Connect with us

Destaques

EPOPCULTURE SUGERE “COBRA KAI”

Avatar photo

Published

on

sugestão

Vamos à primeira sugestão do ano? Falamos da série Cobra Kai, uma das séries mais vistas e populares da Netflix que acabou de estrear a sua quarta temporada na plataforma de streaming e não deixa ninguém indiferente, principalmente aos fãs de artes marciais como eu.

Esta é uma série de artes marciais dedicada ao karaté atualmente com cinco temporadas que é criada por Josh Heald, Jon Hurwotz e Hayden Schlossberg e protagonizada por Ralph Macchio, William Zabka, Xolo Maridueña, Martin Kove, Mary Mouser, Tanner Buchanan, Courtney Henggeler, Jacob Bertrand, entre outros.

Esta é uma produção com uma mistura de comédia, drama e ação que se desenrola mais de 30 anos após os acontecimentos da saga de filmes de Karate Kid dos anos 80 no torneio de karaté de All Valley de 1984, onde traz de volta personagens tão icónicas como Daniel LaRusso e Johnny Lawrence, interpretados pelos atores originais dos filmes. Décadas após a competição que lhes mudou a vida, a rivalidade entre Johnny e Daniel está de regresso, em que ambos recrutam mais jovens para as artes marciais numa sequela imperdível deste mundo.

Desta vez, acompanhamos a história de Johnny Lawrence (William Zabka) que tem andado a abusar da bebida e a viver na sombra do bem-sucedido Daniel LaRusso (Ralph Macchio), o seu ex-rival que tem uma vida de sucesso. Um dia, Johnny bate no fundo e decide reabrir o dojo de karaté Cobra Kai, ensinando o seu vizinho Miguel (Xolo Maridueña) a se transformar num verdadeiro campeão e cujo um dos principais lemas e regras é não ter misericórdia com os seus adversários que sem dúvida, vai dar que falar. Enquanto Daniel LaRusso tem estado a lutar para manter o equilíbrio na sua vida, sem ter a orientação do seu mentor, o Sr. Miyagi (Pat Morita), porém continua a colocar em prática tudo aquilo que ele aprendeu, desde jovem e ensinando-o a uma nova geração, através da abertura da sua própria escola, o Miyagi-Do. Estes são dois homens que evoluíram cada um à sua maneira e lidam com os seus traumas do passado e as dificuldades do presente na única maneira que eles sabem como resolver, ou seja, através do karaté.

sugestão

Tanto William Zabka como Ralph Macchio continuam completamente à vontade com as suas personagens marcantes e a desempenharem na perfeição, apresentando a rivalidade entre Johnny e Daniel que parece que não vai ser resolvida tão cedo por mais peripécias e conversas que possam vir a ter, ao mesmo tempo que lutam contra os seus próprios demónios. Mas será que alguma vez vamos ver Johnny e Daniel amigos? É o que vão ter de esperar para ver!

Apesar do karaté ser o principal protagonista, a série também explora eficazmente as suas personagens e são apresentados flashbacks dos filmes originais como um tipo de homenagem, mas também para que o espetador relembre os eventos do passado das personagens principais, os desafios que tiveram de enfrentar juntamente com as lições que foram aprendendo e também a ligação que têm com os seus respetivos adversários. Estas são cenas bem úteis que se podem relacionar com o que está a acontecer num determinado momento específico da história atual.

Cobra Kai é uma série feita de um modo inteligente e equilibrado com humor à mistura que é fácil de se compreender e cria uma empatia imediata, abordando temas muito pertinentes para a sociedade, como é o caso do bullying no liceu West Valley e nos dá lições de vida muito importantes que nos deixa a refletir, transmitindo mensagens que são fundamentais que se tome toda a atenção e mostrando a importância que é lutar por aquilo que mais queremos. É uma história fluída, intrigante e surpreendente repleta de desafios constantes, revelações, vingança, impulsos, técnicas defensivas e de ataque no que toca ao karaté, competições, conflitos, traumas, rivalidades, parcerias, traição, lutas, vilões, confrontos intensos de karaté, aprendizagens, alianças improváveis, torneios, lealdade, amizade e muito mais que continuam a explorar na atual quarta temporada.

sugestão

Um dos pontos fortes da série é sem dúvida, as lutas de karaté que são bonitas de se ver e realizadas a qualquer momento e em qualquer lugar, sendo que podem incluir técnicas arriscadas e criativas que cativam e prendem completamente a atenção do espetador, juntamente com uma banda sonora fantástica. E não é que conseguiram exceder as expetativas com a sua quarta temporada? Provavelmente uma das melhores da série, apesar de eu ter adorado todas elas. A quarta temporada foi sem dúvida, brilhante e espetacular, principalmente por acompanhar a parceria entre Daniel e Johnny para enfrentar o Cobra Kai, liderado pelo John Kreese (Martin Kove) e quando fizeram uma combinação das técnicas defensivas ensinadas por Daniel com as técnicas de ataque ensinadas por Johnny que são tão opostas, mas funcionaram perfeitamente em determinadas situações e tiveram um resultado incrível no torneio de karaté sub-18 do All Valley.

Como uma fã assumida de artes marciais e deste universo do Karate Kid, porque eu fui daquelas pessoas que cresceu com estes filmes e me deram lições vitais para mim, principalmente dadas pelo Sr. Miyagi que continua a deixar tantas saudades, porém foi emocionante vê-lo através de cenas pertencentes aos filmes originais. Foi mesmo fascinante de ver o quanto conseguiram evoluir e cumprir com aquilo que prometeram com a série Cobra Kai e o facto de cada vez mais caras conhecidas terem regressado a este fenómeno global.

Já com a quinta temporada completamente filmada, eu nem quero imaginar o que vai sair dali, depois de ter visto no último episódio da quarta temporada, o novo aliado de Daniel LaRusso para enfrentar a Cobra Kai e como será o destino do John Kreese. A cada temporada de Cobra Kai, eles arriscam de uma maneira espantosa que me deixa completamente feliz e sem palavras, transmitindo uma mensagem poderosa e certa, criando a vontade de ver mais e fazendo a homenagem merecida a este mundo do karaté.

Eu estou mesmo muito ansiosa para continuar a acompanhar esta série cheia de referências que traz uma nostalgia imediata e faz parte da lista das minhas séries favoritas. Cobra Kai mantém a sua qualidade e tem muito potencial para continuar a fazer-nos companhia, através da jornada dos carismáticos Johnny Lawrence e Daniel LaRusso em All Valley. Por isso, eu aconselho a fazerem uma maratona desta série que é uma das melhores dos últimos anos e acabou de estrear a sua 4ª temporada com muitas surpresas pelo meio. E uma coisa vos garanto! Não se vão arrepender, principalmente os amantes das artes marciais!

 

 

 

 

LÊ TAMBÉM

EPOPCULTURE sugere “Eternos”


 

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Mais artigos