novas experiências destas a todo o momento. Mas e o que aconteceu com os grandes clássicos do passado? Muitos deles acabaram esquecidos no tempo, ou envelheceram bastante mal com o passar dos anos, principalmente aqueles que foram feitos nos inícios da tecnologia 3D. Apesar disso, alguns títulos nunca perderam o seu brilho e continuam a ser jogados nos dias de hoje e a marcar presença nas memórias de vários jogadores. Hoje vamos falar de 10 jogos Old School que continuam vivos nas memórias, palavras e jogatinas dos gamers pelo mundo inteiro.

 

Tetris (1985)

O primeiro jogo desta lista não poderia ser outro. Tetris é um dos jogos mais populares e mais jogados de todo o sempre. Quando surgiu, era uma autêntica febre, e podíamos encontrar cópias disponíveis para todas as consolas do mercado, mini-consolas próprias de todos as formas e cores, imitações de todo o tipo, e quase toda a gente queria jogar o grande hit que era Tetris. O que é certo é que até aos dias de hoje continuam a ser lançadas novas versões do Tetris, que continua a estar disponível e a ser um sucesso em todas as plataformas.

Street Fighter II (1987)

Quando falamos de fighting games, Street Fighter é uma franquia que nunca pode deixar de ser mencionada. Uma das mais icónicas e mais adoradas franquias de fighers de todos os tempos, que continua viva até hoje com novos títulos a serem lançados regularmente, mas Street Fighter II, foi provavelmente aquele que mais se destacou em toda a franquia. A sua versão original foi lançada em 1991 para as máquinas arcade, mas o seu sucesso foi tão grande que além da versão original, 4 outras versões do jogo, com algumas melhorias de gameplay, visuais e ainda personagens novos, foram lançadas para as máquinas de todo o mundo com o passar dos anos ao invés de uma sequela. Além de todos estes lançamentos o jogo tem marcado presença nas mais populares consolas e também computadores ao longo das gerações, sendo que a sua última reedição foi em 2018, através da Street Fighter 30th Anniversary Collection, e agora irá chegar novamente até nós através da Capcom Fighting Collection, que será lançada no dia 24 de junho de 2022.

Super Mario World (1990)

Toda a franquia Super Mario por si só é icónica, qualquer um dos jogos continua a ser muito jogado na atualidade. Mas se formos aos jogos mais antigos do canalizador da Nintendo, Super Mario World é provavelmente aquele que melhor envelheceu e que continua a ser o favorito de muitos jogadores. Este clássico da SNES trouxe mecânicas de gameplay completamente novas na franquia, que continuam a ser muito atuais em jogos de plataforma 2D, principalmente nos da própria franquia.

Sonic The Hedgehog (1991)

Sonic the Hedgehog surgiu em 1991 como mascote da Sega para fazer frente a Mario, a mascote da Nintendo. A popularidade de Sonic continua a ser indiscutível, sendo que recentemente foi lançado o segundo filme do ouriço azul e já está agendado o lançamento de Sonic Frontiers, o próximo jogo da franquia. Com o final das consolas da Sega, o ouriço foi além barreiras e chegou às consolas da antiga rival, bem como a todas as outras grandes consolas do mercado, e desde então tem marcado presença assídua na biblioteca das diversas consolas ao longo das gerações. Mesmo depois de chegarem títulos do ouriço com estruturas e mecânicas completamente distintos, o primeiro Sonic The Hedgehog continua a ser um autêntico sucesso.

Final Fantasy VII (1997)

Apesar de os gráficos estarem completamente ultrapassados, a sua gameplay continua a estar bastante atual para um RPG por turnos. Final Fantasy VII é o jog

o mais adorado e aclamado da franquia, sendo que foi o primeiro grande RPG japonês a ser um hit internacional. O jogo recebeu ports para várias consolas e dispositivos, remasters, adaptações animadas e até mesmo um remake, que chegou à PlayStation 4 em 2020.

Metal Gear Solid (1998)

Metal Gear Solid pode ter envelhecido um pouco mal em termos gráficos e dos controlos, mas o jogo continua bem vivo de várias outras formas. Na sua época, MGS foi completamente inovador em vários aspetos e marcou o caminho de toda a indústria dos videojogos em vários aspetos. Até então nunca antes um jogo tinha apresentado o nível de cinematografia que as cutscenes de MGS apresentam, além da própria trama do jogo estar ao nível de um bom filme de Hollywood. Foi a partir de MGS que outros jogos começaram a levar esta componente cinematográfica no seu ADN, e continuam a fazê-lo até aos dias de hoje. Não só isso, como também definiu, juntamente com os seus antecessores lançados para MSX, o género de stealth, que é utilizado até aos dias de hoje em inúmeros videojogos, nem que seja apenas em algumas secções. O jogo permanece vivo nas memórias dos jogadores e é constantemente reforçado o facto de ser uma referência na indústria, sendo que é falado, lembrado e jogado até aos dias de hoje. O último jogo da saga foi lançado em 2015, mas os jogadores anseiam e pedem constantemente o regresso de Snake, principalmente um remake deste clássico da PlayStation 1.

Pokémon Gold/Silver (1999)

A franquia Pokémon é uma das mais adoradas pelo mundo inteiro, com títulos a serem lançados de forma regular para as plataformas da Nintendo, séries de televisão, adaptações cinematográficas, entre tantas outras coisas. Mas se tivermos de referir apenas um dos lançamentos de Pokémon, que continue a ser extremamente atual, teria de ser Pokémon Gold and Silver. A segunda geração de Pokémon foi uma das mais revolucionárias da franquia, e definiu vários aspetos dos títulos futuros. Este é sem dúvida um dos títulos que os fãs mais acarinham e sem dúvida que continua a ser extremamente satisfatório jogá-lo atualmente.

Halo (2001)

O facto de ainda existirem servidores ativos para este jogo na sua versão original, e do seu remake ainda ser dos jogos mais jogados nas plataformas da Microsoft, já por si poderia responder ao porquê de o jogo estar na lista, mas não é apenas isso. O primeiro Halo continua a ser nos dias de hoje um shooter de referência, super divertido para quem o comece a jogar agora e para aqueles que sempre o jogaram, mesmo que seja a versão original, com os gráficos já desatualizados para os padrões atuais.

Grand Theft Auto San Andreas (2004)

É muito raro encontrar alguém que não conheça GTA, seja qual dos jogos for, mas GTA San Andreas é provavelmente aquele jogo que além de continuar muito atual, continua a ser o mais adorado e mais jogado de todos os tempos. O estrondoso sucesso que fez quando foi lançado para PC e PS2, continua a ecoar na atualidade, sendo que jogo foi recebendo várias versões para diferentes plataformas ao longo dos anos e ainda hoje continua a ser comprado e jogado. Marcou toda a comunidade gamer pela liberdade que oferece aos jogadores e por todos os detalhes que o título disponibilizava. Desde podermos utilizar um vasto arsenal de armas contra os imigos (ou até pedestres inocentes), conduzir diversos tipos de veículos, trocar as nossas roupas, ir ao cabeleireiro, fazer tatuagens, ir a um restaurante comer, treinar no ginásio, ir a encontros românticos, comprar casas e carros, ser taxista, fazer graffitis, praticamente tudo era possível neste jogo. Por tudo isso e pela própria nostalgia, este jogo continua vivo até aos dias de hoje.

Resident Evil 4 (2005)

Este foi o grande ponto de viragem da franquia Resident Evil. Até então, os jogos da franquia utilizavam câmaras fixas em cada zona, com uma perspetiva quase top down em relação ao personagem. Resident Evil 4 chegou com uma visão na terceira pessoa, com a câmara a acompanhar o personagem, gráficos que continuam a surpreender nos dias de hoje em relação ao hardware original, e uma gameplay completamente renovada e melhorada. O jogo chegou a receber uma versão remasterizada na PS4 e em 2021 chegou a dispositivos VR, mas os fãs continuam a pedir incessantemente por um remake completo do jogo para a geração atual de consolas, precisamente por ser um dos mais adorados da franquia.

Passem os anos que passarem, um jogo que seja verdadeiramente bom, nunca deixará de o ser, e estes 10 títulos provam isso mesmo. Deixamos o convite para experimentarem estas relíquias nostálgicas e fazerem uma viagem pela história dos videojogos.

 

 

LÊ TAMBÉM

5 Motivos para jogar a franquia Metal Gear


 

Apaixonada pela cultura geek e principalmente pelo gaming desde pequenina, quando ficava horas seguidas a jogar consola. Jogar apenas deixou de ser suficiente para saciar o apetite por videojogos, então logo começou a fazer vídeos, a falar e a escrever sobre videojogos. Como uma paixão geek nunca vem só, adora ver animes, séries e filmes. Pelo caminho ainda vai aprimorando a sua veia musical.