Connect with us

Destaques

5 Motivos para Jogar a Franquia Metal Gear

Avatar photo

Published

on

ANALISE

Cada vez mais se intensificam os rumores de um remake de Metal Gear Solid ou de Metal Gear Solid 3, jogos estes que são adorados por uma grande fatia do público do gaming e por isso mesmo esta hipótese está a levar os fãs à loucura.
Apesar de tudo muitos jogadores não tiveram ainda a oportunidade de experimentar este universo de Hideo Kojima, então para esses mesmos jogadores ficam aqui cinco motivos para experimentarem esta franquia.

  1. 1. A História

Um bom jogo também se faz de uma boa história, e toda a franquia Metal Gear tem uma das mais complexas narrativas do universo dos videojogos. As temáticas do jogo envolvem temáticas do mundo real adaptadas à ficção, como a política, a guerra, nanotecnlogia, genética, energia nuclear, e toda uma trama com personagens icónicos que certamente vos irão marcar. Claro que tudo isto com o toque de ficção que só Hideo Kojima sabe como fazer. Mas Hideo Kojima não só adapta temáticas do mundo real como faz referência a eventos históricos como a Guerra Fria, a Guerra do Golfo e até ao desastre de Chernobyl. Kojima vai ainda mais longe ao tentar imaginar um futuro da sociedade nos seus títulos, em que algumas das suas previsões acabaram por se tornar reais.

analise

  1. “Kojimices”

Mas o que era desta narrativa sem aquilo que conhecemos por “Kojimices”? As “Kojimices” são as clássicas reviravoltas ou coisas completamente impensáveis que Kojima sempre inclui no seu jogo. Mesmo com temáticas sérias, Kojima esconde sempre nos seus jogos algo impensável, alguma comédia, algo completamente fora da caixa e personagens tiradas de autênticas cadernetas de cromos. Desde os comandos a passear pelo chão com a vibração, “leituras de mente” e fantasmas com a cara do próprio Hideo Kojma no Metal Gear Solid 1, um modo de Skateboarding em Metal Gear Solid 2, fazer os bosses virarem modelos fotográficos no meio da batalha em Metal Gear Solid 4, tudo é possível! De salientar que apenas falei do biquinho da ponta do iceberg de todas as “Kojimices” que Kojima tem para oferecer.

analise

  1. Pioneiro do stealth

O primeiro jogo da franquia, o Metal Gear que foi lançado para o MSX2, foi o grande pioneiro daquilo que conhecemos hoje em dia como o género stealth. A ideia de evitar ao máximo os inimigos surgiu como uma forma de contornar as limitações ténicas do MSX2, mantendo a temática do jogo. Assim nasceu o género stealth, que foi reforçado com a primeira aparição 3D da franquia, o Metal Gear Solid de PlayStation 1.
Apesar da sua história, as mecânicas de stealth dos jogos da franquia são incríveis e merecem ser experimentadas.

analise

  1. Gráficos acima da média em (quase) todas as gerações

A franquia Metal Gear sempre ficou conhecida pelo seu exímio desempenho a nível gráfico, que levavam as consolas “ao limite”. Metal Gear Solid da PlayStation 1 ficou marcado como um dos jogos com melhores gráficos da consola, o mesmo aconteceu com Metal Gear Solid 3 na PlayStation 2, Metal Gear Solid 4 na PlayStation 3 e Metal Gear Solid Peace Walker na PSP.
Apesar de não ter sido considerados uns dos melhores na PlayStation 4, Metal Gear Solid V Ground Zeroes e Metal Gear Solid V The Phantom Pain têm também visuais estonteantes, principalmente nas suas versões de PlayStation 3 tendo em conta o hardware da consola.

analise

  1. Spin-offs para todos os gostos

Além dos jogos canónicos, que incluem Metal Gear, Metal Gear 2 Solid Snake, Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2, Metal Gear Solid 3, Metal Gear Solid 4, Metal Gear Solid Portable Ops, Metal Gear Solid Peace Walker, Metal Gear Solid V Ground Zeroes e Metal Gear Solid V The Phantom Pain, a franquia conta ainda com spin-offs de géneros completamente distintos daquilo que estamos habituados da franquia.

Metal Gear Solid VR Special Missions é uma expansão do modo “VR Missions” do Metal Gear Solid de PlayStation 1. Este jogo contém todas as VR Missions do primeiro jogo e missões novas, além de mais personagens jogáveis. Estas missões consistem em pequenos treinos a contra relógio num ambiente de “realidade virtual”.

analise

Metal Gear Solid Ghost Babel é uma história não canónica do jogo adaptada à portabilidade do Game Boy Color, com uma visão top down semelhante às versões de MSX2.

analise

Metal Gear Acid e Metal Gear Acid 2 são jogos de estratégia por turnos com a gameplay focada na utilização de cartas.

analise

Metal Gear Rising Revengeance é um hack n’ slash puro. Temos Raiden como protagonista e temos de nos focar em cortar os inimigos ao meio com a nossa espada.

Metal Gear Solid Digital Graphic Novel é uma banda desenhada interativa baseada na narrativa da franquia.

Metal Gear Solid Portable Ops Plus é um jogo focado em missões soltas e jogabilidade multiplayer, baseados no sistema de jogo de Metal Gear Solid Portable Ops.

Metal Gear Online é um jogo multiplayer competitivo do universo Metal Gear, com a sua primeira versão a surgir em Metal Gear Solid 3, a segunda em Metal Gear Solid 4 e a terceira em Metal Gear Solid V The Phantom Pain.

analise

Metal Gear Touch é semelhante a Time Crisis, um rail shooter com a jogabilidade centrada no touch lançado para iOs de forma exclusiva. Reconta a história de Metal Gear Solid 4 de uma forma resumida e com uma gameplay completamente distinta e simplificada.

Metal Gear Survive é o mais odiado spin-off de todos, onde assumidos o controlo de um soldado FOB de Metal Gear Solid V e sobrevivemos a hordas de soldados FOB que foram infetados por parasitas que os deixaram zombies. Ou seja, este é o típico zombie survival.

analise

Como jogar estes títulos?

Podes encontrar Metal Gear, Metal Gear 2, Metal Gear Solid 2 Substance, Metal Gear Solid 3 Subsistence e Metal Gear Solid Peace Walker na Metal Gear Solid HD Collection disponível para PlayStation 3 a PlayStation Vita na PlayStation Store das consolas específicas*, e podem jogá-lo na PlayStation 4, PlayStation 5 e PC através do PlayStation Now. Está também disponível para Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X/S na Windows Store.

Metal Gear Solid pode ser adquirido no formato PS Classics na PlayStation 3, PlayStation Portable e PlayStation Vita na PlayStation Store das consolas específicas*.

Metal Gear Solid Portables Ops, Metal Gear Solid Portable Ops Plus, Metal Gear Acid, Metal Gear Acid 2, Metal Gear Solid Digital Graphic Novel e Metal Gear Solid Peace Walker estão disponíveis na PlayStation Portable através da PlayStation Store da consola específica*.

O Metal Gear Solid 4 está disponível para PlayStation 3 na PlayStation Store das consolas específicas* e na PlayStation 4, PlayStation 5 e PC através do PlayStation Now.

O Metal Gear Solid V Ground Zeroes e o Metal Gear Solid V The Phantom Pain estão disponíveis para PlayStation 3, PlayStation 4 e PlayStation 5 (retrocompatibilidade) na PlayStation Store e PlayStation Now, para PC através da Steam e para Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X/S (retrocompatibilidade) na Windows Store.

 

Se nunca deste uma oportunidade a Metal Gear, de que estás à espera?

 

*Apenas surge na pesquisa da PlayStation Store quando feita na consola específica, não é possível adquirir através de consolas mais atuais ou da loja no browser.

 

LÊ TAMBÉM

EPOPCULTURE NEWS Sugere Back 4 Blood


 

 

Apaixonada pela cultura geek e principalmente pelo gaming desde pequenina, quando ficava horas seguidas a jogar consola. Jogar apenas deixou de ser suficiente para saciar o apetite por videojogos, então logo começou a fazer vídeos, a falar e a escrever sobre videojogos. Como uma paixão geek nunca vem só, adora ver animes, séries e filmes. Pelo caminho ainda vai aprimorando a sua veia musical.

Mais artigos