Connect with us

Destaques

As 10 bandas sonoras mais memoráveis do Cinema

Avatar photo

Published

on

Já assististe a um filme e deste com a música tocar num momento crucial? Talvez seja uma canção de amor muito conhecida durante numa cena mais sentimental, ou talvez seja um instrumental crescente enquanto as personagens se dirigem para uma batalha; independentemente disso, as músicas dos filmes são poderosas e incluem as melhores bandas sonoras dos filmes.

As bandas sonoras dos filmes não têm apenas a capacidade de definir o ambiente, mas também ajudam a consolidar cenas específicas na memória dos espectadores. Quando uma certa música toca na rádio, inevitavelmente pensamos num momento anterior em que a ouvimos, e isso muitas vezes é de um filme. É difícil ouvir “(I’ve Had) The Time of My Life” e não pensar em  Dirty Dancing.

As melhores bandas sonoras de filmes permanecem connosco anos após o lançamento do filme, seja porque as canções originais são incrivelmente cativantes ou porque uma canção conhecida foi usada numa cena memorável. Quer sejas um entusiasta do cinema que deseja reviver musicalmente os melhores momentos do seu filme favorito, ou um fanático por música que à procura de algumas músicas cinematográficas para adicionar à sua lista de reprodução, estás no lugar certo. Compilamos aqui uma lista das 10 melhores bandas sonoras de filmes!

1. Pulp Fiction

A banda sonora de Pulp Fiction é uma mistura única de canções de vários géneros que se unem para apoiar a forte vibração de surf rock do filme. Lançado em 1994 pela MCA, este álbum de rock alcançou a posição 21 no top da Billboard 200 e foi Platina no Canadá. Consiste em nove canções do filme, quatro faixas de diálogo seguidas de música e três faixas de diálogo, incluindo o discurso icónico de Júlio “Ezequiel 25:17”. A Banda Sonora traz uma mistura eclética de canções, incluindo “Jungle Boogie”, “Son of a Preacher Man” e “Girl, You Be a Woman Soon”.

2. Clueless

A banda sonora de  Clueless é a companhia perfeita para o filme. Não só é otimista, mas é tão bem, o que muitos críticos a consideram, uma mixtape que definiu uma Era. Lançada em 1995 pela Capitol Records, este álbum pop foi acompanhado pelo supervisor musical que trabalhou na banda sonora de Pulp Fiction.

Este conjunto de músicas, são uma carta de amor perfeita para a felicidade juvenil  e todas as suas excentricidades. O tom do álbum combina perfeitamente com o cenário do filme, com muitas melodias ensolaradas que fazem com que qualquer um de nós sonhe com o sul da Califórnia. Ao mesmo tempo, há algumas adições divertidas e funky, de ska a canções de rap da costa oeste. Embora muitas das faixas sejam dos anos 90, há vários covers de clássicos dos anos 70 e 80, incluindo “Kids In America”, “Shake Some Action” e “The Ghost in You”. A inclusão de “Just a Girl” do No Doubt, “Change” da Lightning Seeds e “Alright” do Supergrass solidificou este álbum como um dos mais icónicos dos anos 90.

3. Dazed and Confused

A Banda Sonora de Dazed and Confused é intemporal por muitos motivos, não apenas porque apresenta tantos sucessos, mas também por causa de quão presente está no filme. Lançado em 1993 pela Giant Records, este álbum de rock é composto inteiramente por canções lançadas anteriormente. Consiste em várias canções icónicas dos anos 1970, incluindo “Slow Ride” de Foghat, “School’s Out” de Alice Cooper e “Cherry Bomb” de The Runaways. Várias músicas que foram apresentadas no filme não acabaram na banda sonora, incluindo “Hurricane” de Bob Dylan, “Sweet Emotion” de Aerosmith e “Hey Baby” de Ted Nugent. O álbum reflete de perto o que as personagens principais ouvem na rádio e proporciona ao telespectador sentimentos fortes que vão ao encontro do que as personagens estão a lidar no momento, desde o soco poderoso de “School’s Out”, que sintetiza perfeitamente a emocionante liberdade do último dia de escola, com o mantra nebuloso de “Slow Ride” enquanto as personagens saem para comprar bilhetes para o concerto de Aerosmith.

4. Saturday Night Fever

A Banda Sonora de Saturday Night Fever é um medley incrível e premiado de canções dos Bee Gees e de outros grandes nomes dos anos 1970. Lançado em 1977 pela RSO, este álbum foi certificado 16 vezes Platinum. Também ganhou seis prémios Grammy e é a segunda banda sonora mais vendida de todos os tempos.  Foi originalmente criada para incluir músicas de Stevie Wonder e Boz Scaggs. Apesar de apresentar mais proeminentemente os Bee Gees, o grupo não estava envolvido no filme até a pós-produção. As canções que talvez sejam mais conhecidas do filme são “Stayin ‘Alive”, “Night Fever” e “More Than a Woman”, mas o álbum também apresenta canções de Kool & the Gang, KC e Sunshine Band e The Trammps.

5. Help

A banda sonora Help!  é um trabalho de génio da maior banda de todos os tempos. Lançado em 1965 pela Parlophone, este álbum de pop rock apresentou alguns dos maiores sucessos dos Beatles já feitos. Tmbém recebeu o certificado de platina e foi nomeado um dos “500 melhores álbuns de todos os tempos” pela Rolling Stone .

Este álbum inclui quatorze canções, sete das quais foram apresentadas no filme. O álbum explorou recursos de multitracking para soar em camadas e também tocou com instrumentos clássicos como flautas e cordas para várias canções. O primeiro lado do álbum traz sucessos como “Ticket to Ride” e “Help!”, Enquanto o lado dois inclui “Yesterday” e “I’ve Just Seen a Face”. O álbum foi elogiado por experimentar vários géneros, incluindo country, folk e clássico.

6. O Brother, Where Art Thou

A banda sonora de “O Brother, Where Art Thou?” está repleta de covers incríveis e faixas vintage de artistas country e folk. Lançado em 2000 pela Sound Emporium, este álbum country / folk ganhou três prémios Grammy e vários Country Music Awards. Apresenta muitas canções cantadas e outras canções dos Apalaches de tom mais sombrio, juntamente com faixas mais animadas. A banda sonora foi produzida por T-Bone Burnett, um produtor, músico e compositor que ficou famoso como guitarrista da banda de Bob Dylan durante os anos 1970. Inclui canções lançadas anteriormente, como “Big Rock Candy Mountain”, ao lado de novas interpretações de canções tradicionais como “Down to the River to Pray” e “O Death”.

7. Guardians of the Galaxy

A Banda Sonora de The Guardians of the Galaxy é uma mistura peculiar e memorável de canções lançadas no passado que ficam com na nossa cabeça por muito tempo, mesmo depois de terminar o filme. Lançado em 2014 pela Hollywood Records, este álbum de rock e soul alcançou o número 1 na  no top 200 da Billboard. É composto inteiramente por canções dos anos 1960 e 70 que aparecem playlist de Peter Quill, quando ele reproduz uma cassete no seu walkman para se sentir perto do seu planeta natal enquanto atravessa o universo. A banda sonora traz canções como “Hooked on a Feeling”, “Spirit in the Sky”, “Come and Get Your Love” e “Cherry Bomb”, junto com artistas como David Bowie, Marvin Gaye e The Jackson 5. O álbum foi a primeira banda sonora composta inteiramente por canções lançadas há uns anos a chegar ao topo da Billboard 200 e foi a segunda banda sonora mais vendida nos Estados Unidos em setembro de 2014.

8. Purple Rain

Abanda sonora de Purple Rain é uma coleção espetacular de algumas das melhores músicas que Prince já criou. Lançado em 1984 pela Warner Bros., este álbum pop / rock recebeu o certificado 13x de platina. Também alcançou o número 1 na no top Billboard 200 e ganhou dois prémios Grammy, incluindo Melhor Performance de Rock e Melhor Banda Sonora de Bandas Sonoras para Media Visual. Foi o sexto álbum de estúdio de Prince e o primeiro álbum em que a banda de Prince “the Revolution” é anunciada. O álbum contou com pesados ​​efeitos de sintetizador que lhe deram uma vibração psicadélica e performances completas da banda que tornaram este álbum muito diferente dos trabalhos anteriores de Prince.

9. Rushmore

A Banda Sonora de Rushmore é uma mistura eclética de canções considerada pelos críticos como uma banda sonora essencial para um filme. Lançado em 1999 pela Polygram, este álbum de rock apresenta canções escolhidas a dedo pelo diretor Wes Anderson. Foi originalmente planeada para ser composta inteiramente por canções de The Kinks, dada a natureza agridoce da personagem principal. Como essa personagem era nda mais anda menos do que um estudante britânico em intercâmbio, o diretor Wes Anderson queria que a banda sonora tivesse um ambiente de Invasão Britânica. No entanto, quando o filme foi finalizado, apenas uma canção dos The Kinks permaneceu na banda sonora, embora canções de vários outros artistas britânicos permanecessem.

10. Black Panther

A banda sonora do Black Panther apresenta uma poderosa mistura de canções de alguns dos artistas mais influentes e aclamados pela crítica do hip hop e do rap. Lançado em 2018 pela Top Dawg, este álbum de hip hop alcançou o número 1 no top da Billboard. Esta banda sonora traz músicas do filme e várias outras inspiradas nele. O diretor Ryan Coogler juntou-se com Kendrick Lamar para discutir a visão do filme e sua banda sonora. Coogler deixou claro que queria que Lamar pegasse em alguns temas do filme e fizesse música inspirada nesses temas, com o objetivo de explorar o que significa ser africano. Vários artistas proeminentes colaboraram com Lamar no álbum, incluindo SZA para a faixa “All the Stars”, Travis Scott para a música “Big Shot” e “The Weeknd” para “Pray for Me”.

 

Os especialistas do Conteúdo da Cultura Pop.

Mais artigos