fbpx
Siga nossas redes sociais!

Destaques

Razões para não perderes a série Loki da Disney+

Imagem do avatar

Publicado

a

Loki está de volta e preparado para continuar a surpreender o público e com referências fabulosas! É um ótimo presente para todos os fãs da Marvel que esperam que esta personagem se mantenha por muito mais tempo na MCU!

Loki é uma série de seis episódios produzida pela Marvel Studios em exclusivo para a plataforma Disney + que já foi renovada para uma segunda temporada. Esta é baseada na personagem do Marvel Comics, em que é criada para a televisão por Michael Waldron, tendo a realização de Kate Herron e banda sonora de Natalie Holt.

O elenco é constituído por Tom Hiddleston (Loki), Sophia Di Martino (Sylvie), Gugu Mbatha-Raw (Ravonna Renslayer), Wunmi Mosaku (Hunter B-15), Eugene Cordero (Casey), Tara Strong (Miss Minutes), Owen Wilson (Mobius M. Mobius), Jack Veal (Kid Loki), DeObia Oparei (Boastful Loki) e Richard E. Grant (Classic Loki).

A história desenrola-se na fase 4 da MCU após os eventos do filme Avengers: Endgame, onde Loki, o Deus da Mentira (Tom Hiddleston) sai da sombra do seu irmão e depois de fugir com o Tesseract, ele cruza-se no caminho da burocrática TVA (Time Variance Authority) que só lhe vai trazer problemas, mas que tem uma missão em mente para ele realizar. Como será que Loki vai reagir? Irá aceitar esta missão com satisfação? Será que ele tem um plano específico para colocar em prática?

Neste caso, a série é focada numa das personagens secundárias da MCU que é considerada como uma das mais acarinhadas e populares de sempre da Marvel que vai dar muito que falar, pois Loki conseguiu cativar de um modo bem peculiar e especial, fazendo com que esta produção fosse das mais esperadas do ano.

Esta é uma versão alternativa de Loki que acaba por criar uma nova linha do tempo, sendo que acaba por criar algumas mudanças bem significativas na mesma. Como este Loki não testemunhou tudo o que aconteceu na sua vida que foram retratados em Thor: The Dark World (2013) e Thor: Ragnarok (2017), esta variante do tempo não passou pelos desenvolvimentos necessários para se tornar na pessoa que encontrou o seu fim em Avengers: Infinity War (2018) pelas mãos de Thanos (Josh Brolin) e assim acompanhamos as aventuras deste vilão, cujos comportamentos vão fazer a diferença no universo.

Pode conter spoilers!

Enquanto Loki foi viajando pelo tempo e alterando a história da humanidade, ele acabou por ser apanhado pela misteriosa TVA que é uma organização que existe bem fora do tempo e do espaço e é responsável por manter a linha do tempo a funcionar corretamente e que faz o que for necessário para corrigir qualquer tipo de ramificação que possa vir a surgir. Na situação de Loki foi-lhe dada duas opções em que podia ser completamente apagado pelo facto de ser uma variante do tempo que cometeu crimes ou então podia ajudar a retificar a linha do tempo sagrada e assim, impedir uma ameaça que ele conhece melhor do que ninguém e que pode vir a trazer a destruição e o caos para o universo.

Nestes episódios, temos a oportunidade de saber mais sobre os poderes de Loki e vê-los em ação ao mesmo tempo que ficamos a conhecer mais sobre a sua identidade que vai tendo uma evolução bem interessante. Para além disso, também vamos conhecer outras variantes de Loki, como por exemplo, Lady Loki, Kid Loki, Classic Loki, Boastful Loki, entre outros que também surgem na banda desenhada, em que cada uma percorreu um caminho diferente, mas que até têm algo em comum com o Loki original, mostrando algumas das suas habilidades mágicas e com visuais bem característicos.

Através desta série, a personalidade complexa de Loki é mais explorada e ficamos a conhecer ainda melhor esta personagem e as suas motivações. Para além disso como é este Loki a relacionar-se com as outras pessoas e possíveis adversários? O que realmente faz um Loki ser um Loki?

Loki é uma pessoa muito esperta, habilidosa, arrogante, narcisista e ambiciosa que quer governar o máximo de lugares possíveis e fazer tudo aquilo que mais deseja, sem pensar nas consequências dos seus atos. Porém, ele gosta de se ouvir falar e de manipular as pessoas ao seu redor que acaba por se tornar divertido de se acompanhar não só o seu humor peculiar, mas também as interações que vai tendo com as restantes personagens. Quando chega à TVA, ele só refila com tudo o que vai ocorrendo, não consegue utilizar os seus poderes e começa a perceber que afinal pode estar em mais sarilhos do que ele julgava e que determinadas coisas que lhe aconteceram não foi por acaso, mas sim porque era suposto, pois a TVA garante que tudo ocorre como estava destinado. Por isso, Loki tem de fazer o necessário para que consiga ter controlo sob a sua vida.

Assim depois de ter cometido crimes contra a linha do tempo sagrada, através da utilização do Tesseract, Loki conhece o agente Mobius da TVA que lhe vai interrogar, mas ao mesmo tempo, este encontro torna-se numa sessão de terapia bem diferente do habitual e inesperada que teve o efeito desejado, onde Mobius mostra numa projeção, uma sequência e um resumo da vida de Loki e das suas ações, sendo que algumas das imagens fazem parte não só do passado do Deus da Mentira, mas também do seu futuro que esta versão ainda não viveu, fazendo com que esta apresentação mexa com a cabeça deste vilão quando recorda os seus comportamentos, alguns deles mais ousados e acompanha o efeito dos mesmos e assim faz com que ele chegue às suas próprias conclusões. Será que Loki gosta de magoar os outros, causando dor, sofrimento e morte ao seu redor e é honesto sobre porque faz o que faz ou é uma mera ilusão criada por ele? Loki vai conseguir alcançar o seu propósito glorioso? Uma coisa é certa, Loki tem uma missão a cumprir que nos vai ajudar a compreender melhor o temível Deus da Mentira e descobrir qual é a sua missão e quem é na realidade.

Introdução da TVA

A TVA é uma organização criada pelos Guardiões do Tempo, onde o tempo se move de um modo diferente que é responsável por controlar as diversas linhas do tempo que fazem parte do Multiverso, entre elas a linha do tempo sagrada e temos a oportunidade de conhecer melhor esta organização e os respetivos funcionários que querem evitar a loucura do Multiverso. Através de uma apresentação feita em animação, Miss Minutes que foi criada pela TVA explica ao Loki como tudo funciona, mas de um modo muito bem resumido, simples, prático e eficaz, mas que é sem dúvida uma ideia original, divertida e caricata que consegue entreter qualquer um, onde fornece as informações que são necessárias de saber naquele momento e mostrando o que poderá acontecer se as coisas saírem dos eixos. Quem é o responsável pela criação da TVA? Qual é a missão exata da TVA? Quem são os Guardiões do Tempo? Será que existe alguém que está a controlar tudo o que acontece?

Segundo Miss Minutes, os Guardiões do Tempo protegem o fluxo do tempo para todos e todas as coisas e por vezes há pessoas que se desviam do caminho que foi estabelecido por estes, criando um evento nexus, sendo designados por variantes como é o caso do Loki original que devem ser julgadas pelos seus crimes. E se não for resolvido pode levar a ramificações que podem se tornar perigosas de tal forma que pode produzir um caos suficiente que pode colocar em risco todo o universo. Por isso, a TVA tem dispositivos e estratégias específicas para estarem presentes e manterem intacta a linha do tempo sagrada e corrigirem os erros que possam surgir, colocando tudo de volta ao caminho que já estava destinado, pois conhecem a vida toda de cada um e como tudo é suposto acontecer e também castigam quem não seguir as regras.

O perigo aproxima-se para a TVA quando uma variante fugitiva que se desviou do seu caminho que já estava traçado que resolveu começar a matar os caçadores desta agência e por isso vão precisar da ajuda de Loki, o Deus da Mentira para capturar a mesma, pois procuram um Loki, ou seja, uma variação do protagonista que é um tipo que os funcionários da TVA já deviam estar familiarizados, porque já viram muitas variantes dele e não existem dois iguais, em que cada versão tem determinados poderes, uns mais desenvolvidos do que outros. Assim, a compreensão de um Loki pode ajudar a chegar perto daquele que estão a perseguir através da sua perspetiva bem única que só ele consegue ter, sendo que é fundamental que não subestimem um Loki, seja a versão que for.

A nova missão de Loki que vai ser desafiante

Loki concorda em ajudar em encontrar a sua outra variante que já matou diversos agentes da TVA e que roubou os seus equipamentos que têm a função de reiniciar a linha do tempo. Aliás, ele vê um esquema em prática e tem as suas teorias sobre a possível relação entre eventos apocalípticos e o local onde a variante se consegue esconder, sem ter de afetar a linha do tempo na intensidade que é necessária para que se consiga descobrir o seu paradeiro. Será que Mobius acredita nesta hipótese pensada por Loki ou prefere que primeiro sejam reunidas provas para se comprovar se é uma possibilidade ou não? Mas primeiro, Mobius tem de garantir que aceita as suas condições que inclui a vontade de querer conhecer os Guardiões do Tempo que criaram tanto a TVA como a linha do tempo sagrada. Poderá uma audiência com os Guardiões estar em cima da mesa para Loki? Será que vai acontecer? É o que têm de esperar para ver!

Para ter a sua magia de volta e para se tornar no especialista que poderá encontrar a variante, Loki vai adquirindo conhecimentos sobre a TVA que vão ser fundamentais para compreender qual é a sua verdadeira função naquilo tudo e chegando a um ponto que ele fica desconfiado sobre a verdadeira missão desta organização e quais são as suas intenções. Ele vai ter acesso a um treino mais específico, mas ao mesmo tempo também dá ideias ao Mobius e umas lições aos restantes funcionários da TVA sobre os seus próprios poderes, sem deixar de se divertir como uma criança e ter os seus comportamentos mais insubordinados, imprevisíveis, de manipulação e de teimosia. Será que ele vai aprender alguma coisa útil e conseguir conquistar a confiança da TVA?

O desempenho de Tom Hiddleston está espetacular e impecável, mesmo estando a interpretar um lado diferente de Loki que ainda não conhecíamos. Ele consegue transmitir a essência da personagem seja qual for a situação que possa vir a surgir com este vilão, mostrando um carisma com elegância e um humor bem peculiar. Uma coisa é certa! Não há ninguém que consiga interpretar o Loki de um modo tão perfeito, excecional e único como o Tom Hiddleston, apesar das variantes de Loki também serem especiais, cada uma à sua maneira.

A parceria hilariante entre Loki e Mobius

Uma das partes que mais se destaca na série e tem um lado mais cómico é a dinâmica de Loki com Mobius que têm uma ligação genuína entre si. Mobius é um agente da TVA que foi criado pelos Guardiões do Tempo para proteger a linha do tempo, mas é um especialista na investigação e na captura de variantes perigosos. É ele que interroga Loki para tentar descobrir aquilo que precisa de saber, mas não é um trabalho como outro qualquer, pois chega a um ponto que Loki e Mobius estão constantemente a brincar um com o outro e lançando piadas que podem até ter o seu sentido. Será que Mobius consegue lidar com o Loki original?

As cenas partilhadas entre estas duas personagens são tão divertidas de se ver, sendo constituídas por diálogos hilariantes e comentários sarcásticos que fazem com que a presença destes dois parceiros seja sempre interessante de se acompanhar e com uma boa dose de humor. Será que esta dupla vai conseguir trabalhar lado a lado? Owen Wilson interpreta a sua personagem com um estilo diferente daquilo que estamos habituados a ver nos trabalhos deste ator que conseguiu surpreender tudo e todos com o seu ótimo desempenho. Para além disso, dá para perceber o quanto Tom Hiddleston e Owen Wilson estão completamente à vontade com as figuras que estão a representar.

A cumplicidade de Loki com Sylvie

Para além disso, temos a relação entre Sylvie e Loki que têm uma química que é fantástica, impecável, evidente e que funciona, fazendo com que nos possamos identificar com a maneira de ser de cada um deles. Sylvie é uma variante feminina de Loki com boas capacidades de luta e com um estilo bem próprio que está a atacar a linha do tempo sagrada e tem poderes de encantamento, sendo que não se vê como uma Loki, mas sim alguém que passou por um longo período de dor e quer vingar-se dos responsáveis que neste caso foi, quem criou a TVA e por isso, ela quer encontrar e eliminar os Guardiões do Tempo. Ela é uma pessoa confiante e encantadora, mas ao mesmo tempo perigosa que pode trazer o caos ao universo, em que tem poderes diferentes do Loki original, sendo que tem a capacidade de manipular a mente das outras pessoas a fazerem o que ela quer. Será que Sylvie vai conseguir terminar aquilo que começou?

Tanto Sylvie como Loki são duas variantes do mesmo ser que partilham momentos que vão impressionando, principalmente quando têm interesses alinhados e criam assim, uma dinâmica inesperada que é bonita de se ver. Um dos exemplos é quando estão juntos no futuro em Lamentis-1 que é uma lua que está prestes a ser destruída pelos fragmentos de um planeta e não há grandes formas de se fugir e assim, começa a ser desenvolvida cada vez mais a cumplicidade entre eles que não se acreditava que fosse possível de acontecer.

Uma história com uma qualidade técnica notável

O público fica empolgado e perplexo com tudo o que vai ocorrendo ao longo dos seis episódios, prendendo a atenção desde o início até ao fim e repleto de cenas inesperadas que vão deixar o espetador constantemente interessado. Cada episódio se transforma em algo surpreendente que fascina quem está a ver, fazendo com que cria todo o tipo de teorias que podem vir a acontecer ou não e deixando em aberto, infinitas possibilidades do que pode vir a ocorrer de seguida nesta fase 4 da MCU e no futuro.

Esta é uma história intrigante com criatividade e com mérito que a pessoa nem sequer dá pelo tempo a passar, sendo que foi bem construída, organizada e feita com inteligência e que seguiu um rumo diferente, mas igualmente cativante para quem está a acompanhar, levando o protagonista para um ambiente completamente novo para ele, tendo uma mistura de caos com diversão, traição e com muita loucura à mistura. Porém, Loki vai criar alianças improváveis onde tudo pode acontecer, mas que podem fazer toda a diferença. Apesar de ter as suas partes mais complexas e alguns detalhes não terem sido devidamente explicados, acaba por não fazer grande diferença e não retira a vontade do espetador querer continuar a ver, pois tudo é apresentado com cuidado, principalmente no modo como a história vai sendo contada.

A banda sonora é poderosa quando precisa de ser e é impressionante de tal forma que está completamente adequada a cada uma das cenas que vão sendo apresentadas, principalmente a música que é utilizada para o genérico da série que se encaixa perfeitamente e também quando uma música que tem um ritmo mais aventureiro é introduzida em plena luta. A série também é constituída por um elenco talentoso, uma boa cenografia e criação de figurinos, uma cinematografia muito boa que inclui uma fotografia apropriada e bem escolhida, imagens brilhantes, filmagens fantásticas, um bom argumento, sequências de ação e de luta bem trabalhadas e uma produção excelente e com grande qualidade que teve participações pertinentes que foram boas adições e que dá foco a mais uma personagem secundária da MCU, mas desta vez é um Loki que continua a ser amado por todos e a criar uma empatia imediata. Porém, ficamos a ver o modo como Loki lida com as suas versões que fazem parte de diferentes realidades e também saber mais sobre partes de Loki que desconhecíamos como o seu lado mais vulnerável que mesmo que se comporte como um vilão, até é mais humano e sensível do que se pensava e para além disso, conhecemos o nível de poder que um Loki pode vir a alcançar.

Loki é daquelas séries que irá surpreender pela positiva e exceder as expetativas

A série é empolgante, tem um senso de humor particular e está repleta de obstáculos, manipulações, reviravoltas, revelações inéditas, conspirações misteriosas, conflitos, dúvidas, dilemas, surpresas e referências tanto à MCU como à banda desenhada e os seus respetivos easter eggs que satisfaz qualquer um que seja fã da Marvel, mas tem um pouco de tudo, onde passa por uma combinação de momentos de ação com ficção científica, mistério, investigação, aventura, drama, fantasia e comédia, sendo que conseguiu introduzir um conceito tão grande e até agora desconhecido que é o multiverso e tudo o que está relacionado com o mesmo, como é o caso da TVA que vai tendo um papel fundamental no modo como a linha do tempo de cada universo alternativo se desenvolve. Uma coisa é certa, a história continua cheia de potencial e ainda tem muito para dar e por isso, temos a oportunidade de acompanhar mais a jornada intensa de Loki que faz o que for preciso para sobreviver.

Loki é bem divertido e tem um resultado final que cumpriu com aquilo que nos foi prometido, sendo que cria um tipo de reflexão para esta personagem, pois a pessoa fica com uma perspetiva diferente do próprio Deus da Mentira, sendo um vilão com coração e com um carácter bem peculiar que continua a ser charmoso, carismático, engraçado e imprevisível. Esta é uma série espetacular, sensacional, incrível, bem única e das mais interessantes da Marvel que conseguiu ter a capacidade de superar as expetativas de qualquer um e de inovar de uma forma que eu não achei que fosse possível e que muda completamente a direção da MCU, tendo mais impacto do que as produções que estrearam anteriormente, influenciando assim, os seus eventos futuros. Na minha opinião, valeu a pena, o tempo pelo qual esperámos por esta jornada cativante de uma das melhores personagens da MCU. Esta história não é perfeita, porque haviam coisas que poderiam ter sido mais e melhor exploradas, mas está muito perto de lá chegar e por isso, merece sem dúvida, a sua segunda temporada que estou muito curiosa para acompanhar mais sobre como será a continuação. Agora, está na altura de começarem a pensar nas vossas teorias sobre o que vai acontecer após os eventos ocorridos na série que irão ser apresentados no filme Doctor Strange in the Multiverse of Madness!

 

Autêntica geek, principalmente com tudo relacionado com filmes e séries. Esta é uma das minhas grandes paixões, de tal forma que eu resolvi criar um blog, onde partilho a minha opinião sobre o que vejo do universo dos filmes e das séries: A Geek Traveller.

Mais artigos